Endometriose Superficial: O que é, causas e tratamentos

Fale conosco pelo WhatsApp
Endometriose Superficial: O que é, causas e tratamentos

Caracterizada pela presença de células da parede uterina nos tecidos abdominais, a endometriose superficial pode levar à infertilidade 

A endometriose superficial, também chamada de endometriose peritoneal superficial, é um tipo de endometriose que afeta o peritônio, membrana que recobre os órgãos das cavidades pélvica e abdominal, principalmente em torno dos intestinos e da bexiga. Assim como os outros tipos de endometriose, é um dos principais fatores de infertilidade feminina.

A endometriose superficial é o tipo de endometriose mais comum entre as mulheres. Sua principal característica está na espessura de penetração do tecido endometrial, que não é maior do que 5 milímetros no tecido em que está aderido.

Quais as causas da endometriose superficial?

A endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de células endometriais fora da cavidade uterina. No caso da endometriose superficial, elas estão aderidas ao peritônio, por isso esse tipo da doença também é chamado de endometriose peritoneal superficial.

As causas da endometriose superficial ainda não são totalmente esclarecidas, embora se saiba que uma série de fatores influencie o desenvolvimento da doença. Um desses fatores é a alteração na ação do hormônio estrogênio, responsável pela regulação adequada do ciclo menstrual.

Uma das consequências dessa situação é a menstruação retrógrada, que ocorre quando os tecidos endometriais, em vez de serem expelidos para fora, por via vaginal, são expelidos internamente, sobre as trompas, os ovários e a cavidade abdominal.

Quando isso acontece, o sistema imunológico deve agir para reconhecer e eliminar essas células. Entretanto, nem sempre a resposta imune ocorre, o que faz com que aconteça uma resposta inflamatória que caracteriza a endometriose superficial. A falha no sistema imune pode estar associada a falhas congênitas na diferenciação celular dos tecidos abdominais.

Conheça os sintomas da endometriose superficial

Cada organismo reage à endometriose superficial de maneira diferente. Em algumas mulheres, a doença é assintomática. Já naquelas que apresentam sintomas, os mais comuns são:

  • Cólicas menstruais;
  • Dores abdominais;
  • Dores durante as relações sexuais;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Diarreia, prisão de ventre e dor para evacuar e urinar.

Muitas mulheres experienciam os sintomas da endometriose peritoneal superficial acreditando que são apenas sintomas comuns do ciclo menstrual. Isso faz com que muitos casos da doença sejam diagnosticados tardiamente, aumentando o risco de consequências, como a infertilidade.

Como é feito o diagnóstico da endometriose superficial?

As mulheres costumam procurar o ginecologista quando os sintomas estão muito recorrentes ou quando têm dificuldade de engravidar. No consultório, a constatação da endometriose superficial pode ser feita pelo médico por meio de análise do relato dos sintomas, da história clínica da paciente e de resultados de exames de imagem, como o ultrassom pélvico e/ou transvaginal e ressonância magnética.

Quando, ainda assim, houver alguma dúvida diagnóstica, pode ser feito um procedimento de videolaparoscopia, em que, por meio de pequenas incisões, uma câmera permite ao médico visualizar as estruturas da pelve para analisar a presença de tecido endometrial.

Opções de tratamento

A endometriose peritoneal superficial, assim como todos os tipos de endometriose, não tem cura. Entretanto, com o tratamento, é possível controlar os sintomas e restabelecer a qualidade de vida da paciente. Como a endometriose é uma doença que dificulta a implantação do embrião no útero, é importante levar em consideração o desejo da paciente de engravidar.

Nos casos de endometriose superficial em que a paciente não deseja engravidar, podem ser utilizadas pílulas anticoncepcionais que contêm hormônios que visam interromper os ciclos menstruais e, consequentemente, o depósito de células endometriais nos tecidos abdominais. Também podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios para amenizar os sintomas.

O tratamento cirúrgico também é uma opção. A cirurgia de endometriose, realizada por videolaparoscopia, consiste na remoção dos focos de tecido endometrial encontrados nos tecidos abdominais da paciente. O procedimento, no entanto, só é recomendado nos casos em que outras estratégias de tratamento não deram certo.

Nos casos de pacientes que desejam engravidar, é importante analisar o quanto a doença afetou o sistema reprodutor. Algumas mulheres, após um período de tratamento, conseguem engravidar espontaneamente, mesmo com a endometriose superficial, ainda que seja uma gravidez que deva ser acompanhada com muito cuidado.

Endometriose superficial e reprodução humana assistida

Como dito anteriormente, uma das consequências que afetam muitas mulheres com endometriose — entre 30% e 50% das pacientes — é a infertilidade. Nesses casos, a mulher que deseja engravidar pode, após fazer o controle adequado dos sintomas da doença, recorrer aos tratamentos de reprodução humana assistida.

O principal tratamento de reprodução assistida indicado para casos de endometriose superficial é a FIV (Fertilização in Vitro). Nesse procedimento, os gametas são coletados e selecionados. Depois, os embriões são fertilizados em ambiente laboratorial controlado. Assim, as chances de sucesso da gravidez podem aumentar.

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da Mater Prime.

Fontes:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO);

Ministério da Saúde;

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x