Tratamento para engravidar: conheça as opções

Fale conosco pelo WhatsApp

Saiba quais são as opções de tratamento possíveis ao procurar auxílio médico com dificuldade para engravidar

Engravidar espontaneamente é algo difícil para um número considerável de pessoas. Vários estudos indicam que pelo menos 15% das pessoas tenham infertilidade, isto é, dificuldade de conseguir uma concepção natural sem contraceptivos e com relações sexuais frequentes por pelo menos um ano.

Por esse motivo, não é incomum que essas pessoas procurem atendimento médico para entender as causas da infertilidade e encontrar um tratamento para engravidar que seja eficiente.

Existe uma série de tratamentos para engravidar que podem variar desde procedimentos para corrigir a causa da infertilidade (como, por exemplo, cirurgias para tratar varicocele e endometriose, entre outras) até os tratamentos de reprodução humana assistida, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV).

A recomendação do tratamento para engravidar ideal é dada pelo médico especialista após uma ampla avaliação do casal ou indivíduo, levando em consideração diversos fatores. Saiba mais no conteúdo a seguir.

Realize o tratamento para engravidar com a Clínica Mater Prime!

Agende uma consulta

Quando devo procurar tratamento para engravidar?

Como já mencionado, a infertilidade ocorre quando se está tentando engravidar de forma natural há pelo menos um ano. Essa, de forma geral, é a principal razão para se procurar um tratamento para engravidar.

No entanto, existem alguns fatores que podem ser considerados para procurar tratamentos para engravidar ou, até mesmo, para adiantar esse momento. O principal deles é a idade acima de 35 anos, principalmente na mulher. Nesses casos, o período para que as tentativas de insucesso configurem um quadro de infertilidade é de 6 meses.

Além da idade, é importante ficar atento à presença de outros fatores de infertilidade. Nas mulheres, os principais são:

Nos homens, as principais causas de infertilidade são:

  • Varicocele;
  • Criptorquidia;
  • Alterações hormonais;
  • Traumas e exposição a ambientes tóxicos;
  • Alterações genéticas;
  • Cirurgias e infecções.

Sendo assim, caso um dos membros do casal já tenha conhecimento da presença ou do diagnóstico de um ou mais dos fatores listados acima, já é recomendada a busca por um tratamento para engravidar.

Quais são os tratamentos para engravidar?

O conceito de tratamento para engravidar é muito amplo, uma vez que pode envolver tanto tratamentos para corrigir condições que possam causar a infertilidade, quanto procedimentos realizados diretamente para promover a gravidez — no caso, os tratamentos de reprodução humana assistida.

Sendo assim, por exemplo, se há o diagnóstico de endometriose, pode ser necessário controlar a doença (no caso de quem quer engravidar, por meio de cirurgia) para que as chances de uma gravidez aumentem.

A mesma situação ocorre nos homens que são diagnosticados com varicocele, que podem se submeter ao tratamento cirúrgico para tratar a doença e, assim, aumentar as chances de conseguir engravidar.

No entanto, nem sempre os tratamentos para solucionar condições causadores da infertilidade são suficientes para promover uma gravidez, isso sem falar nos casos de infertilidade sem causa aparente. Sendo assim, mesmo após o controle da causa da infertilidade, pode ser necessária a realização dos tratamentos para engravidar por meio das técnicas de reprodução assistida.

As técnicas de reprodução assistida são diferentes entre si e variam em complexidade. As três mais realizadas atualmente são o coito programado, a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV).

Conheça os tratamentos para engravidar da Mater Prime!

Agende uma consulta

Tratamentos de reprodução assistida

Quando se fala em tratamento para engravidar, os que têm foco direto na obtenção da gravidez são os de reprodução assistida, como mencionado anteriormente.

Coito programado

O coito programado é um tratamento para engravidar por meio de reprodução assistida que consiste no monitoramento do ciclo menstrual da mulher e identificação do melhor momento para que o casal tenha relações sexuais.

Esse monitoramento é feito por meio de ultrassonografias e, em alguns casos, pode ser realizado em conjunto com um tratamento hormonal para estimular maior desenvolvimento dos folículos ovarianos.

