Um casal deve procurar uma clínica de reprodução quando está infértil, ou seja, tenta há um ano engravidar sem utilizar métodos contraceptivos e não obtém sucesso. Diversos fatores podem causar infertilidade no homem e/ou na mulher e com a ajuda de especialistas é possível detectar tais problemas e encontrar soluções.
Existem diversos tipos de tratamento para engravidar, desde os mais simples até os mais complexos, que envolvem cirurgias e medicamentos. Cada caso deve ser tratado individualmente e os tratamentos são recomendados perante o motivo da dificuldade para engravidar, sendo que cada causa responde melhor a um tipo de tratamento.
Tipos de tratamentos oferecidos em clínica de reprodução
Uma clínica de reprodução assistida oferece diversos tipos de tratamento que possuem características diferentes. Os principais são:
- Coito programado;
- Inseminação Artificial;
- Fertilização in Vitro (FIV);
- Mini Fertilização in Vitro (mini-FIV);
- Reversão de laqueadura e vasectomia;
- Doação temporária de útero;
- Preservação da fertilidade;
- Injeção Intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Cada tratamento é indicado em uma situação específica, sendo que pode não dar resultados positivos em algumas causas de infertilidade. Por isso é importante avaliar corretamente o casal, uma vez que tanto o homem quanto a mulher podem ser inférteis.
Humanização em clínica de reprodução
Quando um casal não consegue engravidar espontaneamente, é natural que enfrente um período de angústia. Com a delicadeza do momento, o relacionamento dos dois pode ficar comprometido e é importante que o médico entenda essa situação e aproxime os pacientes.
A humanização está presente em cada vez mais tratamentos médicos e no momento de tratar a infertilidade é muito importante, uma vez que o amparo emocional pode até mesmo aumentar as chances de sucesso do tratamento. O apoio do cônjuge e da família também pode fazer a diferença neste momento tão importante na vida de futura gestante.
Imagem: Shutterstock.