Conheça cada procedimento para fazer a melhor escolha. Independentemente de qual seja ela, contar com um especialista para a sua realização é fundamental.
Quando um casal ou o homem decide não ter filhos, ou mais filhos, uma das opções é a cirurgia de vasectomia, um procedimento relativamente simples, com bons resultados como método contraceptivo.
No entanto, no decorrer da vida podem existir situações que levem o homem ou o casal a mudar de ideia. Nesses casos, existem duas opções, fazer a reversão de vasectomia ou FIV. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Fale com nossa equipe e marque uma avaliação!
Como funciona a reversão da vasectomia?
A vasectomia é uma técnica cirúrgica que visa interromper a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos pelos canais deferentes até a uretra, por onde são eliminados durante a ejaculação, impedindo assim a gravidez.
A cirurgia de reversão de vasectomia consiste na religação desses canais que foram interrompidos. O procedimento demora, em média, de três a quatro horas. Trata-se de uma cirurgia mais complexa do que a vasectomia e deve ser realizada por um profissional experiente neste tipo de operação.
Cerca de 2% a 6% dos homens que fizeram vasectomia avaliam fazer a cirurgia de reversão.
Como é feita a fertilização in vitro (FIV)?
A fertilização in vitro é considerada uma das técnicas mais eficazes quando se trata de medicina reprodutiva, com taxas de sucesso que podem chegar a até 60% por tentativa.
A FIV é realizada em várias etapas, a saber:
- Indução da ovulação para facilitar a produção e liberação de um maior número de óvulos pelos ovários. Esta etapa é feita com o uso de hormônios;
- Coleta dos óvulos: quando eles atingem o tamanho ideal, são puncionados para serem fecundados em laboratório;
- Fecundação dos óvulos: feita em laboratório, após coleta dos óvulos e dos espermatozoides (quando o homem é vasectomizado, essa coleta é feita por meio de uma punção testicular, visto que não há a presença de células reprodutoras no líquido seminal do paciente);
- Transferência embrionária: formado o embrião, ele é inserido na cavidade uterina por meio de um fino cateter guiado por ultrassom.
Agende uma consulta para realizar o tratamento ideal para o seu caso!
Como escolher entre a reversão de vasectomia e FIV?
A escolha entre reversão de vasectomia ou FIV deve ser feita após uma avaliação do casal e levar em consideração vários fatores.
Cirurgias para reversão da vasectomia podem ser realizadas com sucesso, mas antes o paciente deve passar por uma avaliação com um urologista e realizar alguns exames pré-operatórios específicos para estimar a taxa de sucesso do procedimento.
Para saber se é melhor fazer reversão de vasectomia ou FIV, deve-se avaliar:
- Tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão. Quanto menor esse tempo, melhores os resultados;
- Tipo de técnica empregada;
- Experiência do médico na realização do procedimento;
- Se houve dificuldade para engravidar a parceira antes da vasectomia;
- A preexistência de alguma doença crônica que possa prejudicar as funções reprodutoras do homem, como a varicocele;
- Idade do paciente, visto que os espermatozoides podem sofrer alterações na qualidade, quantidade ou capacidade de mobilização, entre outras características;
- Saúde do casal (a idade da mulher também deve ser considerada no momento de decidir entre a reversão de vasectomia ou FIV);
- Taxas de sucesso devem ser avaliadas no momento de optar entre a reversão de vasectomia ou FIV. Na cirurgia de reversão, elas variam de 15 a 90%, dependendo do tempo da vasectomia. Na FIV, cada tentativa fica em torno de 60%.
Por que é importante a opinião de um especialista em reprodução humana?
O especialista em reprodução humana é o profissional capacitado para avaliar qual a melhor opção entre reversão de vasectomia ou FIV, o que será feito com base nos critérios citados acima. Em geral, a FIV pode ser a melhor opção, devido às altas taxas de sucesso.
Quando o casal está em dúvida entre fazer a reversão de vasectomia ou FIV, é preciso analisar com atenção todos esses fatores, principalmente se a cirurgia foi realizada há mais de 10 anos e a idade do homem – e também da mulher.
Cada casal deve ser avaliado de forma individualizada para a correta escolha do método ideal para obter a gestação, seja ela de forma natural ou assistida.
Entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta!
Fontes: