Vitaminas para engravidar: aumente suas chances

Fale conosco pelo WhatsApp

Vitaminas e minerais são essenciais para o funcionamento ideal do organismo, inclusive para a fertilidade e durante a gravidez

As vitaminas e minerais são substâncias que atuam em todas as funções do corpo, em qualquer fase da vida. Elas precisam ser obtidas pela alimentação e pela adoção de alguns hábitos como a exposição solar (somente a vitamina D). A deficiência de vitaminas e minerais pode trazer sérias consequências ao corpo, desde alterações sensoriais e de pele até problemas neurológicos e psicológicos graves.

Por serem tão importantes para as funções corporais, as vitaminas e minerais são essenciais para a fertilidade, a manutenção da gravidez e o desenvolvimento do feto. Por isso, é importante conhecer quais são as principais vitaminas e minerais para engravidar e como podem ser encontradas e ingeridas em quantidades necessárias para a gestação.

Como as vitaminas e minerais podem afetar a fertilidade?

Manter uma alimentação balanceada, incluindo as vitaminas e minerais, é muito importante para a fertilidade, atuando em funções como:

  • Produção de gametas (espermatozoides e óvulos);
  • Regulação da produção de hormônios sexuais;
  • Regulação das fases do ciclo menstrual (desenvolvimento do endométrio, ovulação);
  • Fixação do embrião e desenvolvimento fetal;
  • Fortalecimento do sistema imunológico para prevenir doenças que afetam a fertilidade.

Quando se detecta que uma das causas da infertilidade de um casal é a deficiência dessas substâncias, é importante procurar meios de obter vitaminas para engravidar, seja pela alimentação — verduras, legumes, frutas, cereais e alimentos de origem animal —, seja pela suplementação devidamente orientada pelo seu nutricionista e médico.

Quais são as principais suplementações?

Diversos micronutrientes são importantes para a fertilidade e, portanto, podem ser classificadas como vitaminas para engravidar. Como dito anteriormente, é importante conhecer sua atuação e como podem ser encontradas.

Vitamina B

Entre as vitaminas para engravidar, as pertencentes ao complexo B se destacam pelo fato de que atuam de diversas formas no estímulo à fertilidade, à concepção e ao desenvolvimento do feto. As principais vitaminas do complexo B que auxiliam no processo de gravidez são a B6, B9 e B12.

Vitamina B6

A vitamina B6 é muito importante para diversas funções do organismo, atuando principalmente na regulação dos processos químicos do corpo, como a regulação da progesterona, hormônio essencial na preparação do útero para a gravidez, evitando abortos espontâneos e propiciando o desenvolvimento adequado do feto. Pode ser encontrada principalmente em carnes, laticínios, nozes, castanhas, ovos e bananas.

Vitamina B9

Entre as vitaminas para engravidar, a B9, também conhecida como ácido fólico, é uma das mais conhecidas, por seus benefícios tanto antes da gravidez, quanto durante. Ela atua na ovulação, ajudando a induzir o processo e a liberar óvulos de qualidade. Nos homens, também é importante para a qualidade do sêmen. Além disso, a vitamina B9 é essencial para o desenvolvimento do feto, evitando malformações neurológicas e problemas cardíacos.

O ácido fólico pode ser encontrado em diversos alimentos, como os cereais integrais, fígado, ovos, todas as folhas verde-escuras (espinafre, brócolis, couve, entre outras) e diversos tipos de frutas.

Vitamina B12

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é muito importante para a manutenção do funcionamento de diversas funções vitais do corpo, como digestão, vigor físico, regulação do sangue e do sistema imunológico e regulação do sistema reprodutor feminino.

Além disso, durante a gravidez, ter uma boa suplementação de vitamina B12 é importante para evitar malformações, partos prematuros e abortos espontâneos. Em conjunto com o ácido fólico, atua na formação do sistema nervoso central do feto. A vitamina B12 é encontrada em frutos do mar, fígado, ovos, laticínios e aves.

Vitamina C

Além de ser um importante aliado na manutenção do funcionamento do sistema imunológico, a vitamina C também está incluída entre as vitaminas para engravidar, uma vez que a substância também atua na manutenção dos níveis hormonais necessários para regular o ciclo menstrual. Pode ser encontrada em diversos tipos de frutas, como as frutas cítricas, manga, mamão e goiaba, além de diversos tipos de verduras e legumes.

Vitamina D

A vitamina D é muito conhecida por ser importante para a manutenção da saúde osteomuscular, o que, por si só, já é importante durante a gravidez. Além disso, a vitamina D é uma aliada importante na prevenção de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e problemas de desenvolvimento fetal.

O principal meio de obtenção da vitamina D é a exposição solar por curtos períodos, tomando cuidado para não causar danos à pele. Além disso, alguns alimentos de origem animal também podem ser fontes da vitamina.

Zinco

Além das vitaminas para engravidar, o zinco é uma substância muito importante para a regulação do hormônio estrogênio, que, por sua vez, é importante para o desenvolvimento e liberação adequada do óvulo durante o período fértil. Pode ser encontrado em carnes bovinas, frutos do mar, grãos integrais, laticínios, nozes e castanhas.

Ferro

Outra substância muito importante para mulheres grávidas e tentantes é o ferro, uma vez que é essencial para a manutenção da saúde dos glóbulos vermelhos, evitando anemias que podem prejudicar o funcionamento de vários órgãos, como os do sistema reprodutor. Por ser um período de intensa atividade do organismo, as mulheres grávidas necessitam de maior quantidade de ferro por dia do que as mulheres não-grávidas. Carnes, ovos, leguminosas e espinafre são exemplos de alimentos ricos em ferro.

Selênio

O selênio é muito eficiente na manutenção da função vital de órgãos importantes, como o coração. Em mulheres grávidas, é essencial no combate aos abortos espontâneos, nascimento prematuro, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, e sua ação costuma ser potencializada quando combinada ao consumo adequado das vitaminas para engravidar.

Além disso, o selênio é essencial para a manutenção da fertilidade, tanto em mulheres, quanto em homens. Castanhas, ovos, cogumelos e cereais são os principais tipos de alimentos ricos em selênio.

Procure um especialista

Toda mulher que está tentando engravidar deve procurar um médico especialista em reprodução humana para avaliar as possíveis causas de infertilidade. Quaisquer mudanças na alimentação, bem como o uso de suplementos de vitaminas para engravidar, só podem ser realizados com liberação e acompanhamento de nutricionista e médico.

Isso também vale para as pacientes que conseguirem engravidar. É importante manter o acompanhamento durante toda a gestação para que o feto se desenvolva saudável e tenha um nascimento tranquilo, sem consequências negativas também para a saúde da mulher.

Entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

Fontes:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Mater Prime

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x