Fale conosco pelo WhatsApp

Dia das Mães: cuidados no terceiro trimestre gestacional

Mulher em uma consulta como parte dos cuidados no terceiro trimestre gestacional

Os cuidados no terceiro trimestre gestacional são essenciais para que gestante e bebê fiquem saudáveis na reta final da gestação. O período contempla da 28ª a 40ª semana, que se trata dos últimos três meses de gravidez, do sétimo ao nono mês.

Mulher em uma consulta como parte dos cuidados no terceiro trimestre gestacional
(Imagem: Shutterstock)

Nesse período, o desenvolvimento e crescimento do bebê é acelerado e a futura mamãe pode encontrar dificuldades para lidar com o barrigão. No entanto, a fase é muito prazerosa e deve ser aproveitada pela família sempre lembrando da importância dos cuidados no terceiro trimestre gestacional.

Confira o que acontece com a gestante e com o bebê nessa fase e quais são os cuidados necessários, segundo informações da equipe de ginecologia e obstetrícia da Mater Prime.

Como está a formação do bebê no útero materno?

No sétimo mês de gestação o bebê já terá diversas estruturas formadas, no entanto, é no final da gravidez que ele ganha peso e se fortalece com o desenvolvimento, principalmente, do cérebro, pulmões, sistema cardíaco e sistema imunológico.

Até a 32º semana o bebê já terá desenvolvido os sentidos, identificando gostos doces ou ácidos, por exemplo. Nessa fase ele exercitará os pulmões com movimentos de inspiração e expiração. O desenvolvimento do diafragma também pode significar períodos de soluço, nos quais a gestante identifica movimentos rítmicos vindos da barriga.

Nesse período o bebê terá cerca de 1,8 quilogramas e continuará a ganhar peso rapidamente de forma que, até o nascimento, ele tenha aproximadamente 3 quilogramas.

O bebê inicia o ciclo de sono-vigília no terceiro trimestre gestacional, de forma que a futura mamãe possa perceber os períodos nos quais ele está acordado e mais agitado e quando estiver dormindo e tranquilo.

Entre a 35ª e a 40ª semanas os cuidados no terceiro trimestre gestacional devem continuar. O bebê já terá a temperatura corporal controlada, ele apresentará a rede neural formada e terá diversos reflexos.

O sistema gastrointestinal ainda não estará completamente formado, mas isso não é prejudicial ao parto visto que ele só estará totalmente desenvolvido após o nascimento, com três ou quatro meses de vida.

Quais as principais mudanças no corpo da mulher nesse período?

A gestante deve ter vários cuidados no terceiro trimestre gestacional tanto para garantir o pleno desenvolvimento do bebê como também para ter mais conforto nesse período.

Nessa fase o crescimento da barriga exigirá o uso de roupas mais confortáveis e maleáveis para não apertar a região abdominal. Além disso, ocorre a multiplicação das glândulas mamárias, provocando o aumento dos seios. A gestante deve aproveitar o período para informar-se sobre a amamentação e seguir às orientações do obstetra.

Esse período também é marcado pelo aparecimento de varizes, problemas na circulação sanguínea nas pernas e inchaço na região dos tornozelos causados, principalmente, pela pressão exercida pelo útero.

As dores na coluna e vértebras podem aumentar nas últimas semanas o que exige atenção ao peso e correção da postura por parte da gestante. Essas dores podem ficar ainda mais intensas devido às contrações que ficam mais comuns com a aproximação do parto.

Devido ao crescimento da barriga e seios, é indicado que a gestante hidrate bem a região, evitando tanto o ressecamento como também o surgimento de estrias.

Quais os cuidados no terceiro trimestre gestacional?

Os cuidados no terceiro trimestre gestacional estendem-se a outras questões importantes para garantir a saúde e bem-estar da gestante e do bebê. Conheça alguns aspectos importantes dessa fase a seguir.

Exames e consultas

Nessa fase a maior parte dos exames já foram realizados, sendo que o obstetra pode solicitar algum extra de acordo com o quadro nesses cuidados no terceiro trimestre gestacional. Alguns exames frequentemente solicitados são de tolerância à glicose, para identificar o diabetes gestacional, de urina para controle de infecções e para identificar infecção por estreptococos tipo B, que pode causar pneumonia e outras doenças no bebê.

Além disso, as consultas ficam mais frequentes, devendo ser a cada 15 dias a partir da 34ª semana de gestação e semanalmente quando a 40ª estiver próxima.

Parto

Entre os cuidados no terceiro trimestre gestacional destaca-se à atenção ao parto. Além de escolher o tipo de parto e os profissionais que vão atuar nesse momento tão importante, a gestante deve deixar tudo pronto, como a bolsa de maternidade, os documentos etc.

Além disso, é importante que ela se atente aos sinais que podem indicar a proximidade do parto, como frequência das contrações ou rompimento da bolsa amniótica.

Rotina

Conforme o parto se aproxima, a rotina da gestante deve ficar mais tranquila, evitando estresse e situações de risco. Os especialistas indicam que a gestante dirija até meados do sétimo ou oitavo mês de gestação, pois, uma freada brusca, por exemplo, pode provocar o descolamento prematuro da placenta e outros danos.

Quanto ao trabalho não há problemas de a gestante manter-se ativa até o final da gestação, desde que esteja bem-disposta e não exerça atividades de risco. Ainda assim a licença-maternidade pode ser solicitada até 28 dias antes do parto, caso o médico avalie que a paciente precisa de repouso.

Para se sentir mais disposta a gestante pode optar por 30 minutos de exercícios físicos diariamente, no entanto, ela deve manter um ritmo moderado nas atividades. Deve-se optar por práticas mais tranquilas como caminhada, yoga, hidroginástica, alongamentos e bicicleta ergométrica, por exemplo.

Alimentação

Uma alimentação saudável e balanceada deve ser mantida durante toda a gestação, mesmo se a gestante alegar falta de apetite. As refeições devem ser feitas a intervalos regulares e em quantidades menores, o que evita o refluxo e vômito.

A gestante deve manter a ingestão de suplementos vitamínicos e beber muita água, assim como manter uma alimentação rica em minerais, gorduras saudáveis, carboidratos de origem integral e vitaminas.

Os cuidados no terceiro trimestre gestacional são diversos e fundamentais para o bem-estar da gestante e do bebê. É essencial que as recomendações do obstetra sejam seguidas à risca visando um parto mais saudável, seguro e tranquilo.

 

Fonte: Ministério da Saúde;

Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas