Inseminação artificial: qual a taxa de sucesso?

Fale conosco pelo WhatsApp
Inseminação artificial: qual a taxa de sucesso?

Conheça os fatores que podem influenciar no sucesso deste tratamento de reprodução humana assistida

A inseminação artificial, também chamada de inseminação intrauterina (IIU), é um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade que consiste na introdução dos espermatozoides diretamente na cavidade uterina para aumentar as chances de a paciente conseguir obter uma gravidez.

A taxa de sucesso da inseminação artificial é uma preocupação muito comum dos casais, sendo que quando a técnica é bem indicada suas chances de sucesso giram em torno de 15% por tentativa.

No entanto, as chances de sucesso da inseminação artificial podem variar em cada caso, uma vez que dependem de uma série de fatores que, combinados ou não, influenciam no sucesso da fecundação e implantação do embrião. Entenda mais sobre eles a seguir.

O que influencia na taxa de sucesso da inseminação artificial?

Como mencionado, uma série de fatores contribuem para determinar a taxa de sucesso da inseminação artificial. Eles devem ser analisados pelo médico especialista em reprodução humana ainda nas primeiras consultas antes da realização do tratamento em si.

Idade da mulher

Sabe-se que a idade é um dos principais fatores de infertilidade feminina e interfere no sucesso de qualquer modalidade de tratamento. Com o passar dos anos, a qualidade dos óvulos diminui e isso pode impactar as chances de sucesso da inseminação artificial porque a fecundação e a formação de bons embriões podem ser prejudicadas.

Qualidade do sêmen

A qualidade do sêmen é outro fator importante para a taxa de sucesso da inseminação artificial. A inseminação só deve ser realizada em casos de alterações seminais leves a moderada e o médico deve avaliar padrões de concentração e motilidade para indicar esta técnica.

Saúde feminina

Uma vez que a inseminação intrauterina depende da ovulação, não é possível realizar esta modalidade de tratamento em pacientes em falência ovariana/menopausa precoce.

Condição das tubas

É sempre importante avaliar a função das tubas uterinas a partir da histerossalpingografia e garantir que pelo menos uma delas esteja adequada. Doenças como endometriose podem prejudicar a função tubária e reduzir as taxas de sucesso da inseminação artificial.

Qual a chance de sucesso na primeira tentativa?

A determinação das chances de sucesso da inseminação artificial depende dos fatores mencionados acima. Considerando apenas a idade da paciente, a taxa de sucesso na primeira tentativa pode ser determinada da seguinte forma:

  • Até 20% antes dos 35 anos de idade;
  • Entre 5% e 15% entre os 35 e os 39 anos;
  • Entre 1% e 5% a partir dos 40 anos.

Como mencionado, a taxa de sucesso da inseminação artificial pode variar de acordo com outros fatores. Por esse motivo, o médico especialista em reprodução humana costuma solicitar uma série de exames antes da primeira tentativa de inseminação artificial.

Como aumentar as chances de sucesso?

Muitos fatores que influenciam a taxa de sucesso da inseminação artificial podem ser tratáveis. Outros podem ser evitáveis ou controlados. Nesse sentido, as principais ações que podem ser tomadas para aumentar as chances de sucesso da inseminação artificial são:

  • Manter o acompanhamento médico — não somente da saúde reprodutiva — em dia, mesmo antes de se iniciar os tratamentos para realizar a inseminação artificial;
  • Ter um estilo de vida saudável, priorizando uma boa alimentação e a prática adequada de exercícios físicos;
  • Abandonar o cigarro e o consumo excessivo de álcool;
  • Cuidar da saúde mental e buscar uma rede de apoio.

Além disso, é importante contar com o apoio de uma boa clínica de reprodução humana assistida durante todo o processo de preparação e tratamento para a inseminação artificial. Assim, é possível ter não somente uma noção realista das possibilidades de sucesso do tratamento, mas também dos caminhos a serem seguidos para que o sonho de ter um filho seja realizado.

Saiba mais sobre as taxas de sucesso da inseminação artificial e outras possibilidades de tratamento em reprodução humana. Entre em contato com a Mater Prime e agende sua consulta.

Fontes:

Mater Prime;

Associação Brasileira de Reprodução Assistida.

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x