Diversas podem ser as causas da infertilidade feminina. As mais corriqueiras, no entanto, são: endometriose, Síndrome do Ovário Policístico, distúrbios hormonais, doenças ovarianas e a idade. Neste ponto é importante evidenciar que a mulher pode ser acometida por uma ou mais das condições mencionadas.
Todas podem ser tratadas e a infertilidade pode ser revertida com o auxílio da reprodução humana assistida. Entretanto, para o correto diagnóstico das causas da infertilidade feminina, é necessário que essa mulher passe por uma avaliação criteriosa de um especialista.
É importante salientar que, durante todo o processo de análise da saúde reprodutiva feminina, o parceiro também deve realizar exames de fertilidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que a porcentagem de mulheres inférteis é a mesma de homens, sendo 40% para cada. Logo, a infertilidade pode ser conjugal.
Para colaborar com as mulheres que estão em tentando descobrir as causas de infertilidade, os especialistas da Mater Prime explicaram cada uma delas. Confira!
Principais causas para infertilidade feminina
Além das doenças já mencionadas, podem ser consideradas ainda causas da infertilidade feminina as seguintes condições:
- Disfunções hormonais;
- Infecções uterinas;
- Doenças ovarianas, como a menopausa precoce;
- Malformações uterinas;
- Causas tubárias (endometriose, infecções pélvicas, etc);
- Presença de pólipos;
- Miomas;
- Muco cervical hostil.
Como mencionado, é importante que seja descoberta quais as causas da infertilidade feminina, pois, além de dificultar a gestação de forma natural, essas condições reverberam direto no bem-estar e na qualidade de vida da mulher.
Disfunções hormonais
As disfunções hormonais podem impactar diretamente a fertilidade feminina ao prejudicar a produção de óvulos. Considerada uma das causas de infertilidade feminina de menor complexidade, têm fácil tratamento e são facilmente revertidas com atendimento ginecológico.
As disfunções hormonais podem impactar ainda o muco cervical. Essa secreção, que vai se modificando com o auxílio de hormônios durante o ciclo menstrual, e tem função de facilitar a motilidade do espermatozoide pelo útero, sendo que, ao se tornar hostil, prejudica essa passagem.
Infecções e inflamações
Mulheres que estão na fase de tentantes devem consultar um ginecologista para descartar a presença de inflamações ou infecções no útero. Quando não tratadas, essas infecções podem resultar em sequelas no útero e vigoram como uma das principais causas de infertilidade feminina.
Endometriose como causa da infertilidade na mulher
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) estima que 50% dos casos de infertilidade na mulher estão relacionados com a endometriose. A doença caracteriza-se pelo crescimento anormal de células do endométrio fora da cavidade uterina, causando uma inflamação.
Entretanto, pouco se sabe o motivo da endometriose ser tão maléfica a fertilidade. Diversos estudos estão sendo realizados para entender essa interferência, sendo o mais recente foi publicado pelo periódico Science Translational Medicine.
Pesquisadores analisaram a fundo o motivo da endometriose ser uma das causas da infertilidade feminina. Descobriu-se que as pacientes tinham baixos níveis da molécula HDAC3 no útero. Essa molécula colabora no controle e produção de proteínas responsáveis pela preparação uterina para receber o óvulo fecundado.
A descoberta feita pelo estudo é um alento a mulheres que estão em tratamento, mas ainda falta um longo caminho a ser percorrido, uma vez que o diagnóstico da endometriose em si chega a levar mais de cinco anos.
É importante salientar que protocolos de reprodução humana, como a Fertilização in Vitro, ajudam a reverter o quadro de infertilidade.
Miomas uterinos
Miomas, podendo ser subserosos, intramurais e submucosos, podem resultar na infertilidade feminina. Os miomas submucosos e intramurais deformam a cavidade uterina e geram dificuldades para engravidar. Eles ainda podem colaborar em quadros de abortamento espontâneo.
Quando diagnosticados e tratados de forma efetiva, a infertilidade é revertida e a paciente pode tentar a gestação de forma espontânea.
Doenças ovarianas
Os óvulos são fundamentais ao processo de fecundação, sem eles a gestação é impossível de ocorrer. Entretanto, muitas mulheres são diagnosticadas com doenças ovulares e só se dão conta do problema quando tentam engravidar.
Uma das causas da infertilidade feminina é a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). A condição tem fácil tratamento e as técnicas de reprodução humana ajudam a paciente a vencer a infertilidade.
Enquadram-se ainda em doenças ovarianas mulheres que apresentem baixa reserva ovariana e insuficiência ovariana prematura ou menopausa precoce.
Malformação uterina como causa da infertilidade feminina
Com menor incidência, deformidades uterinas podem ser uma das causas da infertilidade feminina. A depender da condição, essa mulher recebe a indicação de utilizar o útero de substituição (a popular barriga de aluguel) para a realização do sonho da maternidade.
Essas são algumas das causas de infertilidade feminina. Como mencionado, é importante que a mulher que está tentando engravidar por um período superior a 12 meses procure por atendimento especializado e reverta o quadro de infertilidade. A Mater Prime é especializada em reprodução humana e já colaborou no tratamento de milhares de casais.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida;
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);