Estradiol: tudo o que você precisa saber sobre

Fale conosco pelo WhatsApp
Estradiol: tudo o que você precisa saber sobre

O estradiol é um dos principais hormônios sexuais femininos, e está relacionado a diversas funções do organismo feminino

O estradiol é um dos principais hormônios sexuais femininos, e cumpre diversas funções no organismo e na saúde da mulher. Este hormônio é produzido principalmente pelos ovários, mas também pode ser encontrado em outras partes do corpo, como ossos, pele, fígado e glândula adrenal.

Crucial para o desenvolvimento sexual, saúde reprodutiva e bem-estar geral das mulheres, o estradiol desempenha um papel fundamental no ciclo menstrual, ajudando a regular o crescimento do endométrio no útero e influenciando as mudanças nos níveis de outros hormônios ao longo do ciclo. Saiba mais a seguir!

Quero falar com um especialista no assunto!

Agende uma consulta

O que é estradiol?

O estradiol é um hormônio esteroide que pertence ao grupo dos estrogênios e, como dito anteriormente, é o principal hormônio sexual feminino. Este é o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias na mulher, como o crescimento das mamas e dos pelos pubianos e axilares.

A princípio, o estradiol é liberado de forma cíclica durante o ciclo menstrual, variando conforme a fase do ciclo. Na fase folicular, ele é produzido pelos folículos ovarianos estimulados pelas gonadotrofinas FSH e LH, enquanto na fase ovulatória ele atinge seu pico e induz a liberação do óvulo pelo folículo. Em seguida, há a fase lútea, em que ele é produzido pelo corpo lúteo, juntamente com a progesterona, e prepara o endométrio para a implantação do embrião.

E, por fim, tem a menopausa, na qual a produção de estradiol cai drasticamente, causando diversos sintomas.

Estradiol: qual sua função no organismo?

O estradiol é um hormônio presente tanto em mulheres quanto em homens, desempenhando múltiplas funções no organismo. Nas mulheres, é o hormônio é fundamental para o desenvolvimento de características sexuais secundárias, atuando na:

  • Regulação do ciclo menstrual;
  • Saúde do endométrio;
  • Saúde óssea;
  • Distribuição de gordura corporal;
  • Manutenção da saúde vaginal.

Nos homens, o estradiol regula a libido, bem como o comportamento sexual, a produção de espermatozoides, a saúde cardiovascular e o metabolismo lipídico.

Sinais de queda de estradiol

Quando há queda do estradiol, o paciente manifesta diversos sintomas, que variam de acordo com a intensidade e a duração da deficiência. Os principais sinais da queda deste hormônio são:

Alterações de humor

É possível que a queda desse hormônio afete o humor do indivíduo, podendo impactar não só a memória, como também a cognição e a saúde mental. Com isso, aparecem sintomas como irritabilidade, tristeza, ansiedade, depressão, insônia e dificuldade de concentração.

Suores noturnos

A diminuição de estradiol pode interferir na regulação da temperatura corporal, causando ondas de calor e suores noturnos, principalmente na região do rosto, pescoço e tórax. Esses sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou à noite, prejudicando a qualidade do sono e afetando o bem-estar.

Diminuição da elasticidade da pele

É possível que a redução do estradiol leve à queda na produção de colágeno — proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Como consequência, a pele pode ficar mais fina, flácida e seca.

Diminuição da elasticidade vaginal

A queda de estradiol pode afetar a saúde vaginal, reduzindo a elasticidade e resistência a infecções. Com isso, a vagina pode ficar mais frágil e propensa a inflamações, causando sintomas como dor, ardor, coceira, sangramento e desconforto durante as relações sexuais.

Ressecamento vaginal

Por fim, a redução do hormônio pode fazer com que a mulher sofra com ressecamento vaginal, provocando irritação, inflamações e trazendo incômodo durante as relações sexuais.

Risco aumentado para doenças cardiovasculares

A queda nos níveis de estradiol também causa dislipidemia, que é o aumento do colesterol ruim (ldl/ vldl), responsável pela formação de placas nas paredes das artérias e a queda do colesterol bom (hdl), elevando o risco para eventos tromboembólicos como o infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico (avci).

Risco para osteoporose

Quando os níveis de estradiol estão baixos podemos apresentar perda de massa óssea (o estrogênio estimula a formação do osso e impede sua reabsorção) podendo levar a quadros de osteopenia e osteoporose.

Quero marcar uma consulta com um especialista

Agende uma consulta

Como é o exame para verificar os níveis de estradiol?

O exame para verificar os níveis de estradiol é feito mediante uma coleta de sangue, que não requer preparo especial. No entanto, é importante informar ao médico sobre o uso de medicamentos que possam interferir no resultado — como anticoncepcionais, antibióticos ou corticoides.

O hormônio pode estar alto ou baixo por diversas causas, que devem ser investigadas pelo médico. Quando indicado muito alto, pode ser um sinal de gestação ou da presença de tumores ovarianos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras alterações. Quando o hormônio está baixo, por sua vez, ser um sinal de menopausa, falência ovariana precoce, anorexia nervosa, exercício físico intenso ou uso de medicamentos específicos.

Quando devo procurar um médico especialista?

É recomendado procurar um médico especialista sempre que houver algum sinal de que os hormônios estão desregulados. Entre os principais sinais de alerta, estão:

  • Irregularidade menstrual;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Ondas de calor;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Perda de massa óssea;
  • Alterações na pele, cabelos e unhas.

Não negligenciar os sinais acima é fundamental para o bem-estar e a prevenção de potenciais complicações.

Entre em contato e agende uma consulta com a Mater Prime para saber mais sobre o assunto.

Agende uma consulta com a Mater Prime!

Agende uma consulta

Fontes:

Mater Prime

Associação Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x