Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 15% dos casais lidam com a infertilidade no mundo. Um dos tratamentos utilizados na dificuldade para engravidar é a fertilização in vitro (FIV), procedimento que desperta uma série de questionamentos nos casais que buscam iniciar ou aumentar sua família. Um deles é saber qual é a melhor clínica de fertilização in vitro.
O desejo de obter o suporte da melhor clínica de fertilização in vitro muitas vezes está relacionado ao tempo que o casal está tentando engravidar. Considerando que para ser diagnosticado como infértil um casal deve acumular 12 meses de relação sexual regular sem o uso de métodos contraceptivos, quando a confirmação da infertilidade acontece o casal está impactado emocionalmente. Logo, eles depositam muita confiança no tratamento e na equipe que realizará a FIV.
Para encontrar a melhor clínica de reprodução humana, no entanto, é fundamental ficar atento a algumas informações importantes. Saiba quais são elas a seguir.
O que considerar ao escolher a melhor clínica de fertilidade?
Os principais aspectos que devem ser avaliados ao definir qual é a melhor clínica de fertilização in vitro são:
Qualificação dos especialistas
Os profissionais que cuidarão da fertilização in vitro precisam ter embasamento teórico para oferecer o melhor atendimento ao paciente. Dessa forma, o casal receberá um direcionamento seguro no decorrer do processo e terá todo o suporte necessário para o esclarecimento de dúvidas.
O corpo clínico da Mater Prime é composto por profissionais formados nas principais instituições brasileiras, com especialização pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Associação Médica Brasileira (FEBRASGO/AMB), e que são membros de entidades de renome no setor de reprodução humana. Algumas delas são a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP) e a Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva (ASRM na sigla em inglês).
Credibilidade da clínica
É interessante que o paciente analise a confiabilidade da clínica antes de decidir se ela é a melhor clínica de fertilização in vitro. Isso pode ser feito com base nos depoimentos de pacientes antigos, tanto na internet quanto pessoalmente, para identificar a qualidade do atendimento.
Um dos diferenciais no atendimento da Mater Prime é a personalização. Isso faz com que cada casal receba diagnóstico e tratamento individualizado, respeitando suas características físicas e histórico. Desde 2012, milhares de pessoas foram atendidas pela clínica e conseguiram concretizar o sonho de gerar uma nova vida.
Localização favorável
A estrutura e localização de uma clínica são fatores essenciais para que ela ofereça a comodidade que o paciente espera. Por isso, a melhor clínica de fertilização in vitro terá uma infraestrutura que facilite a rotina do paciente, proporcionando uma experiência de qualidade do agendamento da consulta até o atendimento.
A clínica Mater Prime, por exemplo, possui quatro unidades: três localizadas em Moema, na Zona Sul, e uma localizada na Bela Vista, região central da capital paulista. Todas as unidades possuem fácil acesso pelas principais vias de São Paulo, com estações do metrô em seu entorno e com uma localização acessível para quem vem de outros Estados pelo Aeroporto de Congonhas.
Melhor clínica de Fertilização in Vitro: Quais são os serviços oferecidos
A variedade nos tratamentos de reprodução humana assistida é uma das principais características da melhor clínica de fertilização in vitro. Na Mater Prime, o paciente conta com diversos tratamentos avançados para combater a infertilidade. Alguns deles são:
Tratamentos de baixa complexidade
- Coito programado: o especialista faz um acompanhamento ultrassonográfico do crescimento folicular ovariano no decorrer do ciclo menstrual para orientar o casal sobre o melhor momento para ter relações sexuais e engravidar;
- Inseminação artificial: quando o sêmen é colocado na cavidade uterina por meio de um fino cateter para que a fecundação ocorra naturalmente no organismo da mulher.
Tratamentos de alta complexidade
- Fertilização in vitro (FIV): quando é feita uma estimulação ovariana para obter os melhores óvulos e, posteriormente, colocá-los em um recipiente específico em laboratório para que o espermatozoide faça a fecundação. Segundo uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o procedimento está em alta no Brasil. Em 2018, foram realizados mais de 43 mil ciclos de FIV;
- ICSI: a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides é similar à FIV, no entanto, o espermatozoide é inserido no óvulo com o auxílio de uma agulha de máxima precisão;
- Diagnóstico genético pré-implantacional: exame que ajuda na identificação da aneuploidia, um dos fatores que podem reduzir as chances de gravidez. Alguns exemplos de aneuploidia são a Síndrome de Down e a Síndrome de Edwards;
- Ovorecepção: quando a fertilização é realizada em um óvulo doado por uma mulher anônima. A fecundação acontece no laboratório da melhor clínica de fertilização in vitro utilizando o espermatozoide do parceiro da mulher receptora;
- Congelamento de óvulos ou de sêmen: quando os gametas do homem ou da mulher são preservados para uma gravidez futura. Essa preservação tem por objetivo manter a qualidade dos gametas por mais tempo, tendo em vista que a qualidade diminui com o avançar da idade.
O processo de escolha da melhor clínica de fertilização in vitro é indispensável para garantir que o tratamento seja realizado com qualidade e profissionalismo e resulte na tão sonhada gravidez. Caso queira se consultar com um dos especialistas da Mater Prime, entre em contato e agende o melhor horário.
Fontes:
Saiba mais sobre a Clínica de Reprodução Humana Mater Prime.