Fale conosco pelo WhatsApp

Descubra as principais causas da infertilidade

Descubra as principais causas da infertilidade

Atualmente, a infertilidade atinge cerca de 15% dos casais, sendo importante um diagnóstico adequado para que o tratamento indicado seja o mais correto para o caso. Para isso, procurar um médico especialista em reprodução humana é um dos primeiros passos para casais com essa condição.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera inférteis os casais que, tendo relações sexuais bem distribuídas no mês e, sem métodos contraceptivos por 12 meses, não conseguiram engravidar naturalmente. As causas podem ser diversas, sendo que normalmente 35% delas são relacionadas a problemas femininos, 35% a problemas masculinos, 20% de ambos os parceiros e 10% sem causa aparente.

Descubra as principais causas da infertilidade

Destacamos a seguir as principais causas da infertilidade em homens e mulheres. Confira.

Infertilidade feminina

Conheça as mais comuns.

Endometriose

A endometriose é uma doença na qual o tecido endometrial é encontrado fora da cavidade uterina. Essa é uma das causas mais frequentes de infertilidade nas mulheres, podendo a doença ser assintomática e, mesmo assim, tornar a concepção natural mais difícil. Os sintomas incluem fortes cólicas durante a menstruação ou fora dela.

Problemas de ovulação

Os problemas na ovulação também estão associados às causas de infertilidade feminina, e incluem irregularidade na sua liberação, óvulos imaturos ou baixa qualidade oocitária.

Entre os sintomas que podem ajudar a identificar o problema está a menstruação irregular e fluxo menstrual anormal, por exemplo.

Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome de ovários policísticos (SOP) ocorre devido a um desiquilíbrio hormonal provocando pequenos cistos nos ovários e irregularidade na menstruação. Os sintomas podem incluir ganho de peso, acne e crescimento excessivo de pêlos.

Alteração nas tubas uterinas

A obstrução das tubas uterinas também é uma ocorrência que pode impedir uma gestação natural, visto que a fecundação ocorre nas tubas e posteriormente o embrião é levado por elas até o útero para implantação e início da gestação. Esse tipo de problema na maioria das vezes é assintomático, sendo apenas a demora da concepção natural o indicativo de que o problema pode existir. O tratamento pode ocorrer por cirurgia ou por um tratamento de reprodução humana como a FIV.

Infertilidade masculina

Em 35% dos casos de infertilidade do casal, o problema pode estar relacionado a problemas com o parceiro. Destacamos a seguir três situações mais comuns de infertilidade masculina.

Varicocele

A varicocele consiste no aumento das veias do saco escrotal, como as varizes, e que eleva a temperatura da região, prejudicando a produção de espermatozoides viáveis para concepção. A condição pode ser assintomática ou gerar desconfortos no saco escrotal, como dor. O tratamento mais adequado é a cirurgia de correção da varicocele, que pode resultar em espermatozoides viáveis para concepção após três a seis meses, em média.

Problemas na ejaculação ou obstrução

Outra causa de infertilidade masculina é a obstrução dos ductos deferentes que pode ser causada por problemas congênitos, infecção, trauma ou vasectomia. Normalmente a condição é assintomática, podendo ser a baixa (ou nenhuma) quantidade de sêmen ejaculada um indicativo. A reversão pode ser cirúrgica ou mesmo por um tratamento de fertilidade como a fertilização in vitro.

Problemas nos espermatozoides

A contagem e motilidade dos espermatozoides também podem ser responsáveis pela infertilidade masculina, sendo que a condição é assintomática e pode ser identificada por meio de espermograma. A melhor conduta para essas situações deverá ser avaliada por um especialista em reprodução humana.

A maioria dos casos de infertilidade feminina ou masculina pode ser revertida por tratamentos de reprodução humana. Um médico especialista poderá fazer o diagnóstico correto da condição e indicar a conduta mais adequada para o casal.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas