Fale conosco pelo WhatsApp

Quando a fertilização in vitro é indicada?

Quando a fertilização in vitro é indicada?

A fertilização in vitro (FIV) é um dos tratamentos para fertilidade mais indicados atualmente devido às altas taxas de sucesso e ao fato de poder ajudar em casos de infertilidade masculina, feminina ou de ambos os parceiros.

A técnica foi realizada pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e chegou ao Brasil em 1983. Desde então, muitas melhorias foram realizadas no procedimento, sendo que a taxa de sucesso inicial era de aproximadamente 15%, enquanto atualmente pode atingir 60%. Assim, a FIV se difundiu como uma alternativa eficiente para tratar casos de infertilidade.

Quando a fertilização in vitro é indicada?

São diversas as indicações da fertilização in vitro, englobando desde fator masculino, quanto fator feminino, fator misto ou infertilidade sem causa aparente. Assim, algumas das situações nas quais o procedimento é indicado pelo especialista em reprodução humana são:

  • Ausência, bloqueio total ou parcial das trompas;
  • idade avançada da mulher;
  • distúrbios na ovulação;
  • endometriose;
  • falência ovariana;
  • infertilidade sem causa aparente;
  • baixa contagem de espermatozoides (menos de 5 milhões/ml);
  • problemas de motilidade ou morfologia nos espermatozoides;
  • ausência de gametas no sêmen;
  • para casais homoafetivos que desejam ter filhos biológicos;
  • em casos nos quais tratamentos de baixa complexidade não foram efetivos.

Portanto, a fertilização in vitro é um tratamento bastante completo e que pode beneficiar casais com diagnósticos bastante amplos de infertilidade.

Como é realizada a fertilização in vitro?

A FIV tem início com a estimulação ovariana através de uso de medicamentos injetáveis ou orais. O objetivo é produzir diversos folículos em um mesmo ciclo. Esse processo dura entre 10 e 12 dias e então os gametas femininos são aspirados via ultrassonografia transvaginal e armazenados. Os gametas masculinos também são coletados, seja por meio de masturbação ou punção, de acordo com a condição masculina.

O material genético de ambos os parceiros é fecundado em laboratório e, após alguns dias do desenvolvimento do embrião até o estágio de blastocisto, é transferido para o útero da mulher.

A FIV é considerada um tratamento complexo devido às diferentes etapas que são necessárias para o sucesso do procedimento. Além disso, ela pode ser associada com procedimentos específicos para atender melhor cada caso, como:

  • ICSI: a Injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) pode ser indicada pelo especialista em reprodução humana em casos de fator masculino grave associado à infertilidade. Nesses casos, um espermatozoide saudável é selecionado por microscópio e injetado diretamente dentro do óvulo com auxílio de uma agulha de alta precisão, aumentando as chances de sucesso da fecundação;
  • Mini-FIV: é outra possibilidade de FIV que envolve uma estimulação ovariana com menos hormônios. Esse tratamento é indicado, normalmente, para mulheres com idade avançada e baixa reserve e que desejam se submeter à FIV;
  • Assisted-Hatching: essa técnica consiste na ruptura, no momento da transferência, da zona pelúcida que reveste o embrião, visando aumentar as chances de implantação no útero. Indicado para casos de aborto de repetição, zona pelúcida espessa, mulheres com idade avançada e outros.

Esses tratamentos aumentam as chances de sucesso da FIV, pois permitem atender especificidades de cada caso e assim tornar o tratamento mais eficiente para cada paciente. A FIV também é o procedimento indicado em casos de doação de óvulos ou espermatozoides e também em casos nos quais é necessária a doação de útero.

Caso identifique dificuldades para concepção natural, um especialista em reprodução humana deverá ser procurado, pois apenas o médico poderá afirmar se a fertilização in vitro é o tratamento mais adequado para o caso.

 

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas