A ferramenta traz uma estimativa do período fértil e auxilia as mulheres a engravidar
Certamente, muitos casais que desejam engravidar já ouviram falar do termo “calculadora fértil”, uma ferramenta bastante útil para identificar o período fértil e, assim, aumentar as chances de conseguir uma gestação. O método também pode ser utilizado para prevenir uma gravidez, mas não é considerado tão eficaz quanto outras medidas contraceptivas.
Continue a leitura e entenda como a calculadora fértil pode ajudar a descobrir o período fértil da mulher.
O que é o período fértil?
O período fértil é o momento do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar, pois é quando ocorre a liberação do óvulo maduro pelo ovário. Se houver uma relação sexual neste período, o óvulo pode ser fertilizado pelo espermatozoide, dando início à gravidez.
Para descobrir o período fértil, é preciso entender o ciclo menstrual, um processo no qual o organismo feminino se prepara para a fecundação. O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias e é dividido em 3 fases: folicular, ovulatória e lútea.
A primeira fase começa junto com o ciclo menstrual, no primeiro dia da menstruação, quando os ovários são estimulados a desenvolver o folículo, estrutura que contém o óvulo. Os ovários também aumentam a concentração de hormônios femininos, entre eles o estrogênio, que estimula o crescimento do endométrio para prepará-lo para uma possível implantação do embrião.
Cerca de 2 semanas depois, inicia-se a fase ovulatória, período de 16 a 31 horas no qual ocorre a ovulação. O óvulo mais maduro é liberado pelo folículo para as tubas uterinas, ficando disponível para ser fertilizado pelo espermatozoide. O período fértil acontece durante esta fase.
A última fase ocorre ao final do ciclo menstrual e dura de 12 a 14 dias. Ela é marcada pela alta produção de hormônios que preparam o organismo para a chegada do embrião, com o espessamento do endométrio. Se não houver fecundação, o revestimento uterino se descama, dando início a uma nova menstruação.
Chances de engravidar no período fértil
Um casal possui 20% de chances de engravidar durante o período fértil da mulher, que acontece todos os meses. No entanto, quanto mais avançada for a idade da mulher, mais difícil será a gestação natural. Dos 26 aos 30 anos, a chance de engravidar é de 18%; dos 31 aos 35, cai para 15%.
Como identificar o período fértil?
Antes de explicar como a calculadora fértil pode identificar quando a mulher tem mais chances de engravidar, vimos que o ciclo menstrual provoca uma série de mudanças no organismo feminino, que ficam mais acentuadas durante o período fértil. Esses sinais são:
- Leve dor no baixo ventre;
- Aumento da temperatura corporal;
- Crescimento da libido;
- Aumento da secreção vaginal em forma de muco transparente e sem cheiro.
Como calcular o período fértil
Mulheres com ciclos menstruais regulares podem fazer uma conta simples para descobrir quando estão férteis. Em um ciclo de 28 dias, por exemplo, descontam-se 14 dias do total do ciclo e contam-se 2 dias antes e 2 dias depois da data. Assim, o período fértil acontece entre o 12º e 16º dia do ciclo.
Outro método que pode ser útil, principalmente para ajudar a mulher com ciclo irregular a saber se está no período fértil, é uma técnica que consiste em:
- Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
- Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
- Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
- Considerar o intervalo entre esses resultados.
Assim, se o ciclo menstrual mais curto durar 28 dias e o mais longo durar 32 dias, o período fértil se inicia no 10º dia após a menstruação e termina no 21º dia.
Se quiser descobrir o período fértil de forma ainda mais prática, é só utilizar a calculadora fértil da Mater Prime inserindo alguns dados, que vamos explicar mais detalhadamente a seguir.
Como funciona a calculadora do período fértil?
Primeiro, você deve inserir algumas informações na calculadora fértil, como duração do ciclo menstrual e o dia da última menstruação, para que a ferramenta faça o cálculo do período fértil. Com base nesses dados, a calculadora fértil mostra a data estimada do próximo período fértil, assim como a data da ovulação e do início da próxima menstruação.
Você pode visualizar todas essas informações de maneira prática em um calendário, que marca os dias de todos esses eventos. Desse modo, é possível se programar melhor para tentar engravidar.
Como calcular o período fértil em um ciclo irregular?
Mulheres que têm ciclo menstrual irregular não podem aproveitar os benefícios da calculadora fértil, pois o cálculo é um pouco mais complexo nesses casos. Isso porque é mais difícil identificar o meio de cada ciclo.
Além de usar a técnica citada anteriormente, a mulher também pode observar os sintomas comentados acima ou fazer um teste de ovulação adquirido em farmácia. Além disso, é recomendado procurar um ginecologista, pois os ciclos irregulares podem ser indicativos de algum problema que deve ser investigado.
Quanto tempo dura o período fértil?
O período fértil dura, aproximadamente, 6 dias e acontece 14 dias depois da menstruação em um ciclo regular de 28 dias. Durante esses dias, a mulher tem aumento da libido e uma produção maior de secreção vaginal, que facilita o deslocamento dos espermatozoides pelas tubas uterinas.
Período fértil é antes ou depois da menstruação?
Como a menstruação marca o início do ciclo reprodutivo da mulher, é válido dizer que o período fértil acontece depois da menstruação. Em um ciclo regular, composto por 28 dias, a ovulação tem início no 14º dia, então o intervalo do período fértil é de 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.
É possível engravidar fora do período fértil?
Vale reforçar que o período fértil indicado pela calculadora fértil é uma estimativa, pois vários fatores podem interferir na data de ovulação.
Em termos científicos, é impossível engravidar fora do período fértil, mas muitas pessoas acham isso viável por confundir datas devido a alterações nos ciclos e achar que a mulher está fora do período fértil, mas na realidade não está.
Posso usar como calculadora menstrual?
A calculadora fértil também pode ser utilizada para estimar o dia da menstruação, já que traz essa informação em seus resultados.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia — Febrasgo.