Uma das opções na atualidade para a realização do sonho da maternidade/paternidade é optar por um dos métodos de reprodução assistida disponíveis. Assim como qualquer tratamento médico, essas técnicas têm alto valor agregado devido a complexidade de suas metodologias. O valor do procedimento só pode ser dado em consultório, porém é possível identificar alguns custos que podem nortear a identificação do preço da Fertilização in Vitro (FIV), por exemplo.
Para se calcular o custo médio do procedimento, em primeiro momento é necessário definir as etapas do mesmo para posteriormente conseguir a média de preço da Fertilização in Vitro. Abaixo está o passo a passo do processo de FIV.
FIV passo a passo
- Exame diagnóstico para identificação do fator da infertilidade;
- Estimulação dos ovários por meio medicamentoso (hormônios);
- Monitoramento via ultrassonografia da evolução dos folículos (óvulos);
- Quando maduros, os óvulos devem ser retirados (aspirados) para manipulação laboratorial. Isso é feito por um médico e o procedimento é realizado em centro cirúgico;
- Coleta do sêmen ou importação do material biológico;
- Manipulação do material genético em laboratório;
- Fecundação dos óvulos;
- Análise da qualidade (saúde) dos óvulos fecundados e embriões formados;
- Transferência dos embriões ao útero;
- Preparo do útero para o recebimento dos embriões (via medicamentosa);
- Por vezes, é indicado o congelamento de embriões excedentes ou óvulos para novas tentativas de FIV.
Esses são todos os passos do processo de FIV. O preço da Fertilização In Vitro está diretamente relacionado aos custos com medicamentos e ao trabalho dos médicos especializados em reprodução humana.
Uma informação importante é que, o valor oficial do procedimento dependerá de algumas variantes como: localização do paciente, da expertise do médico em técnicas de reprodução humana, do conhecimento da equipe que trabalha na clínica, dos exames de monitoramento, dos medicamentos e demais procedimentos necessários para a Fertilização In Vitro.
Preço Fertilização In Vitro
Por decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) custos de tratamentos só podem ser informados ao paciente em consultório e após análise clinica da condição de saúde do mesmo. Outro ponto de atenção refere-se à divulgação do CRM, número do registro do profissional de medicina junto a órgãos que fiscalizam e regulamentam as boas práticas da medicina.
Dependendo da clínica, o valor pode ser menor a partir da segunda tentativa de FIV. Porém, como já mencionado, o valor de cada procedimento deve ser tratado entre paciente, médico e setor administrativo da clínica.
Formas de economizar na FIV
Muitos hospitais públicos ofertam técnicas de reprodução humana de forma gratuita. Por mais que isso seja positivo e até inclusivo — já que grande porcentagem da população brasileira pode não ter condições de arcar com os custos do procedimento em uma clínica particular —o tempo de espera para realizar o tratamento é longo.
Uma forma de conseguir arcar com o preço da Fertilização In Vitro é se planejar financeiramente e economizar. O crescente número de casais inférteis fez a procura por clínicas de reprodução assistida crescer nos últimos 20 anos e essa maior procura fez com que muitos administradores dessas clínicas criassem formas de pagamento mais acessíveis, tudo em prol da geração de uma nova vida.
Uma outra forma de diminuir o preço da Fertilização In Vitro é a doação dos óvulos durante o processo de reprodução humana. Essa mulher, a depender de sua idade, pode doar alguns óvulos que estão excedentes e não serão utilizados, para outra mulher. Essa mulher também está tentando engravidar, mas tem baixa reserva ovariana, por exemplo. Em troca ao ato de bondade, o casal que recebeu os óvulos por meio da doação pode ajudar a custear o tratamento da doadora.