Fale conosco pelo WhatsApp

Como calcular a ovulação?

Como calcular a ovulação

O sonho de gerar uma vida passa por vários processos. Dentre eles está a ovulação, que marca o momento em que o óvulo é liberado por um dos ovários para ser fecundado. Por isso, é interessante que as mulheres que desejam engravidar saibam como calcular a ovulação.

Como calcular a ovulação

A ovulação é o período do ciclo menstrual no qual a mulher está fértil. No entanto, como não se trata de uma regra absoluta, pode ser que a paciente continue com a fertilidade em alta alguns dias depois do processo de liberação do óvulo. Por esse motivo, saber como calcular a ovulação envolve, impreterivelmente, conhecer o próprio ciclo menstrual.

Confira a seguir como fazer o cálculo da ovulação com informações cedidas pelos ginecologistas da Mater Prime.

Como é feito o cálculo da ovulação?

Para entender como calcular a ovulação é necessário compreender como ocorre o ciclo menstrual. Geralmente, os ciclos possuem uma média de 28 dias, podendo variar para mais ou para menos em algumas pacientes caracterizando a menstruação irregular.

O período menstrual é dividido em duas fases. A primeira é a fase lútea, que tem início no primeiro dia da menstruação. Conforme a camada endometrial é descolada e expelida pelo corpo, ocorre uma diminuição na produção de estrogênio e progesterona. Nesse momento, vários comandos são enviados pelo cérebro para induzir a produção do hormônio folículo estimulante (FSH), responsável pelo processo de amadurecimento dos folículos nos ovários.

No início, diversos folículos começam a se desenvolver, entretanto, somente o mais rápido atinge o amadurecimento necessário para cessar a evolução dos demais. Esse folículo continua a se desenvolver progressivamente até alcançar entre 20 a 26 milímetros, se transformando em um óvulo maduro.

Considerando um ciclo menstrual de 28 dias, todo esse processo da fase folicular ocorre em 14 dias. Quando o óvulo maduro é liberado, inicia-se a fase lútea. É neste momento que a fertilidade feminina está em alta e a fecundação torna-se mais facilitada.

Isso acontece porque na fase lútea ocorre uma combinação de dois fatores: o aumento na produção de estrogênio e a produção do hormônio luteinizante (LH). Por conta disso, o espermatozoide encontra um caminho menos complicado para fecundar o óvulo.

Tendo esse processo em mente, fica mais simples calcular a ovulação. Exemplificando: uma mulher com ciclo menstrual de 28 dias faz o cálculo da ovulação contando 14 dias a partir do início da menstruação. Ou seja, se a menstruação dela iniciar no dia 06/01 a ovulação começará no dia 20/01.

Conforme dito anteriormente, o momento exato da ovulação não é uma regra fixa. Algumas mulheres podem levar entre 10 a 18 dias para ovular, portanto, é importante se consultar periodicamente com um ginecologista para saber sobre as particularidades do ciclo menstrual de cada paciente.

Calendário para calcular a ovulação

Quais são os sintomas da ovulação?

Paralelamente ao cálculo da ovulação, a paciente também pode notar os sinais do organismo que indicam a proximidade do período fértil. Alguns dos sintomas da ovulação são:

  • Dor nos seios (mastalgia);
  • Aumento no desejo sexual;
  • Muco cervical claro e elástico;
  • Desconforto na região abdominal;
  • Câimbra ou dor na região pélvica;
  • Mudança na posição ou firmeza do cérvix;
  • Maior sensação de olfato, paladar ou visão;
  • Aumento da temperatura corporal, sendo que a mudança é mais nítida com o uso de um termômetro.

É importante ressaltar que os sintomas da ovulação são variáveis de uma paciente para outra, sendo que algumas podem não apresentar sinais. Portanto, saber como funciona o ciclo menstrual e como calcular a ovulação oferece mais chances para a mulher engravidar por meios naturais.

Como funciona o teste para calcular a ovulação?

O teste de ovulação é um recurso que as mulheres podem utilizar para calcular a ovulação com uma probabilidade maior de acerto. Eles são adquiridos em farmácias e identificam a presença do hormônio luteinizante, cujo aumento na produção ocorre cerca de 24 horas antes da liberação do óvulo.

Os testes de ovulação são realizados com fluidos corporais, sendo a urina o método mais tradicional. Para que o resultado do cálculo da ovulação seja o mais assertivo possível, a paciente deve seguir as orientações na bula do fabricante do teste.

É possível engravidar depois do dia da ovulação?

Sim. Os especialistas da clínica de reprodução humana Mater Prime consideram como período ideal entre 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação para as mulheres com ciclos menstruais regulares (28 dias).

Isso porque os espermatozoides sobrevivem até 72 horas nas Trompas de Falópio. Portanto, o espaço de tempo permite que o óvulo seja amadurecido, liberado e encontre o gameta masculino nas trompas para fecundação. Além disso, como o óvulo sobrevive cerca de 24 horas no organismo, a fecundação também pode acontecer após o momento da liberação do óvulo.

É interessante que as mulheres que sonham com a gestação saibam como calcular a ovulação para potencializar as chances de chegar no final de 2020 com um bebê nos braços. Caso queira conhecer como funciona seu ciclo menstrual, entre em contato conosco e agende uma consulta com um dos ginecologistas da Mater Prime.

Agendar uma consulta - CTA Mater Prime

Fonte:

Clínica Mater Prime;

American Pregnancy Association;

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas