Fale conosco pelo WhatsApp

Dia das Mães: Dicas para realizar este sonho

Mulher da beijo na cabeça de criança

O Dia das Mães está chegando, sendo celebrado em 2020 no dia 10 de maio. Com a data, muitas mulheres recordam o sonho de ser mãe, mas há também aquelas que — apesar da grande expectativa em relação à maternidade — têm dificuldade para engravidar.

Mulher da beijo na cabeça de criança

Atualmente, existem métodos de reprodução humana que podem auxiliar os cerca de 15% dos casais em idade fértil que apresentam dificuldade para engravidar. Em geral, a infertilidade feminina é a causa em 30% dos casos de problemas de fertilidade.

Por que algumas mulheres têm dificuldade para engravidar?

Um casal com chances normais de concepção tem 18% de chances de engravidar a cada mês. Em geral, após cerca de um ano, aproximadamente 85% dos casais conseguem engravidar. Mas e as mulheres que fazem parte dos 15% restantes?

Existem diversos motivos que podem levar à infertilidade feminina, um problema que pode inclusive estar relacionado a fatores como estresse, ansiedade e alterações hormonais. Em geral, as principais causas de infertilidade entre as mulheres incluem:

Devido aos diversos fatores que influenciam na fertilidade feminina, a recomendação é que as mulheres busquem ajuda de um médico especializado em reprodução humana para investigação do caso.

Destaca-se ainda que a dificuldade de concepção pode estar relacionada ao parceiro, pois os fatores masculinos correspondem a 30% dos problemas que levam à dificuldade de engravidar do casal. Outros 30% devem-se a fatores de ambos os parceiros, e 10% são causas não identificadas.

Quando procurar um médico especializado em reprodução humana?

Como visto, após um ano tentando engravidar, é recomendado buscar ajuda especializada para identificar as causas da dificuldade de concepção do casal. Em algumas situações potencialmente problemáticas, a ajuda do especialista em reprodução humana pode ser solicitada antes, após 6 meses de tentativas sem uso de métodos anticoncepcionais.

Entre essas situações incluem-se:

  • Mulheres com idade superior a 35 anos;
  • Pacientes com diagnóstico prévio de síndrome dos ovários policísticos;
  • Mulheres com alterações na menstruação;
  • Quando a paciente tem um histórico de três ou mais abortos espontâneos;
  • Nos casos em que há histórico prévio de infecção pélvica;
  • Quando a mulher já foi diagnosticada com endometriose.

Portanto, a ajuda médica especializada deve ser buscada após 12 meses de tentativas em casos considerados normais ou em 6 meses quando o casal reconhece que há algum fator de saúde já diagnosticado que possa interferir na fertilidade.

Sonho de ser mãe: métodos de reprodução humana que podem ajudar

Existem diversos métodos de reprodução humana que podem ser apresentados ao casal pelo médico especialista. Apenas após uma investigação minuciosa e definição das causas de infertilidade, o profissional indicará qual a conduta mais adequada.

Conheça alguns dos principais métodos de reprodução humana e quando cada técnica é indicada.

  • Coito programado: método que visa identificar o período fértil da mulher para que a relação ocorra no momento mais propício à fecundação. Pode envolver a indução hormonal para maiores chances de concepção. A taxa de sucesso fica em cerca de 20% por tentativa;
  • Inseminação artificial: é realizada a coleta do sêmen do parceiro e inserção direta na cavidade uterina, apresentando uma taxa de sucesso que varia entre 25 e 35%;
  • Fertilização in vitro: na FIV é realizada a coleta dos gametas femininos após estímulo hormonal e dos gametas masculinos, com fecundação realizada em laboratório e implantação do óvulo já implantado. A taxa de sucesso pode chegar a 45%.

Existem outros métodos de reprodução humana disponíveis, sendo que a avaliação do especialista considerará o histórico do casal, tentativas prévias e causas de infertilidade. O objetivo dos métodos de reprodução humana cada vez mais modernos é permitir que todas as mulheres possam realizar o sonho de ser mãe.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida;

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas