Por que ocorrem falhas na implantação com óvulos doados?

Fale conosco pelo WhatsApp

Assim como a falha de implantação pode ocorrer em mulheres que realizam tratamentos de reprodução humana utilizando óvulos próprios, a falha de implantação também pode ocorrer nos casos em que o casal recorre à doação de óvulos. Entenda mais sobre as falhas na implantação utilizando óvulos doados.

Para ocorrer uma implantação embrionária existem diversos fatores envolvidos, desde a qualidade do embrião resultante da fertilização, que pode ser um reflexo da qualidade dos gametas (óvulos e espermatozoides) utilizados no procedimento, além da receptividade do endométrio da futura mãe, que possui um período favorável à implantação embrionária. A soma desses fatores é o que resulta em uma implantação bem-sucedida ou em uma falha.

Quais são as causas de falhas na implantação relacionadas à qualidade do óvulo doado?

As falhas de implantação que ocorrem mesmo utilizando um programa de ovodoação nem sempre estão relacionadas à qualidade do óvulo doado. No entanto, este é um fator que deve ser investigado, visto que é a partir da fertilização desse óvulo doado pelo espermatozoide do pai que se originará o embrião.

Os óvulos que são doados, geralmente, são fornecidos por uma paciente que realizou estimulação ovariana e teve uma boa resposta a essa estimulação, resultando em diversos óvulos. Os óvulos maduros são então divididos entre a doadora e receptora. Infelizmente não existem testes que possam ser realizados para avaliar a qualidade individual de cada óvulo. Portanto não é possível predizer se os óvulos doados resultarão em embriões perfeitos.

Para trabalharmos com as melhores chances possíveis em um tratamento de FIV que utiliza a doação de óvulos, um dos pré-requisitos para uma mulher ser doadora é ter menos de 35 anos, visto que a idade interfere na qualidade do óvulo. Além disso a mulher doadora dos óvulos não pode apresentar nenhum histórico de doença genética familiar, deve ter cariótipo normal e bom potencial ovariano. Incluindo esses critérios rigorosos para o programa de doação de óvulos, o tratamento pode apresentar taxas de sucesso altíssimas, mesmo que seja impossível avaliarmos a qualidade dos óvulos no laboratório. Lembrem que o objetivo desse tratamento é a gravidez tanto para a doadora como para a receptora desses óvulos!

No entanto, bem como pode ocorrer com os embriões formados a partir de óvulos próprios, os embriões resultantes de uma fertilização in vitro que utilizou o recurso de ovodoação podem não evoluir para um estágio considerado ideal para a transferência ao útero ou apresentar falhas no momento da implantação, que também pode estar relacionada à receptividade do endométrio da receptora.

Quais são as causas de falhas na implantação relacionadas ao endométrio da receptora?

Durante um tratamento de fertilização in vitro utilizando óvulos doados há a etapa de transferência dos embriões obtidos para o útero da receptora. Para que haja a implantação, o endométrio dela precisa estar receptivo ao embrião. Para isso, há a administração de medicamentos hormonais para simular a janela implantacional natural do endométrio, período em que a taxa hormonal favorece a implantação do embrião.

Caso o embrião seja transferido em um momento fora dessa janela implantacional, mesmo que seja um embrião de qualidade e que ocorra a etapa de hatching (momento em que o embrião rompe a zona pelúcida), a implantação não ocorre.

É preciso haver um acompanhamento concomitante entre o desenvolvimento do embrião e a administração hormonal da receptora que irá promover a receptividade endometrial para que a implantação seja bem-sucedida. Por isso é muito importante realizar o tratamento de reprodução humana com profissionais capacitados para esse tipo de procedimento.

 

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana