Fale conosco pelo WhatsApp

Dia Internacional da Mulher: Cuidados com a Saúde Feminina

Mulher segurando plaquinha feliz

Celebrado anualmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é marcado pela luta feminina em prol dos direitos igualitários — que inclui, entre outras coisas, a disponibilidade de serviços especializados em saúde feminina. O cuidado com o corpo deve fazer parte da realidade das mulheres, de modo que elas mantenham não apenas sua vitalidade e força, mas a autoestima e a qualidade de vida.

Mulher segurando plaquinha feliz
Imagem: Shutterstock

Além dos cuidados básicos, a atenção à saúde feminina inclui o respeito às particularidades do corpo da mulher em suas diferentes fases da vida, bem como o acesso à informação e educação nos campos da sexualidade e fertilidade. Para contribuir com essa demanda, os ginecologistas da Clínica Mater Prime elencaram os principais cuidados para garantir a saúde da mulher. São eles:

Principais cuidados com a saúde feminina

Atenção à saúde mental

Historicamente, as mulheres sofrem muita pressão social e tendem a adotar uma rotina que inclui jornada de trabalho dupla ou tripla. Além disso, muitas se encontram em situação de vulnerabilidade e sofrem diariamente com violência doméstica, física, psicológica, sexual e até mesmo econômica. Por isso, é fundamental estar sempre atento ao aparecimento de sintomas de depressão, ansiedade, insônia, estresse ou transtornos alimentares, buscando acolhimento o mais rápido possível.

Proteção contra ISTs

Causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são transmitidas principalmente por meio do contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. O contágio também pode ocorrer entre mãe e filho, durante a gestação, parto ou amamentação. Prevenir-se com o uso de preservativos é, portanto, fundamental para a saúde feminina.

Hábitos saudáveis

Pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer uma grande diferença quando o assunto é a promoção da saúde, melhorando o funcionamento do organismo como um todo e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças. Nesse sentido, vale a pena adotar hábitos como:

  • Ter uma alimentação adequada, preferindo o consumo de alimentos naturais e reduzindo a ingestão de sal;
  • Beber água;
  • Dormir bem;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Não fumar;
  • Gostar de si mesma.

Avaliações periódicas de saúde

Consultar-se regularmente com um ginecologista e um clínico geral é um cuidado que permite a identificação precoce de inúmeros problemas de saúde. Em geral, esses profissionais da medicina solicitam exames de rastreamento específicos para a avaliação da saúde feminina, tais como o Papanicolau e a mamografia.

Sexualidade consciente

A sexualidade é um aspecto fundamental para a qualidade de vida da mulher, sendo importante que ela conheça o próprio corpo e se mantenha informada a respeito da saúde sexual feminina. É indicado que, desde o início da puberdade, as mulheres entendam as mudanças de seu corpo e saibam lidar com elas sem desconfortos e inseguranças para alcançar uma vida sexual saudável.

Planejamento familiar

O planejamento reprodutivo é outro cuidado que contribui diretamente para a saúde feminina, uma vez que permite à mulher vivenciar uma gestação saudável e um parto que não impacte negativamente ao corpo da mãe. Além disso, é possível programar um espaçamento dos nascimentos, de modo que o organismo feminino se recupere após o parto e permita que a mãe tenha mais condições de cuidar dos filhos.

O cuidado com o planejamento familiar pode ser ainda mais importante para mulheres que apresentam alguma condição que possa favorecer a infertilidade feminina. Isso porque muitas das causas da infertilidade — tais como distúrbios hormonais, doenças ovarianas, endometriose e Síndrome do Ovário Policístico — podem ser tratadas com auxílio da reprodução humana assistida.

Para isso, entretanto, é necessário passar pela avaliação criteriosa de um especialista em saúde feminina e reprodução humana. Entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta para saber mais sobre o assunto.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas