Fale conosco pelo WhatsApp

Alimentos que ajudam a engravidar

Alimentos que ajudam a engravidar

Pesquisas comprovam que existem determinados alimentos que ajudam a engravidar. Alimentos integrais, grãos, oleaginosas e leguminosas, quando ingeridos diariamente pelo casal, podem acelerar o resultado positivo do teste de gravidez.

Para tornar o entendimento sobre como inserir os alimentos que ajudam a engravidar na dieta mais simples, veja algumas dicas elencadas pelos especialistas em reprodução humana da Mater Prime. Confira a seguir!

Alimentos que ajudam a engravidar

Mudanças de hábitos são fundamentais

É importante que o casal de tentante tenha em mente que os cuidados com a saúde devem ser compartilhados, uma vez que ambos têm papel fundamental em todo o processo de fertilidade.  De nada adianta a parceira alimentar-se de forma correta, evitando hábitos prejudiciais, e o parceiro não.

Logo, a mudança de hábito deve partir do casal, sendo que os alimentos que ajudam a engravidar devem ser inseridos na dieta diária de ambos. A prática de exercícios pode colaborar nesse processo todo. Caso fique inseguro na hora dessa readequação alimentar, procurar apoio de um nutricionista ou endocrinologista pode tornar esse processo mais simples.

Veja os alimentos que ajudam a engravidar

Estudo modernizado por pesquisadores da Harvard Medical School e Harvard T.H. Chan School of Public Health evidenciaram os efeitos dos alimentos no processo de fertilidade — na regulação do ciclo menstrual, no desenvolvimento de óvulos saudáveis e na produção seminal.

Foi constado que casais que tinham suas dietas enriquecidas com nutrientes e alimentos com ácido fólico, vitamina B12, ômega 3, conseguiram engravidar dentro do período estipulado como saudável (até um ano de tentativas, principalmente nos seis primeiros meses).

Diversos alimentos têm os nutrientes mencionados em sua composição, mas é preciso ir além e agregar outros alimentos que ajudam a engravidar. São eles:

  • Ovos;
  • Tomate;
  • Leguminosas;
  • Ostras e peixes;
  • Folhas verdes, de preferência as mais escuras;

Veja quais alimentos combatem a infertilidade e como agem no organismo de homens e mulheres, assim colaborando no tão sonhado teste positivo.

Ovos

Sempre tido como um alimento controverso — uma hora é muito bom e em outra nem tanto — o ovo é um dos alimentos que ajudam a engravidar. Rico em selênio, vitamina A, D e B12, cada um desses elementos tem papel na melhora da produção dos hormônios femininos, como é o caso da vitamina A. Já a vitamina D tem papel importante na ovulação.

Leguminosas

O feijão, que se enquadra como leguminosa, é comum na dieta do brasileiro e vigora como um dos alimentos para engravidar mais rápido. A lentilha também colabora, sendo que ambos são ricos em ácido fólico, que ajuda na formação do tubo neural do bebê, e em ferro, que combate a anemia.

Ostras e peixes

A ostra pode não agradar todos os tentantes, mas é um excelente alimento que ajuda engravidar, pois é rica em zinco — que ajuda a melhorar a quantidade de hormônios da fertilidade produzidos. Peixes como o salmão, atum, arenque e sardinha são excelentes e devem ser inseridos na dieta do casal de tentantes.

Folhas claras ou escuras

Alface, rúcula, espinafre e afins são todos excelentes alimentos que ajudam a engravidar devido à grande presença de ácido fólico. Além dos benefícios à mulher, eles ajudam a melhorar a qualidade dos espermatozoides.

Alimentos vilões da fertilidade

Alimentos ultraprocessados, embutidos, repletos de açúcares e gorduras ruins devem ter seu consumo diminuído durante o período de tentantes. Se possível, é recomendado reduzir seu consumo de forma permanente, uma vez que eles não agregam em nada à saúde.

Esses são apenas alguns dos alimentos que ajudam a engravidar e devem fazer parte da rotina de alimentação dos casais de tentantes. Caso tenham restado dúvidas acerca da correta alimentação para fertilidade, entre em contato com a clínica de reprodução humana Mater Prime e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

Agendar uma consulta - CTA Mater Prime

Fonte:

Associação Brasileira de Nutrologia;

Harvard Medical School e Harvard T.H. Chan School of Public Health, pesquisa divulgada pelo Portal UOL;

Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM).

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas