Fale conosco pelo WhatsApp

Dia internacional da Mulher: cuidados antes da gestação

Dia internacional da Mulher: cuidados antes da gestação

Os cuidados antes da gestação começam assim que a decisão de se ter um filho é tomada. Afinal, gerar uma nova vida está entre os acontecimentos mais incríveis do mundo, mas exige cuidado e preparação para dar à luz a uma nova vida.

O momento mais sonhado e idealizado por muitas mulheres é a gravidez.  Se você e seu parceiro estão prontos e decidiram que é hora de ter um bebê, os cuidados antes da gestação serão essenciais para garantir nove meses saudáveis para toda a família.

Dia internacional da Mulher: cuidados antes da gestação

Inclua um check-up nos cuidados antes da gestação

Consulte seu ginecologista. Ele irá orientá-la sobre todo processo para se ter uma gravidez sadia e quais exames devem ser realizados. Vale informá-lo sobre qualquer desconforto, dor, mudanças no seu corpo e organismo para que ele possa analisar qualquer sintoma ou condição de forma correta. Com o conhecimento do seu histórico médico, ele também conseguirá checar se há algum cuidado que deve ser tomado antes ou durante a gestação para que o bebê se desenvolva da melhor maneira possível.

Os exames são um dos principais cuidados antes da gestação que garantem uma gravidez mais tranquila e saudável. O médico poderá acompanhar caso haja alguma alteração nos resultados e monitorar a saúde da mãe e do bebê. Alguns exames pré-concepcionais que são importantes para avaliar possíveis disfunções, sendo eles:

Hemograma completo, para verificar a saúde geral da futura mamãe e avaliar seu quadro de imunidade.

Tipo sanguíneo, para saber qual o tipo sanguíneo e o fator RH dos futuros pais.

Exame de urina, para detectar possíveis infecções no trato urinário que podem se associar a desnutrição do bebê, abortos espontâneos ou parto prematuro.

Exame de fezes, para identificar se há presença de parasitas e bactérias que podem contribuir com doenças que afetam substâncias importantes para o desenvolvimento do bebê como mineral e ferro. Além de checar a função imunológica do intestino e bactérias benéficas.

Glicemia de jejum, para avaliar o risco ou presença de diabetes. Caso se apresente, a doença pode ocasionar abortos espontâneos ou má formação do feto.

Exame de pressão, para identificar se a mulher sofre de hipertensão. Com essa alteração há risco de pré-eclâmpsia (disfunção dos vasos sanguíneos) durante a gravidez.

Cuidados antes da gestação que você deve ter

1 – Cuide do seu corpo

Um cronograma de atividades físicas que você tenha costume de praticar ou que goste de realizar vai fazer a diferença durante esse período. Manter o corpo ativo irá beneficiar você e o bebê durante todas as etapas da gestação. Consulte seu médico e saiba quais exercícios são indicados para você.

Os de baixo impacto estão liberados, mesmo assim converse com o seu ginecologista obstetra e evite qualquer complicação nesse período de tentante.

2 – Mantenha a alimentação saudável

A alimentação, tanto da mãe quanto do pai, influencia muito na fertilização e em todo processo gestacional. Insira verduras, frutas, legumes, alimentos ricos em cálcio, zinco e ácido fólico na sua dieta. Além do aconselhamento do ginecologista, ser acompanhada de um nutricionista torna essa reeducação alimentar mais fácil e eficaz.

3 – Diga não às substâncias nocivas

O álcool, tabaco e outras drogas trazem riscos para gravidez e podem deixar sequelas ao bebê. Os cuidados antes da gestação incluem a mudança de hábitos em relação ao consumo desses produtos a fim de evitar problemas tanto para gerar o bebê, quanto para a mulher durante todo o período da gestação.

4 – Mantenha as vacinas em dia

É importante tomar o imunizante contra rubéola para que não haja a doença durante a gravidez, que pode trazer sequelas ao bebê. Essa vacina deve ser tomada três meses antes de engravidar. Já para estar imune à hepatite B é preciso tomar a vacina com seis meses de antecedência a gravidez. A doença pode ser transmitida durante o parto, por isso é importante que as vacinas sejam um dos cuidados antes da gestação.

5 – Se relacione sem preocupações

Muitas vezes quando se decide ter um filho, o casal fica tenso em relação ao ato sexual. Muita programação, entretanto, pode atrapalhar a fluidez do momento. O ideal é seguir com a rotina sexual do casal ou até mesmo consultar sua ginecologista para tirar qualquer dúvida que possa surgir.

6 – Cuide da sua saúde mental

Tão importante quanto a sua saúde física, sua saúde mental deve estar no topo da lista de prioridades para os cuidados antes da gestação. Ter um filho é uma decisão importante e acarreta em novas sensações, sentimentos e responsabilidades. Você pode escolher o processo terapêutico com o qual se sente mais confortável e aproveitar esse momento de auto cuidado.

7 – Vá ao dentista

Um dos cuidados antes da gestação que pouco se fala é a visita ao dentista. Por conta de alterações hormonais na gravidez, a mulher pode ter problemas dentários. Então é importante fazer um check-up para evitar desconfortos durante o período.

Acompanhamento médico, uma boa alimentação e uma rotina de exercícios, evitando excessos e consumos prejudiciais ao corpo. Os cuidados antes da gestação buscam uma vida mais regrada e saudável para corpo e mente se preparem para o momento de tamanha grandeza: gerar outro ser humano. Se sentindo segura e saudável, você poderá relaxar e curtir cada instante.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas