Como é a preparação para a FIV?

Saiba o que fazer e o que evitar para aumentar suas chances de sucesso no tratamento

A Fertilização in Vitro (FIV) é uma técnica reprodutiva na qual a fecundação, ou seja, o encontro entre o óvulo e o espermatozoide, ocorre em laboratório. Quando o embrião é formado, ele é implantado no útero para posterior desenvolvimento e crescimento fetal. A FIV é considerada a tecnologia de reprodução assistida mais eficaz disponível hoje, ajudando os casais a realizar seus sonhos de construir uma família.

Ainda assim, existem muitas dúvidas em relação a esse tratamento. Uma delas é sobre qual a preparação para a FIV, tema do qual trata este texto.

Quero realizar a FIV!

Qual a importância da preparação para a FIV?

A Fertilização in Vitro pode ser um tratamento estressante e, muitas vezes, desgastante, tanto física quanto emocionalmente. É importante preparar o corpo e a mente para a FIV para aumentar as chances de resultados mais bem-sucedidos.

Conhecendo melhor o procedimento

É importante educar-se sobre o processo de Fertilização in Vitro e entender como ele funciona. Isso ajuda na preparação para a FIV, pois existem algumas etapas que são essenciais de serem entendidas para que as chances de sucesso do tratamento sejam maiores.

Avaliação médica antes de iniciar o procedimento

Um dos primeiros e mais importantes passos para quem pretende iniciar a preparação para a FIV é realizar todos os exames solicitados pelo especialista em reprodução assistida. São eles que irão avaliar e indicar como está a saúde reprodutiva e se há necessidade de algum procedimento ou mudanças no estilo de vida antes de começar o tratamento.

As mulheres podem fazer testes para verificar os níveis de hormônios no sangue, além de outros testes de rastreamento de doenças como hepatites e a presença de HIV, e o funcionamento dos ovários.

O médico também pode solicitar uma ultrassonografia ou outros testes para ver se há algum bloqueio ou problema estrutural no sistema reprodutivo que possa dificultar ou reduzir as chances de sucesso do tratamento.

Os homens podem ser solicitados a realizar um espermograma, exame que avalia a qualidade do sêmen.

Mudanças no estilo de vida

Em algumas situações, fazer pequenos ajustes no estilo de vida pode ser recomendado pelo seu médico para que o tratamento de FIV tenha sucesso. Conheça alguns deles a seguir:

Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta saudável fornece os nutrientes, minerais e vitaminas necessários para a produção de qualidade de óvulos e espermatozoides, aumentando as chances de uma FIV bem-sucedida.

Baixe o e-book gratuitamente

Pratique atividades físicas regularmente

Para se preparar para uma gravidez, os médicos recomendam manter um peso saudável, mantendo o índice de massa corporal (IMC) e porcentagem de gordura corporal dentro da faixa normal. Esses parâmetros podem ser alcançados por meio de dieta e exercícios. Atividades como caminhada e ioga são recomendadas antes e durante a gravidez. Nessa fase de preparação para a FIV, no entanto, exercícios extenuantes devem ser evitados.

Evite fumar e consumir álcool

Quem está na fase de preparação para a FIV deve parar de fumar e evitar consumir bebidas alcoólicas. Cigarro e grandes quantidades de álcool reduzem as chances de sucesso da Fertilização in Vitro, diminuem a qualidade do esperma, reduzem a fertilidade, danificam o DNA do espermatozoide e diminuem as chances de implantação bem-sucedida do embrião.

Limite o consumo de cafeína

Os médicos aconselham limitar o consumo de cafeína a uma ou duas xícaras para quem está em fase de preparação para a FIV. Durante a gestação não existe dose segura de cafeína.

Estresse durante a preparação para a FIV

A infertilidade causa estresse em muitos pacientes, e muitos podem ter que passar por mais de um ciclo de FIV. Em geral, os especialistas em reprodução assistida recomendam que quem está na fase de preparação para a FIV procure realizar atividades que ajudem a acalmar a mente, como ioga, acupuntura e meditação – buscar um hobbie também pode colaborar para reduzir o estresse e a ansiedade e, com isso, ajudar a alcançar um bom resultado do tratamento.

Contar com o apoio de amigos e familiares, assim como de grupos compostos por pessoas que estão vivenciando o mesmo momento de preparação para a FIV pode ser bastante positivo para trazer mais tranquilidade antes e durante o tratamento. Em alguns casos, contar com a ajuda e orientação de um especialista em saúde mental pode ser uma alternativa.

Reserva financeira de emergência

O tratamento da FIV engloba vários custos, como medicações utilizadas, as consultas e exames e o procedimento propriamente dito. Assim, é importante contar com uma reserva financeira no momento da preparação para a FIV.

Para evitar surpresas, levante todos os custos necessários antes de realizar a FIV.

 

Fontes:

Society for Assisted Reproductive Technology

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Youtube Dr. Rodrigo Rosa

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x