Espermatozoides imóveis: o que são e como tratar?

Fale conosco pelo WhatsApp
Espermatozoides imóveis: o que são e como tratar?

Alteração pode ser causada por diversos fatores, mas pode ser tratada ou contornada com o intuito de viabilizar uma gestação

Os chamados espermatozoides imóveis são aqueles que apresentam baixa motilidade, ou seja: pouca capacidade de se movimentar adequadamente para alcançar e fecundar o óvulo. É necessário destacar que os espermatozoides não precisam ser totalmente imóveis para receber essa classificação, e a falta de movimento progressivo também representa a alteração.

Quando um casal enfrenta dificuldades para engravidar, é importante que ambos realizem exames para investigar as possíveis causas de infertilidade. No caso do homem, um dos exames mais importantes é o espermograma, que avalia a qualidade do sêmen e identifica alterações como a presença de espermatozoides imóveis. Saiba mais a seguir!

Quero falar com um especialista!

Agende uma consulta

O que são espermatozoides imóveis?

Os espermatozoides imóveis são aqueles que não têm movimento ou têm movimento não progressivo — ou seja: se movem em círculos, oscilam ou vibram no mesmo lugar. As células imóveis podem ter defeitos na cauda ou na peça intermediária, impedindo assim a geração de energia ou a propulsão adequada.

A movimentação dos espermatozoides está diretamente relacionada à sua capacidade de alcançar e penetrar no óvulo. Ou seja, os espermatozoides móveis têm mais chances de fecundar o óvulo do que os espermatozoides imóveis.

Como é realizado diagnóstico para espermatozoides imóveis

O diagnóstico para espermatozoides imóveis é realizado mediante a um exame chamado espermograma, que avalia a qualidade do sêmen e dos espermatozoides. Para a realização do exame, é necessário coletar uma amostra de sêmen para análise de diversos parâmetros como:

  • Volume, pH, cor, aspecto, viscosidade e tempo de liquefação;
  • Aspectos microscópicos dos espermatozoides;
  • Presença de outras células, como leucócitos, que podem indicar infecção ou inflamação;

O parâmetro que avalia a movimentação dos espermatozoides é a motilidade, que pode ser medido de forma manual ou automatizada, por meio de um microscópio ou de um equipamento específico.

Quais são os fatores que afetam a movimentação dos espermatozoides?

A movimentação dos espermatozoides depende de vários fatores. Alterações cromossômicas, por exemplo, podem afetar a formação ou a função dos espermatozoides. É o caso da síndrome de Kartagener, que causa defeitos nos cílios e nos flagelos. Além disso, a varicocele é um dos principais fatores impactar a produção ou a maturação dos espermatozoides.

Alterações anatômicas — como obstruções nos órgãos reprodutivos — podem afetar a liberação ou a passagem dos espermatozoides. Por fim, questões mais amplas como infecções bacterianas, imunidade baixa e hábitos saudáveis também são causas para espermatozoides imóveis.

Espermatozoides imóveis tem tratamento?

O tratamento para espermatozoides imóveis depende da causa e da gravidade do problema. Em alguns casos, é possível reverter ou melhorar a condição por meio de medidas simples como:

  • Evitar o consumo de álcool ou tabaco;
  • Evitar a exposição a agentes tóxicos, químicos ou radioativos;
  • Adotar uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Usar suplementos ou medicamentos (prescrito por um médico especialista).

Quero realizar o tratamento de espermatozoides imóveis

Agende uma consulta

Em alguns casos, entretanto, pode ser necessário recorrer a tratamentos mais específicos, como a cirurgia da varicocele, o uso de medicamentos para infecções ou o uso de vitaminas e antioxidantes. Além disso, há técnicas capazes de recuperar as células com melhor motilidade em casos de elevado percentual de espermatozoides imóveis no sêmen através de técnicas de centrifugação e processamento seminal. Ou mesmo partir para a busca de espermatozoides em região testicular através da biópsia testicular.

É possível ter filhos com espermatozoides imóveis?

Sim, é possível ter filhos com espermatozoides imóveis. Porém, essa chance depende de vários fatores, tais como a causa, a gravidade, a reversibilidade e o tratamento da condição.

Em alguns casos, é possível engravidar naturalmente, se houver uma quantidade suficiente de espermatozoides móveis no ejaculado, ou se houver uma melhora na motilidade dos espermatozoides após o tratamento. Em outros casos, porém, pode ser necessário recorrer a técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro (FIV), para aumentar as chances de gravidez por meio da seleção os espermatozoides mais aptos a fecundar o óvulo.

Em todos os casos, é importante que o casal procure a orientação de um médico especialista em reprodução humana, que poderá avaliar o caso e indicar o melhor tratamento para espermatozoides imóveis.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com a Mater Prime.

Agende uma consulta com a Mater Prime!

Agende uma consulta

Fontes:

Mater Prime

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x