Os custos do tratamento de preservação da fertilidade feminina incluem diversos fatores
Graças à capacidade que os óvulos têm de se manterem íntegros por muito tempo quando são criopreservados, muitas mulheres têm optado por realizar o seu congelamento, seja para adiar a maternidade por algum motivo, para otimizar a baixa reserva ovariana ou, ainda, ou para preservar a fertilidade antes de algum tratamento ou procedimento que pode prejudicá-la.
No entanto, uma das principais questões que surgem a partir desse tipo de tratamento é quanto custa para congelar óvulos. Neste conteúdo, vamos abordar os principais critérios que envolvem os custos do tratamento, além do que deve ser levado em consideração ao escolher uma clínica para realizá-lo.
Quero realizar o congelamento de óvulos!
Como é realizado o tratamento de congelamento de óvulos?
O tratamento de congelamento de óvulos é realizado com as seguintes etapas:
- Indução e monitoramento da ovulação: administração de hormônios para induzir o crescimento de um número maior de folículos ovarianos em um único ciclo. Todo esse processo é acompanhado por meio de ultrassonografias e exames laboratoriais;
- Coleta dos óvulos: assim que estiverem bem desenvolvidos (em geral, entre 34 e 36 horas depois da última aplicação hormonal), os óvulos podem ser coletados. Essa etapa é realizada por meio de aspiração com uma agulha guiada por um aparelho de ultrassonografia;
- Preparação dos óvulos coletados: após a aspiração, os óvulos são avaliados e colocados em uma solução crioprotetora, que evita a formação de cristais de gelo;
- Congelamento: os óvulos são armazenados em recipientes de nitrogênio líquido a 196 graus negativos.
O que está incluso no valor do congelamento de óvulos?
Quando se pensa sobre quanto custa para congelar óvulos, é preciso levar em consideração o que está incluso nesse valor.
Exames e preparo inicial
O primeiro critério a ser considerado ao se determinar quanto custa para congelar óvulos são as consultas e exames que fazem parte do preparo inicial. Por meio dessas abordagens, é possível entender qual é a reserva ovariana da paciente e se há algum outro tipo de limitação para o tratamento.
Estimulação ovariana
Outro fator a ser considerado quando se pensa sobre quanto custa para congelar óvulos é o tratamento de estimulação ovariana. É preciso incluir os custos do uso de medicamentos hormonais e equipamentos para os exames de acompanhamento do amadurecimento dos folículos ovarianos.
Coleta de óvulos
O procedimento de coleta de óvulos também faz parte dos custos para o tratamento de preservação, uma vez que envolve o uso de equipamentos específicos e anestesia.
Criopreservação
Para entender quanto custa para congelar óvulos, é importante ter em mente que esse valor também englobará os custos com o nitrogênio líquido, crioprotetores e outros equipamentos.
Armazenamento
O armazenamento é um dos critérios a serem considerados quando se fala sobre quanto custa para congelar óvulos. Esse custo, que se trata, basicamente, da manutenção dos gametas, sempre varia de acordo com o tempo em que os óvulos ficam criopreservados.
Quero realizar o congelamento de óvulos!
Fatores que influenciam o custo do congelamento de óvulos
Além dos procedimentos que já fazem parte do tratamento, existem alguns fatores que podem influenciar na variação dos custos do congelamento de óvulos.
Quantidade de óvulos congelados
A quantidade de gametas coletados para a criopreservação deve ser levada em conta na hora de estabelecer quanto custa para congelar óvulos, uma vez que mais gametas demandam um número maior de palhetas, o que pode gerar um custo maior para o congelamento, mas em geral, não para a manutenção.
Idade da mulher no momento do congelamento
A idade da mulher no momento do congelamento também deve ser considerada como um fator de variação nos custos do tratamento, uma vez que, a partir dos 35 anos, a reserva ovariana cai e se torna mais complexo encontrar óvulos de qualidade para a criopreservação. Por esse motivo, mais ciclos podem ser necessários.
Infraestrutura da clínica
Outro fator que influencia diretamente sobre quanto custa para congelar óvulos é a infraestrutura da clínica, com critérios como a disponibilidade de equipamentos, ambiente acolhedor e a formação e a experiência dos profissionais envolvidos no tratamento.
Vale lembrar que, além de valores acessíveis, é importante levar em consideração a importância de se realizar um tratamento seguro com profissionais qualificados e que indiquem exatamente o que é ideal para o seu caso. Para saber mais, entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta.
Fontes: