Fale conosco pelo WhatsApp

Dicas para tentantes: conheça os alimentos que ajudam a engravidar

Dicas para tentantes: conheça os alimentos que ajudam a engravidar

Você pode não saber, mas existem alimentos que ajudam a engravidar. Isso porque eles contêm propriedades que auxiliam na produção dos hormônios sexuais, aumentam a motilidade de espermatozoides e deixam a mulher nutrida para ter um filho saudável.

Alimentar-se bem é uma preocupação diária para quem quer ter mais saúde e qualidade de vida — e deve ser levada ainda mais a sério por casais que estão tentando engravidar. Para isso, é necessário o acompanhamento de um nutricionista durante todo processo, pois o profissional vai indicar a melhor receita com os alimentos que ajudam a engravidar.

A dieta deve incluir:

  • Complexo B

Presente em hortaliças, folhas verdes, farelo de trigo, banana, manga, amêndoas, abacate, cereais integrais, ovos, feijão e grão de bico.

  • Vitamina E

Encontrada em sementes de girassol, avelã, óleo de girassol, óleo de amêndoa, castanha-do-pará, pistache, espinafre, brócolis e kiwi.

  • Zinco

Presente em grãos integrais, castanhas, legumes e tubérculos.

  • Ômega 3

Encontra-se em pescados, sementes de chia, sementes de linhaça, couve e nozes.

O consumo desses nutrientes deve ser feito diariamente. Os alimentos que ajudam a engravidar devem fazer parte de um hábito de alimentação seguido pelo casal para obter os melhores resultados sobre a fertilidade.

Para melhorar a qualidade do esperma, por exemplo, mudanças no estilo de vida e alimentação são fundamentais, resultando no aumento da fertilidade. Vitaminas como A, E e C, betacaroteno, selênio e zinco são importantes para proteger os espermatozoides e podem ser encontradas em: ovos, legumes amarelos, leite, azeite, batata doce, melaço, sementes, abacate, agrião, couve de bruxelas, morango, castanha, kiwi, couve-flor, atum, cereais integrais, peixes, leguminosas, gengibre e cogumelos. Outros alimentos que ajudam a engravidar para você adotar na dieta: frutas frescas, azeite de oliva extravirgem, nozes e castanhas.

Já o ácido fólico, um dos componentes mais citados quando se trata de vitamina para a gravidez, é um dos principais para a formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo malformações. Na lista de alimentos que ajudam a engravidar, ele se encontra em: feijões, lentilhas, morangos, folhas verde-escuras, beterraba e flocos de aveia.

A dica para consumir esses alimentos diariamente é alterná-los nas refeições principais, por exemplo: ingerir pescados nas refeições principais e usar sementes em sucos e saladas. Os óleos podem ser usados para temperar saladas e outros alimentos. O ideal é variar, comendo de tudo um pouco para não sobrecarregar o organismo com alguma vitamina ou deixar outra em deficiência.

O que fazer além de ingerir alimentos que ajudam a engravidar?

Apenas a ingestão desses alimentos não cumpre toda a dieta. É preciso diminuir o consumo de álcool, de alimentos industrializados, carne vermelha e cafeína.

Além disso, os agrotóxicos são extremamente nocivos para o corpo e hormônios. Eles são responsáveis por diminuir a taxa de fertilidade e podem até ser a causa de infertilidade, como mostrou um estudo realizado na tese de doutorado “Exposição a agrotóxicos e distúrbios reprodutivos: estudo em trabalhadores
rurais, seus familiares e jovens do município de Farroupilha – RS” no programa de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz.

Portanto, busque alimentos que ajudam a engravidar que sejam de produção orgânica. A vitamina D, quando consumida em doses adequadas, também contribui com a fertilidade. Você pode obtê-la tomando de 15 a 20 minutos de sol por dia e ingerir alimentos de origem animal como ovos e manteiga.

Evite o consumo de alguns alimentos

Na lista de alimentos que ajudam a engravidar, os que contêm glúten e açúcar em excesso não são bem-vindos. O consumo de refrigerantes e carboidratos simples, como doces e farináceos, também deve ser evitado. As gorduras trans encontradas em alimentos industrializados, processados e fritos interferem na gravidez, pois diminuem a capacidade do organismo de reação à insulina, o que aumenta as chances de ovulação irregular. Não faz bem para o corpo e não traz os nutrientes necessários para esse momento tão importante.

Para quem gosta de chá, é recomendável evitar o consumo de chás estimulantes em excesso, como o chá de hibisco, por exemplo. Outros, como o chá preto, chá mate e chá verde também entram na lista. Eles prejudicam a fertilidade e não são indicados nesse período.

Consulte a nutricionista para saber mais sobre a dieta indicada para tentantes e saber quais alimentos que ajudam a engravidar são indicados para você. Realizando a alimentação adequada, é possível melhorar a fertilidade em até 40%.

Muitos casais usam complementos alimentares como forma de garantir a nutrição necessária durante o período, mas eles devem ser utilizados apenas se houver prescrição médica. É preciso realizar exames para verificar os índices de vitamina no corpo e cuidar para que não haja a ingestão excessiva.

O trabalho do médico alinhado com o da nutricionista vai oferecer a melhor receita com as vitaminas corretas nos alimentos que ajudam a engravidar.

Fonte:

https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-mostra-que-exposicao-agrotoxicos-pode-causar-disturbios-reprodutivos

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13159/1/193.pdf

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas