Calculadora do período fértil

Fale conosco pelo WhatsApp

Calcule o seu período fértil

Adicione os seus dados abaixo na calculadora fértil e descubra qual é o seu período fértil para programar sua gravidez ou se prevenir de uma gestação fora dos planos.

Exemplo: +5511999999999 | Se você é de fora do Brasil, escreva igual (tudo junto e com o sinal de + no início)

A ferramenta traz uma estimativa do período fértil e auxilia as mulheres a engravidar

 Certamente, muitos casais que desejam engravidar já ouviram falar do termo “calculadora fértil”, uma ferramenta bastante útil para identificar o período fértil e, assim, aumentar as chances de conseguir uma gestação. O método também pode ser utilizado para prevenir uma gravidez, mas não é considerado tão eficaz quanto outras medidas contraceptivas.

Continue a leitura e entenda como a calculadora fértil pode ajudar a descobrir o período fértil da mulher.

O que é o período fértil?

O período fértil é o momento do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar. É quando ocorre a liberação do óvulo maduro pelo ovário em direção ao útero. Se houver uma relação sexual neste período, ele pode ser fertilizado pelo espermatozoide, dando início à gravidez.

Para descobrir o período fértil, é preciso entender o ciclo menstrual, um processo no qual o organismo feminino se prepara para a fecundação. O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias e é dividido em 3 fases: folicular, ovulatória e lútea.

A primeira fase começa junto com o ciclo menstrual, no primeiro dia da menstruação, quando os ovários são estimulados a desenvolver o folículo, estrutura que contém o óvulo. Os ovários também aumentam a concentração de hormônios femininos, entre eles o estrogênio, que estimula o crescimento do endométrio para prepará-lo para uma possível implantação do embrião.

Cerca de 2 semanas depois, tem início a fase ovulatória, período de 16 a 31 horas no qual ocorre a ovulação. O óvulo mais maduro é liberado pelo folículo para as tubas uterinas, ficando disponível para ser fertilizado pelo espermatozoide. O período fértil acontece durante esta fase.

A última fase acontece durante 12 ou 14 dias, ao final do ciclo, e é marcada pela alta produção de hormônios que preparam o organismo para a chegada do embrião com o espessamento do endométrio. Se não houver fecundação, o revestimento uterino se descama e dá início a uma nova menstruação.

Como identificar o período fértil?

Antes de explicar como a calculadora fértil pode identificar quando a mulher tem mais chances de engravidar, vimos que o ciclo menstrual provoca uma série de mudanças no organismo feminino, que ficam mais acentuadas durante o período fértil. Esses sinais são:

  • Leve dor no baixo ventre;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Crescimento da libido;
  • Aumento da secreção vaginal em forma de muco transparente e sem cheiro.

Além de observar os sintomas, mulheres com ciclos menstruais regulares podem fazer uma conta simples para descobrir quando estão férteis. Em um ciclo de 28 dias, por exemplo, desconta-se 14 dias do total do ciclo e conta-se 2 dias antes e 2 dias depois da data. Assim, o período fértil acontece entre o 12º e 16º dia do ciclo.

Se quiser descobrir o período fértil de forma ainda mais prática, é só utilizar a calculadora fértil da Mater Prime inserindo alguns dados, que vamos explicar mais detalhadamente a seguir.

Como funciona a calculadora do período fértil?

Primeiramente, você deve inserir algumas informações na calculadora fértil, como duração do ciclo menstrual e o dia da última menstruação para que a ferramenta faça o cálculo do período fértil. Com base nesses dados, a calculadora fértil mostra a data estimada do próximo período fértil, assim como a data da ovulação e do início da próxima menstruação.

Você pode visualizar todas essas informações de maneira prática em um calendário, que marca os dias de todos esses eventos. Desse modo, é possível se programar melhor para tentar engravidar.

Como calcular o período fértil em um ciclo irregular?

Mulheres que têm ciclo menstrual irregular não podem aproveitar os benefícios da calculadora fértil, pois o cálculo é um pouco mais complexo nesses casos. Isso porque é mais difícil identificar o meio de cada ciclo. Portanto, para chegar ao período fértil, é preciso anotar a duração dos ciclos menstruais durante 6 meses, pelo menos.

Em seguida, é só subtrair 18 dias do ciclo mais longo e 11 dias do mais curto para saber a janela de fertilidade. Se uma mulher tiver 35 dias de ciclo mais longo e 20 dias de ciclo mais curto, a conta a ser feita é a seguinte: 35 – 18 = 17 e 20 – 11 = 9. O período fértil compreende entre o 9º e o 17º do ciclo.

Como esse período não é muito preciso em ciclos irregulares, é mais indicado observar os sintomas citados acima ou fazer um teste de ovulação adquirido em farmácia. Além disso, é recomendado procurar um ginecologista, pois os ciclos irregulares podem ser indicativos de algum problema que deve ser investigado.

Quanto tempo dura o período fértil?

O período fértil dura, aproximadamente, 6 dias e acontece 14 dias depois da menstruação em um ciclo regular de 28 dias. Durante esses dias, a mulher tem aumento da libido e uma produção maior de secreção vaginal, que facilita o deslocamento dos espermatozoides pelas tubas uterinas.

Como também corresponde ao período de ovulação, os gametas masculinos podem sobreviver por até 5 dias (média de 3 dias) dentro do corpo feminino, enquanto o óvulo tem uma vida média de 24 horas.

Período fértil é antes ou depois da menstruação?

Como a menstruação marca o início do ciclo reprodutivo da mulher, é válido dizer que o período fértil acontece depois da menstruação. Em um ciclo regular, composto por 28 dias, a ovulação tem início no 14º dia, então o intervalo do período fértil é 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.

A calculadora fértil ajuda nesta tarefa ao mostrar de maneira didática essas datas em um calendário.

É possível engravidar fora do período fértil?

Vale reforçar que o período fértil indicado pela calculadora fértil é uma estimativa, pois vários fatores podem interferir na data de ovulação. Então é possível engravidar fora do período fértil mostrado pela ferramenta.

Em termos científicos, é impossível engravidar fora do período fértil, mas muitas pessoas acham isso viável por confundir datas devido a alterações nos ciclos e achar que a mulher está fora do período fértil, mas na realidade não está.

Posso usar como calculadora menstrual?

A calculadora fértil também pode ser utilizada para estimar o dia da menstruação, já que traz essa informação em seus resultados, além dela ser necessária para realizar calcular o período fértil.

Insira seus dados e experimente a calculadora fértil da Mater Prime para descobrir qual é seu período fértil.

Fontes:

Mater Prime;

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia — Febrasgo.

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Mater Prime?

Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.

AGENDE AGORA

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x