Fale conosco pelo WhatsApp

Importância de pesquisar a clínica de fertilização antes da primeira FIV

Importância de pesquisar a clínica de fertilização antes da primeira FIV

A vida de tentantes pode ser repleta de ansiedade, em especial, quando a tentativa de engravidar é superior a um ano. A indicação, após períodos longos sem conseguir a gestação, é procurar por ajuda especializada em uma clínica de reprodução humana assistida.

Importância de pesquisar a clínica de fertilização antes da primeira FIV

Na clínica de reprodução humana assistida, além de encontrarem a causa da infertilidade, os médicos especialistas podem indicar o tratamento mais viável, isso de acordo com o quadro clínico da paciente/casal.

Mas como encontrar uma clínica de fertilização? A resposta é simples, com muita pesquisa e até por indicação. O Brasil tem políticas e práticas renomadas em reprodução assistida, logo encontrar uma clínica de fertilização pode ser um processo fácil, mas requer que o paciente se atente a diversos detalhes, sendo eles:

  • Procurar por profissionais devidamente registrados em entidades profissionais;
  • Certificar-se se o médico é ginecologista e obstetra ou urologista;
  • Se o profissional atua em uma clínica particular ou como membro da equipe médica de algum hospital;
  • Verificar o endereço da clínica (localização e autorização de funcionamento da mesma);
  • Verificar a estrutura desse local de atuação;
  • Conferir os registros médicos da equipe da clínica de fertilização;
  • Procure por pessoas que fizeram tratamentos com este médico. Isso pode ser feito pelas redes sociais, por exemplo.

Um dos detalhes, que são primordiais, é verificar o registro dos médicos responsáveis pela clínica de fertilização e isso é possível no Conselho Regional de Medicina de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, a consulta deve ser feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp.

A pesquisa é online e neste canal o paciente tem acesso a formação do profissional, sua especialização e o seu registro profissional, sendo que esse dado é o que confirma a autorização do médico para exercer a profissão.

  1. Questões acerca da clínica de fertilização
  2. Custos de um tratamento de infertilidade
  3. Chances de sucesso da reprodução assistida
  4. O que perguntar na primeira consulta?

Questões acerca da clínica de fertilização

Muitas são as dúvidas dos pacientes que estão à procura de ajuda para realização do sonho da maternidade/paternidade. Uma das primeiras questões está relacionada aos tipos de tratamentos de combate a infertilidade. Clínicas de fertilização com boa estrutura oferecem os procedimentos médicos existentes na atualidade.

Fertilização in Vitro (FIV), mini FIV, inseminação artificial, ICSI são os tratamentos que ajudam na tentativa da gestação, sendo que clínicas, como a Mater Prime, oferecem procedimentos mais complexos como a tratativa para o útero de substituição, ovodoação, ovorecepção, diagnóstico genético pré-implantacional e preservação da fertilidade por meio da criopreservação.

Contar com um local que oferte todos os procedimentos ajuda a tranquilizar os tentantes, assim como a tornar o processo mais cômodo, sem diversos deslocamentos para locais distintos.

Custos de um tratamento de infertilidade

A segunda questão é relacionada aos custos dos tratamentos. É importante ressaltar que é proibido pelo Conselho Federal de Medicina informar valores de tratamentos por telefone ou qualquer outro tipo de canal de comunicação. Tal dado só pode ser informado pessoalmente e em consulta médica, pois valores tem relação direta com a complexidade do caso e isso varia de paciente para paciente.  Logo, se encontrar algum profissional que tenha essa atitude, desconfie!

É sabido apenas que tratamentos em uma clínica de fertilização têm custo elevado, pois envolvem investigação diagnóstica, todos os procedimentos de reprodução assistida, equipe médica, medicamentos, laboratório e demais necessidades.

Por isso é muito importante pesquisar a clínica de fertilização antes da primeira FIV, pois caso seja necessário a realização de uma segunda tentativa, essa também será precificada.

Chances de sucesso da reprodução assistida

Outro questionamento acerca do trabalho de uma clínica de fertilização refere-se ao sucesso dos tratamentos. Precisar dados não é  possível, porém estudos indicam as taxas de sucesso com base no número de vezes que as mulheres são submetidas a uma Fertilização in Vitro (FIV).

A estimativa é que a chance de sucesso na primeira tentativa de FIV é de 40%, e esse índice aumenta nas tentativas subsequentes. Logo, é um tratamento com boa eficácia e hoje, devido o avanço da medicina de reprodução assistidas, os protocolos são personalizados com base na saúde e demais condições dos pacientes.

O que perguntar na primeira consulta?

Simplesmente tudo. Nesse primeiro encontro com o médico especialista em reprodução assistida, ele investigará fatores hereditários e genéticos dos pacientes que buscam vencer a infertilidade. É necessário ser franco, levar exames anteriores (caso os tenha) e tirar todas as dúvidas sobre as técnicas ofertadas pela clínica de fertilização.

Em resumo, cautela e muita pesquisa devem fazer parte da rotina dos pacientes que estão à procura de uma clínica de reprodução humana.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas