Protocolo de Paulus na FIV: é indicado?

Fale conosco pelo WhatsApp

Saiba como o protocolo de Paulus pode aumentar a eficácia da FIV

 Você já ouviu falar sobre o protocolo de Paulus na fertilização in vitro (FIV)? Trata-se de mais uma ferramenta para aumentar as taxas de sucesso da FIV por meio de um protocolo de acupuntura criado pelo ginecologista alemão Wolfgang Paulus, em 2002.

Diversos estudos científicos já comprovaram os efeitos benéficos da acupuntura no tratamento da infertilidade, entre eles um realizado pelo próprio Paulus. O experimento acompanhou 160 mulheres durante o tratamento de FIV, sendo que 80 delas realizaram acupuntura durante o processo e outras 80 participaram de um grupo de controle.

O resultado do estudo demonstrou que as pacientes submetidas à acupuntura apresentaram uma taxa de sucesso de 42,5% na FIV, contra apenas 26,3% das que não realizaram o tratamento com agulhas.

Neste artigo, saiba mais como funciona o protocolo de Paulus e porque esse método pode aumentar a eficácia da FIV.

O que é o protocolo de Paulus?

O protocolo de Paulus é específico para o momento da transferência embrionária em pacientes que realizam a FIV. O método consiste na realização de duas sessões de acupuntura, uma antes da transferência embrionária, na véspera ou no dia da transferência, e outra até três dias após o procedimento.

O protocolo de Paulus estimula os mesmos pontos determinados no estudo de Paulus, publicado em 2002, que demonstrou que as mulheres que realizaram essas duas sessões de acupuntura tiveram taxas de gravidez 16% maiores do que as que não fizeram.

Qual o objetivo do protocolo de Paulus?

A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa e consiste na inserção de agulhas finas em diferentes pontos do corpo para estimular terminações nervosas na pele e nos músculos. Cada ponto estimulado é considerado um canal de energia (meridiano). Essa ação gera a liberação de neurotransmissores que trazem vários benefícios ao paciente.

Dessa forma, o protocolo de Paulus tem o objetivo de melhorar o fluxo de energia e sangue na região uterina, o que contribui para:

  • Inibir as contrações uterinas;
  • Ajudar a implantação do embrião;
  • Melhorar a espessura e permeabilidade do endométrio;
  • Regular a temperatura basal para minimizar os riscos de falha implantacional;
  • Promover relaxamento mental para reduzir a ansiedade nesse momento tão importante.

O protocolo de Paulus é indicado na FIV?

Por conta de seus benefícios ao melhorar as chances de ocorrer uma gravidez bem-sucedida, o protocolo de Paulus pode ser realizado pelas pacientes que se submetem a esse tratamento de reprodução assistida.

Sabemos que todo o processo que envolve a fertilização in vitro pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade das tentantes, o que pode prejudicar o tratamento de reprodução assistida. Por esse motivo, a acupuntura pode ser uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas e melhorar o estado geral da paciente.

Além do protocolo de Paulus, abordagem específica para a transferência embrionária, é possível fazer as sessões de acupuntura cerca de 6 a 8 semanas antes da etapa de estimulação hormonal da FIV. Desse modo, é possível colher os efeitos benéficos da acupuntura para melhorar a resposta do organismo ao tratamento.

O protocolo de Paulus aumenta a taxa de sucesso da FIV?

Conforme explicamos ao longo do texto, existem diversas evidências cientificas sobre a eficácia do protocolo de Paulus para melhorar as taxas de sucesso da FIV. O estudo realizado pelo próprio Paulus demonstrou que as mulheres submetidas ao protocolo tiveram uma taxa de gravidez 16% superior em comparação às que não realizaram as sessões de acupuntura antes e depois da transferência embrionária.

Quais são os principais pontos de estimulação do protocolo de Paulus?

O protocolo de Paulus estimula os canais de energia do baço, estômago e fígado, além de utilizar a auriculoterapia para melhorar o fluxo de energia no sistema endócrino, útero e cérebro.

Se você está considerando a FIV como uma opção de tratamento para a infertilidade, converse com seu médico sobre o protocolo de Paulus. A Mater Prime disponibiliza para suas pacientes tratamentos com acupuntura para oferecer um atendimento completo e personalizado às suas necessidades.

Entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da Mater Prime.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Acupuntura

Mater Prime

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x