Por não causar grandes intervenções, o coito programado é considerado um tratamento de baixa complexidade e é indicado para casais com problemas de ovulação, infertilidade sem causa aparente ou com baixa frequência sexual.

Inseminação artificial

A inseminação artificial, também chamada de inseminação intrauterina, é um tratamento para engravidar de baixa complexidade que pode ser indicado para casais com problemas ovulatórios, alterações no ambiente uterino ou alguns tipos de alterações seminais.

O procedimento consiste em dois passos: estimular a ovulação da mulher, aumentando os folículos disponíveis para a liberação de óvulos num único ciclo; e inserir, diretamente na cavidade uterina, o sêmen do parceiro previamente coletado e processado.

A inseminação artificial pode ser um tratamento para engravidar eficaz porque faz com que o caminho que o espermatozoide precisa percorrer até o óvulo seja encurtado.

Vale destacar que a inseminação artificial pode ser realizada por casais formados por duas mulheres ou por uma mulher solteira que deseja ser mãe de forma independente. Nesses casos, o sêmen a ser utilizado é de um doador. Isso também vale para casais heterossexuais em que o sêmen não é viável para o tratamento.

Fertilização in vitro (FIV)

Ao contrário do coito programado e da inseminação artificial, a fertilização in vitro é um tratamento para engravidar de alta complexidade, e consiste, basicamente, na promoção da fecundação em ambiente laboratorial controlado, com posterior transferência do embrião gerado.

Para que a FIV ocorra, são necessárias as seguintes etapas:

  • Estimulação ovariana: por meio de medicamentos hormonais, é estimulado o desenvolvimento de mais óvulos de uma única vez;
  • Captação dos óvulos: os gametas maduros são captados por meio de punção ovariana;
  • Fertilização: no ambiente laboratorial, os espermatozoides são liberados para encontrarem os óvulos;
  • Cultura dos blastocistos: os embriões gerados são cultivados por um período de cerca de 5 dias, até que se tornem blastocistos;
  • Transferência: os embriões de melhor qualidade são transferidos para o útero.

A fertilização in vitro é o tratamento para engravidar com mais chances de sucesso, uma vez que todos os processos são bastante controlados e possibilitam, caso haja necessidade, a realização de procedimentos como testes genéticos ou escolha de espermatozoides (ICSI).

Por esse motivo, dos tratamentos para engravidar, a FIV é o indicado na grande maioria dos casos de infertilidade, inclusive quando as outras técnicas de reprodução assistida não têm resultados positivos.

Quais são as chances de sucesso em um tratamento para engravidar?

As chances de sucesso dos tratamentos para engravidar podem variar bastante, uma vez que dependem de muitos fatores individuais, como as causas da infertilidade, a idade do casal e outras condições específicas.

Mesmo assim, no caso dos tratamentos de reprodução assistida, existem médias de chances de sucesso dadas da seguinte forma:

  • 10% a 20%, no caso do coito programado;
  • 20% a 30%, no caso da inseminação artificial;
  • 45% a 60%, no caso da fertilização in vitro.

Esses valores correspondem a cada tentativa e, como mencionado anteriormente, podem variar de acordo com cada caso.

Como escolher o melhor tratamento?

A escolha de um tratamento para engravidar não é fácil e, como vimos, depende de uma extensa análise de diversos fatores para ser feita. Por esse motivo, é muito importante confiar na avaliação do médico especialista em reprodução humana, com calma e paciência.

Isso porque, muitas vezes, é difícil compreender como as causas da infertilidade estão interferindo na dificuldade para engravidar. Inclusive, é comum que a jornada da infertilidade seja repleta de tentativas com diferentes tratamentos para engravidar.

O importante é compreender que a escolha do melhor tratamento faz parte dessa jornada e, no momento certo, o sonho de ter um filho nos braços será uma realização.

Para saber mais sobre os tratamentos para engravidar e qual é o ideal para o seu caso, entre em contato com a Mater Prime para agendar uma consulta com um de nossos especialistas.

 

Fontes:

Mater Prime

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x