Quais os fatores de risco para miomas uterinos?

Fale conosco pelo WhatsApp
Quais os fatores de risco para miomas uterinos?

Identificar quais são eles pode ajudar a diminuir o risco de um mioma uterino se desenvolver

 O que são miomas uterinos?

Miomas são tumores benignos que se formam no tecido muscular do útero, chamado miométrio. Isso ocorre devido a uma multiplicação descontrolada das células desse tecido, o que tem como origem, na maioria dos casos, a ação dos hormônios femininos (progesterona e estrogênio). Porém, há outros fatores de risco para miomas uterinos.

Eles acometem principalmente as mulheres que estão em idade reprodutiva, raramente se tornam malignos e são classificados em três tipos, dependendo do local do útero no qual se formam. São eles:

A seguir, saiba mais detalhes sobre cada um deles.

Submucoso: esse tipo de mioma se desenvolve próximo ao endométrio (camada que reveste a parede interna do útero e onde o embrião se implanta para se desenvolver). Os miomas submucosos podem causar sintomas como sangramento excessivo no período menstrual, cólicas uterinas, anemia ferropriva, abortamentos, partos prematuros e infertilidade.

Subseroso: se desenvolve na superfície externa do útero, conhecida como serosa, e é mais comum surgir nas mulheres que iniciaram a menstruação muito cedo, nunca engravidaram, entraram tardiamente na menopausa ou com histórico familiar de mioma. Seus principais sintomas são dor abdominal, sensação de pressão no abdômen, vontade frequente de urinar, prisão de ventre e dor durante a relação sexual.

Intramural: esse tipo de mioma uterino se forma dentro da parede muscular do útero e apresenta como principais sintomas dor na região do abdômen, aumento do volume abdominal, sangramento menstrual anormal, prisão de ventre, dificuldade para urinar e sangramento fora do período menstrual.

6 fatores de risco para miomas uterinos

Não são claras as causas exatas que levam uma mulher a desenvolver um mioma. Porém, sabe-se que vários são os fatores de risco para miomas uterinos. A seguir, veja os principais.

Histórico familiar

Ter histórico familiar da doença, principalmente de um familiar de primeiro grau, como mãe ou irmã, é um dos principais fatores de risco para miomas uterinos.

Raça

Mulheres negras têm de duas a três vezes mais chances de desenvolver um mioma uterino do que as mulheres brancas. Elas também tendem a ser acometidas pelo problema em idade mais jovem — por volta dos 20 anos.

Hipertensão e obesidade

Mulheres com pressão alta e acima do peso ideal são mais propensas a ter mioma uterino.

 Idade

O surgimento dos miomas uterinos é mais comum entre a quarta e a quinta década de vida. Raramente são diagnosticados em mulheres na pré-puberdade ou na menopausa, pois nessas fases a mulher não produz os dois principais hormônios femininos que estão entre os principais fatores de risco para miomas uterinos.

Fatores hormonais

Mulheres que tiveram a primeira menstruação (menarca) precocemente e a menopausa tardiamente possuem risco maior para a formação de miomas uterinos.

Dieta

Alguns estudos apontam que um dos fatores de risco para miomas uterinos pode ter relação com o consumo excessivo de carne vermelha. Por outro lado, uma dieta rica em vegetais parece poder evitar a formação das lesões.

Miomas uterinos e infertilidade

Estima-se que entre 3 e 5% dos casos de infertilidade feminina estejam associados à presença de mioma uterino. A relação entre infertilidade e miomas varia conforme a localização, a quantidade e o tamanho do mioma. No entanto, vale ressaltar que a maioria deles não causa dificuldade para engravidar nem provoca abortos espontâneos.

Entre os três tipos de miomas, o submucoso é o que mais pode afetar a fertilidade da mulher, pois ele pode obstruir as tubas uterinas ou atrapalhar o processo de implantação do embrião no endométrio, o que impede o desenvolvimento saudável da gestação e aumenta o risco de abortamentos ou partos prematuros.

Para saber mais sobre os fatores de risco para miomas uterinos, entre em contato com a Mater Prime.

Fontes:

Manual MSD

Ministério da Saúde

Rede D’Or São Luiz

Mater Prime

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x