Fale conosco pelo WhatsApp

7 exercícios que ajudam a engravidar

Mulher se alongando: Exercícios que ajudam engravidar

Você sabia que existem determinados exercícios físicos que ajudam a engravidar? Todos colaboram para produção de hormônios importantes a fertilidade — como a serotonina, por exemplo —, além de preparar o corpo para as mudanças que vão ocorrer durante a gestação.

Para incentivar as tentantes, a Mater Prime — clínica de reprodução humana assistida, listou os sete exercícios físicos que ajudam a engravidar e explicou demais peculiaridades acerca do tema. Confira tudo a seguir!

Mulher se alongando: Exercícios que ajudam engravidar

Benefícios da prática de exercícios antes da gravidez

Preparar o corpo e a mente para a gestação é fundamental. Estar dentro de um peso ideal colabora para que a mulher não enfrente o sobrepeso ao engravidar e, após o parto, consiga perder os quilos adquiridos.

A gestação afeta o equilíbrio da mulher, resultando em maior risco de queda. Entretanto, quando a prática de exercícios físicos é comum, esses riscos são minimizados. Isso porque a mulher tem a musculatura fortalecida e vê seu equilíbrio não ser tão afetado. Outros benefícios dos exercícios físicos são:

  • Colabora na menor retenção de líquido;
  • Ajudam a minimizar tonturas, inchaço e o aparecimento de varizes;
  • Diminui a sensação de cansaço durante a gestação;
  • Preparo o corpo para o parto.

Esses são apenas alguns benefícios de praticar exercícios antes da gestação e que reverberam de forma positiva durante as semanas gestacionais.

Nem muito magra nem com sobrepeso

A intenção de praticar os exercícios físicos que ajudam a engravidar é fazer com que a tentante encontre um meio-termo, pois, a falta de gordura corporal e o excesso dela fazem com que o potencial fértil da mulher seja diminuído.

O mesmo ocorre com o homem, que pode apresentar alterações importantes na quantidade e na qualidade de espermatozoides produzidos. Segundo os especialistas em reprodução humana assistida da Mater Prime, a infertilidade feminina é proporcional ao seu nível de obesidade.

Logo, ao aderir aos exercícios físicos que ajudam a engravidar, essa mulher conseguirá muito mais do que o resultado positivo, e terá uma melhor qualidade de vida.

Confira os exercícios que ajudam a engravidar

É importante salientar que exercícios físicos que ajudam a engravidar devem ser praticados de forma moderada. Estudo realizado por pesquisadores da Boston University School of Public Health identificou que a prática de exercícios leves e moderados faz com que a mulher adquira um corpo saudável, facilitando muito a concepção de forma natural.

A indicação é que essa rotina não extrapole as cinco horas semanais, pois é comprovado cientificamente que a prática exagerada de exercícios de alto impacto afeta todo o sistema reprodutivo feminino. Existem casos de amenorreia (ausência de menstruação) em mulheres que fazem exercícios de alto impacto, como o triátlon por exemplo.

Mulher fazendo pilates: Exercícios que ajudam a engravidar

Treinamento funcional

Desde que acompanhado e orientado por um profissional devidamente gabaritado e sem exagero, o treinamento funcional colabora na adequação do Índice de Massa Corporal (IMC).

Pilates

O Pilates é um exercício de baixo impacto que trabalha toda a musculatura corporal. Além de ser um dos exercícios que ajudam a engravidar, ele é recomendado durante a gestação porque colabora para o fortalecimento da região pélvica e minimiza o desconforto na região lombar.

Hidroginástica

Trabalha todo o corpo de forma leve, sem sobrecarregar. Este exercício é ótimo para pacientes com algum problema no joelho, e também pode ser feito durante a gravidez. É, inclusive, indicado a mulheres que querem tentar pelo parto natural.

Natação

Melhora a respiração e trabalha toda a musculatura corporal, sendo ótimo para a manutenção do peso.Caminhada

Para pessoas que não são muito adeptas à prática de exercícios, a caminhada é o melhor começo. Se feita por 40 minutos e três a quatro vezes por semana, colabora e muito na fase de tentante.

Yoga

Além de trabalhar todo o corpo, o Yoga ainda colabora para uma mente mais calma e tranquila, ou seja, ajuda a diminuir a ansiedade que é inimiga de quem quer engravidar.

Musculação

Desde que praticada de forma moderada e sem exagero, ajuda a liberar serotonina, hormônio que colabora na regulação da função ovulatória e menstrual. Também ajuda na manutenção da massa magra do organismo.

É importante salientar que essas são algumas dicas de exercícios que ajudam a engravidar. Se está na fase de tentante, converse com o seu médico ginecologista e veja se esses exercícios são indicados ao seu caso e quais outras medidas vão colaborar para o tão sonhado teste de gravidez positivo.

Agendar uma consulta - CTA Mater Prime

Fonte:

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA);

Sociedade Australiana de Fertilidade (The Fertility Society of Australia).

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas