Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a relação entre hipotireoidismo e infertilidade?

Tireoide e útero

Entre as várias ameaças que os distúrbios da tireoide provocam, a infertilidade é o mais fácil de identificar e tratar

Tireoide e útero

O hipotireoidismo é uma condição caracterizada pela queda na produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), produzidos pela tireoide, uma glândula situada na base frontal do pescoço. Ela é responsável por regular o funcionamento e o metabolismo de diversas células do corpo humano. A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, sexo ou gênero, mas tem maior prevalência entre mulheres adultas, idade em que há uma importante relação entre hipotireoidismo e infertilidade.

Os hormônios tireoidianos exercem efeitos importantes na função dos ovários, pois eles interagem com os hormônios da hipófise, responsáveis por estimular a ovulação. De acordo com a Fundação Americana de Tiroide, há cerca de oito milhões de mulheres nos Estados Unidos com distúrbios da tireoide não tratados. Estima-se que 4% a 8,5% da população tenham problemas de tireoide sem sintomas aparentes.

Sintomas do hipotireoidismo

Os principais sinais de que a tireoide está produzindo uma quantidade menor de hormônios são:

  • Redução da frequência do batimento cardíaco;
  • Pensamento e reflexos mais lentos;
  • Tendência à depressão e à sonolência;
  • Retenção de líquidos.

Dependendo da gravidade do desequilíbrio hormonal, os sintomas podem ser tão leves que o hipotireoidismo pode passar despercebido por muitos anos. Para as mulheres em idade reprodutiva, as alterações menstruais, a infertilidade e o aborto espontâneo podem ser o primeiro sinal de problemas com a tireoide.

Hipotireoidismo e infertilidade

As doenças da tireoide que levam ao hipotireoidismo, na maioria das vezes, se manifestam após os 30 ou 40 anos. Pode acontecer de a paciente sofrer com hipotireoidismo e infertilidade, pois na falta do hormônio T4, a ovulação (que é a liberação de um óvulo maduro) pode não ocorrer ou até mesmo acontecer de forma irregular.

Existe também uma chance aumentada de aborto. O hipotireoidismo pode ainda levar ao descolamento da placenta, à pré-eclâmpsia ou a falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.

Quando procurar ajuda?

Por conta da relação entre hipotireoidismo e infertilidade, muitas pesquisas apontam a importância de se realizar exame de tireoide quando a mulher está enfrentando dificuldade para engravidar ou vem passando por abortos.

Além do exame clínico e de ultrassom da tireoide, o médico endocrinologista ou ginecologista deve solicitar exames de sangue para verificar os níveis de hormônios que interferem com a fertilidade da mulher.

Tratamento

Após detectada a relação entre hipotireoidismo e infertilidade, o tratamento geralmente é feito por meio de reposição hormonal com uma versão sintética dos hormônios da tireoide. Para reproduzir o funcionamento ideal da glândula, é preciso tomar o remédio todos os dias. A dosagem deve ser individualizada, sendo importante o controle periódico para que seja ajustada sempre que necessário. Em geral, o tratamento deve ser feito por toda a vida.

Mulheres que estão tentando engravidar ou que estão em tratamento de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV)

, devem manter níveis adequados dos hormônios tireoidianos. Uma vez tratada a tireoide, a fertilidade tende a se restabelecer.

Nem sempre existe uma relação entre hipotireoidismo e infertilidade, mas caso a mulher esteja apresentando dificuldade para engravidar, é indicado que ela procure um especialista para que ele faça uma avaliação completa e detalhada do caso. Na maioria das vezes, os problemas na tireoide podem ser tratados, possibilitando uma gestação tranquila.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;

Biblioteca Virtual em Saúde.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas