Dia das Mães: Dicas para realizar este sonho

Fale conosco pelo WhatsApp
Dia das Mães: Dicas para realizar este sonho

O desejo de ser mãe costuma aflorar com a chegada desta data tão especial. No entanto, é importante ter atenção a alguns cuidados. Conheça-os a seguir.

Com a chegada do Dia das Mães — que neste ano de 2023 é comemorado no dia 14 de maio —, muitas mulheres passam a pensar no desejo de serem mães, de carregarem um filho no ventre, terem-no em seus braços e criá-los para o mundo. Porém, apesar da expectativa, muitas têm dificuldades para realizar o sonho da gravidez por diversas razões.

Fatores financeiros, emocionais e de saúde podem ser cruciais para que a mulher consiga realizar o sonho da gravidez. Da mesma forma, muitos casais em idade fértil também têm dificuldades para engravidar por fatores relacionados diretamente à fertilidade. Entenda, a seguir, o que fazer para que o sonho da maternidade possa se tornar realidade.

O que considerar antes de realizar o sonho da gravidez?

A gestação é um momento de muitas mudanças no corpo feminino. Por isso, a melhor maneira de realizar o sonho da gravidez é por meio de um planejamento que deve envolver a saúde da mãe. Isso envolve cuidar da saúde do sistema reprodutor, por meio de consultas e exames com um ginecologista e um obstetra.

Dessa forma, é possível avaliar a presença de qualquer infecção ginecológica ou alteração, morfológica ou não, que possa afetar a fertilidade. Além disso, é avaliada a capacidade das estruturas reprodutoras de receber o embrião e, posteriormente, viabilizar seu desenvolvimento e nascimento.

Também é importante cuidar do estado de saúde como um todo, tomando cuidados, como:

  • Avaliar a presença ou a evolução de doenças, como diabetes, hipertensão, anemias, deficiências vitamínicas e qualquer infecção;
  • Realizar suplementação vitamínica e de ácido fólico de acordo com orientação médica;
  • Estar em dia com o calendário vacinal;
  • Manter hábitos alimentares, de hidratação e de atividade física saudáveis;
  • Evitar o álcool e o cigarro.

Para vivenciar a gestação de forma tranquila e saudável, e se preparar para os desafios da maternidade, buscar estabilidade emocional também é essencial para realizar o sonho da gravidez.

Por último, é importante constatar que existe a possibilidade financeira de realizar o sonho da gravidez. Desde a preparação para a gestação até a criação do filho, as atividades envolvem custos que precisam ser planejados para que a família não tenha dificuldades financeiras no futuro.

Como lidar com dificuldades de engravidar?

Mesmo tomando todos os cuidados em relação ao próprio corpo, muitas mulheres ainda não conseguem engravidar. Por isso, após um ano tentando engravidar naturalmente sem usar nenhum tipo de método contraceptivo nas relações sexuais, é recomendado que a mulher procure ajuda especializada em reprodução humana.

Nesse sentido, as principais situações que podem levar à dificuldade de realizar o sonho da gravidez são:

Além disso, é importante que ambos os membros do casal realizem avaliação de infertilidade, uma vez que ela também pode atingir os homens. Varicocele, traumas e cirurgias prévias, criptorquidia, fragmentação do DNA espermático e doenças infecciosas podem alterar a qualidade dos espermatozoides ou mesmo impossibilitar sua formação.

Na presença de fatores de infertilidade, o médico especialista em reprodução humana pode indicar um tratamento para que seja possível realizar o sonho da gravidez. Os principais tratamentos de reprodução humana assistida são:

Coito programado

Neste método, é realizada a identificação do período fértil da mulher, para que o casal planeje suas relações sexuais. Em alguns casos, pode ser realizada estimulação hormonal para a ovulação. Em geral, a taxa de sucesso pode chegar a 20%.

Inseminação artificial

O procedimento realiza a estimulação ovariana e, após a ovulação, a introdução do sêmen do parceiro diretamente na cavidade uterina. As taxas de sucesso também dependem de alguns fatores, sendo de, em média, entre 20% e 30%.

Fertilização in Vitro (FIV)

Ocorre por meio da fertilização em ambiente laboratorial, com o esperma do parceiro e dos óvulos colhidos após estímulo hormonal (em alguns casos, um ou ambos os gametas podem vir de um doador anônimo). Os embriões gerados são selecionados e transferidos ao útero após alguns dias de desenvolvimento. A taxa de sucesso varia de acordo com a idade da mulher e outros fatores, mas, no geral, pode chegar a 40%.

Além dos citados acima, existem outros tratamentos e variações que podem ser realizados. A escolha da técnica a ser feita dependerá de vários critérios analisados pelo especialista em reprodução humana de forma individual, levando em consideração as necessidades e características do casal.

Sinais que indicam que você está grávida

Os primeiros sinais da gravidez costumam aparecer nos primeiros dias e semanas após a fecundação e a nidação (implantação do embrião no endométrio). Entre os sinais, os mais comuns são:

  • Atraso menstrual;
  • Cansaço e sonolência;
  • Cólica e inchaço abdominal;
  • Leve sangramento, por causa da nidação;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Aversão a alguns cheiros e sabores;
  • Enjoos e vômitos.

Na presença de qualquer um desses sinais, é importante realizar um teste para saber se está grávida. Os mais comuns são o teste de urina, que avalia a presença do hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, característico da gravidez, e o teste Beta-HCG, realizado para avaliar a presença do hormônio no sangue.

Vale lembrar, entretanto, que muitas mulheres não apresentam qualquer um dos sintomas acima, desconfiando da gestação apenas a partir do atraso menstrual.

Se você tem o sonho de ser mãe, mas não planeja engravidar agora, converse com seu médico a respeito da avaliação da reserva ovariana e a possibilidade de congelamento de óvulos.

Estando atenta a todas essas dicas, é possível realizar o sonho da gravidez de forma segura, saudável e feliz. Para saber mais sobre os tratamentos de reprodução humana, entre e contato com a Mater Prime e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)

Ministério da Saúde

Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO)

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x