Fale conosco pelo WhatsApp

Definição e Frequência

reprodução assistida

A prevalência de casais inférteis no mundo chega a 60 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde. Atualmente, a infertilidade acomete cerca de 15% dos casais. A infertilidade conjugal pode ser definida quando o casal não obtém sucesso em engravidar após 1 ano de tentativas.

Considera-se tentativas quando eles têm relações sexuais frequentes sem nenhum método contraceptivo. Em casos especiais, como quando a mulher tem mais de 35 anos, a infertilidade pode ser considerada após 6 meses de tentativas

Causas da Infertilidade

Em cerca de 30% dos casos de infertilidade a causa é identificada somente na mulher. Também em 30% a dificuldade apresenta-se apenas no homem e em 30% são encontrados problemas em ambos. Já em 10% dos casos não há causa identificada, mesmo após ampla investigação diagnóstica (esses casos são chamados de infertilidade sem causa aparente, ou ISCA).

Diversas são as causas da infertilidade e apenas com exames clínicos e diagnósticos é possível determinar exatamente o que ocorre para que o casal não consiga engravidar. Tais exames devem ser realizados quando o casal encontra dificuldades, observando a tentativa e a frequência.

Condições para gravidez

Para que a mulher consiga engravidar naturalmente, algumas condições biológicas são necessárias. Caso o sistema reprodutor feminino ou masculino apresentem alguma anomalia ou alteração, a chance de concepção diminui e a tão sonhada gestação pode não se realizar. Alguns pontos importantes são:

  • Produção hormonal sincronizada;
  • Ovulação adequada;
  • Tubas uterinas preservadas;
  • Endométrio com condições adequadas de implantação.

Já o homem deve ejacular uma quantidade adequada de espermatozoides com qualidade suficiente para sobreviver fora do organismo masculino e fecundar o óvulo.

Quando existe a infertilidade, seja ela do homem, da mulher ou de ambos, as técnicas de reprodução assistida podem auxiliar o casal a ter filhos. Quando o casal suspeita que há infertilidade, é importante procurar a orientação de uma clínica de reprodução humana para conseguir o correto diagnóstico e analisar as opções que existem para a gravidez.

Referências:

Ginecologista e Obstetra Dr. Rodrigo Rosa Filho – CRM: 119789/SP

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Infertilidade

Sou o Rodrigo Rosa, sócio fundador da Mater Prime, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida! Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.

Entre em contato e saiba mais

Calculadora do Período Fértil Calculadora do Período Fértil

Adicione os seus dados na calculadora de período fértil e descubra qual é o dia previsto de sua ovulação para programar sua gravidez ou se prevenir de uma gestação fora dos planos.

Infertilidade