Fale conosco pelo WhatsApp

Fatores de Infertilidade Masculina

Quando um casal está há mais de um ano sem conseguir engravidar, mesmo sem a utilização de métodos contraceptivos, é preciso investigar as causas que levaram a essa dificuldade. Nesse processo, a análise não se resume apenas aos fatores femininos: é igualmente importante avaliar a saúde do homem para descobrir se a condição foi ocasionada pela infertilidade masculina.

Paciente conversa com médico sobre os fatores de infertilidade masculina

As chances de a infertilidade ter origem no homem ou na mulher são bem distribuídas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que em 40% dos casos a dificuldade é ocasionada pela infertilidade masculina, em 40% a origem está no potencial fértil da mulher e em 10-15% dos casos a causa é desconhecida.

Confira a seguir qual é o papel do homem no potencial fértil de um casal, com informações cedidas pelos ginecologistas da Clínica Mater Prime.

O que pode causar a infertilidade no homem?

Na maioria dos casos, os fatores que deixam o homem infértil têm origem no organismo do paciente — seja devido a uma doença ou a alguma alteração no DNA espermático. No entanto, existem situações em que a causa da infertilidade no homem tem origem externa, estando mais relacionada ao estilo de vida do indivíduo.

Saiba mais sobre os principais fatores da infertilidade masculina:

Varicocele

A varicocele é uma condição causada pela dilatação das veias testiculares — algo similar ao que ocorre nas pernas por conta da trombose, por exemplo. A condição afeta a qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos, mas é majoritariamente assintomática e costuma ser de difícil identificação por parte do paciente.

Hábitos de vida

O sedentarismo, a obesidade, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o tabagismo são alguns dos fatorem que resultam na infertilidade do homem. Além da questão da saúde, outro aspecto que influencia diretamente no potencial fértil masculino é o uso de laptops no colo, gerando um superaquecimento nocivo à produção de espermatozoides saudáveis.

Causas genéticas

Um dos fatores que contribuem para a infertilidade masculina é a alteração na estrutura dos cromossomos, gerando uma perda na quantidade e qualidade dos gametas masculinos, podendo até provocar a ausência de espermatozoides.

Apesar disso, homens com alteração cromossômica podem engravidar suas parceiras de maneira natural, mas o feto pode nascer com algumas anomalias ou ter um desenvolvimento reduzido. As alterações cromossômicas também podem levar ao aborto de repetição.

Criptorquidia

A criptorquidia acontece quando os testículos não descem completamente para o escroto, permanecendo no canal inguinal ou na região do abdômen. Trata-se de uma condição congênita que pode levar ao aumento da temperatura dos testículos, fazendo com que a produção, concentração e qualidade dos espermatozoides sejam prejudicados.

Traumas e exposição a ambientes tóxicos

Lesões na região testicular podem prejudicar as funções férteis do paciente. O mesmo alerta vale para a exposição excessiva à poluição e a ambientes tóxicos, devido ao impacto no ritmo de produção e qualidade dos gametas masculinos.

Cirurgias e infecções

Neste caso, o impacto na produção de espermatozoide acontece por conta da obstrução dos ductos deferentes — que costuma ocorrer após cirurgias ou devido a infecções.

Fragmentação do DNA espermático

A fragmentação do DNA espermático acontece quando os espermatozoides liberam fragmentos de seu DNA no sêmen, reduzindo consideravelmente o potencial fértil do homem. Quando um paciente com a fragmentação do DNA espermático consegue engravidar a parceira de maneira natural, existe o risco em geral do dobro de chances de abortamento.

Quais são os tratamentos para a infertilidade masculina?

Após fazer uma investigação minuciosa, o médico descobrirá qual dos fatores acima foram responsáveis pela infertilidade masculina. Com o diagnóstico em mãos, o paciente pode se submeter a um dos seguintes tratamentos de reprodução humana:

  • Fertilização in vitro (FIV);
  • Inseminação artificial (IA);
  • Uso de vitaminas antioxidantes;
  • Cirurgia para reversão da vasectomia;
  • Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
  • Outros.

A infertilidade masculina deve ser tratada com a orientação de um profissional qualificado para que as chances de o casal ter a sonhada gestação sejam maiores. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta na Clínica Mater Prime.

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime;

Organização Mundial da Saúde (OMS);

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Fatores de Infertilidade Masculina

Sou o Rodrigo Rosa, sócio fundador da Mater Prime, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida! Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.

Entre em contato e saiba mais

Calculadora do Período Fértil Calculadora do Período Fértil

Adicione os seus dados na calculadora de período fértil e descubra qual é o dia previsto de sua ovulação para programar sua gravidez ou se prevenir de uma gestação fora dos planos.

Fatores de Infertilidade Masculina