Fale conosco pelo WhatsApp

Primeira consulta com médico especialista em fertilização

Casal na primeira consulta com médico especialista em fertilização

A infertilidade pode ser causada por diferentes fatores, sedo eles tanto relacionados ao homem quanto à mulher. A investigação conduzida por um médico especialista em fertilização é fundamental para identificar as causas da infertilidade e encaminhar o casal para o tratamento mais adequado.

Casal na primeira consulta com médico especialista em fertilização
(Imagem: Shutterstock)

Muitos casais ficam frustrados por não conseguirem engravidar, mas têm receios de procurar um médico especialista em fertilização para enfrentar o problema. O medo de uma doença ou de ser considerado infértil é o que provoca o adiamento do tratamento.

Entretanto, apesar dessas incertezas, esse profissional é o mais qualificado para realizar a avaliação do caso, sendo importante que o casal faça uma primeira consulta com o médico especialista em fertilização para entender o problema e conhecer os possíveis tratamentos.

Quando procurar um médico especialista em fertilização?

A primeira dúvida de um casal com dificuldade de engravidar é sobre quando é necessário procurar ajuda especializada e agendar a primeira consulta com um especialista em fertilidade.

Segundo a concepção da Organização Mundial da Saúde (OMS), um casal pode ser considerado infértil quando não consegue engravidar após 12 meses de tentativas. Nesse período o casal deve manter relações pelo menos três vezes ao mês e não utilizar nenhum método anticoncepcional.

Caso após esse período o casal não tenha engravidado, é recomendado procurar um médico especialista em fertilização. Os dados da OMS indicam que cerca de 15% dos casais apresentam algum tipo de problema de infertilidade, somando 8 milhões de casais inférteis apenas no Brasil.

Atualmente, a tecnologia e avanços da medicina têm sido fatores importantes para superar essas dificuldades e viabilizar uma gestação na maior parte dos casos.

O que deve ser abordado na primeira consulta com o médico especialista em fertilização?

Se depois de um ano de tentativas o casal não conseguir engravidar é fundamental agendar a primeira consulta com um médico especialista em reprodução humana. É essencial que ambos os parceiros participem da avaliação, pois, as chances de infertilidade são as mesmas entre homens e mulheres.

É comum que muitos casais tenham dúvidas e receios sobre o que perguntar e o que será abordado nessa primeira consulta. Pensando nisso destacamos a seguir alguns dos assuntos que devem ser tratados durante a consulta com o médico especialista em fertilização.

Histórico do casal

Para que seja possível fazer um diagnóstico correto da condição e encaminhar adequadamente o caso é essencial que o casal passe por uma triagem informando todos os aspectos relevantes do histórico de relações. Devem ser informados ao médico, por exemplo:

  • Tempo de tentativas/ tentantes;
  • Frequência mensal de relações sem método contraceptivo;
  • Período menstrual;
  • Dores ou desconfortos — tanto femininos quanto masculinos;
  • Problemas ginecológicos prévios;
  • Métodos contraceptivos já usados;
  • Hábitos de vida, como se faz uso de tabaco, álcool, entre outros.

Mesmo questões como estresse e sedentarismo podem influenciar a fertilidade de um casal de forma que todos os aspectos da vida sexual devem ser informados ao especialista em reprodução humana.

Histórico familiar

Além do histórico do próprio casal, diversas condições são carregadas geneticamente, de forma que haja uma maior predisposição caso já tenham ocorrido casos de infertilidade ou patologias específicas na família.

Dessa forma, todo o histórico pessoal e familiar deve ser informado ao médico com o objetivo de auxiliar na investigação da causa de infertilidade.

Exames necessários

O maior aliado nesse momento de investigação serão os exames médicos solicitados, que ajudarão a identificar os motivos da dificuldade para engravidar.

Nas mulheres os exames são direcionados para avaliar a reserva de óvulos e integridade das tubas uterinas e do útero. No caso dos homens as investigações ajudam a verificar a quantidade e qualidade dos espermatozoides, principalmente utilizando o espermograma e o índice de fragmentação do DNA espermático.

Na primeira consulta o médico especialista em fertilização ainda não terá o resultado dos exames em mãos, mas poderá explicar quais serão solicitados e por qual razão.

Receios e dúvidas do casal

A primeira consulta é a melhor oportunidade para que o casal tire dúvidas e apresente os receios ao médico. Essa etapa deve ser considerada uma conversa franca com o profissional para que ele compreenda a situação e possa encaminhar corretamente a investigação e o tratamento.

Tratamentos de fertilidade

Devido à ansiedade e grande expectativa do casal, muitos já chegam na primeira consulta com o médico especialista em fertilização querendo saber qual tratamento de fertilidade será realizado e quais as chances de sucesso. Também acontece de o casal já chegar com um tratamento em mente por acreditar que apresenta melhores chances de engravidar.

Ambas abordagens são extremamente prejudiciais ao sucesso do tratamento. Antes de informar o tipo de tratamento mais adequado ao casal, o médico deverá avaliar os resultados dos exames e compreender o que tem impedido a fertilidade do mesmo.

Portanto, o médico especialista em fertilização não informará um possível tratamento na primeira consulta, mas poderá explicar quais as diferenças entre eles e os casos nos quais cada um é recomendado, como a fertilização in vitro (FIV), coito programado, inseminação intrauterina, entre outros.

Duração do tratamento

Assim como não é possível indicar o tratamento na primeira consulta sem informações adicionais do quadro de saúde dos pacientes, também não será possível determinar quanto tempo será necessário para realização do procedimento.

Em alguns casos é necessário mais de um ciclo ovulatório para conseguir realizar o tratamento corretamente, portanto, o médico deverá ser cauteloso em afirmar o tempo que será necessário.

A primeira consulta com o médico especialista em fertilização é fundamental para alinhar as expectativas do casal com a realidade dos tratamentos de fertilidade, permitir que o profissional conheça o caso e inicie as investigações sobre as causas de infertilidade. Portanto, o casal deve manter-se honesto e calmo em relação ao encaminhamento do tratamento visando melhores resultados.

 

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas