Fale conosco pelo WhatsApp

Tentantes: como calcular o período fértil?

Tentantes: como calcular o período fértil?

O sonho da maternidade faz com que milhares de casais façam um planejamento bem elaborado para concretizar tal desejo. Os tentantes, como são denominados na linguagem médica, precisam estar atentos ao período fértil, momento esse em que o corpo feminino se prepara para uma possível fecundação. Porém, identificar esse período nem sempre é simples.

É mais comum os tentantes provisionarem os dias férteis por meio da tabelinha, mas isso está condicionado àquelas mulheres com um ciclo menstrual extremamente regular. Outra forma é com o auxílio de um teste de farmácia em que é possível medir o nível de hormônio que induz a ovulação.

Tentantes: como calcular o período fértil?

Independentemente da forma como esses dias serão identificados, é importante que esse casal passe por um aconselhamento médico, para descartar doenças que afetem a fertilidade, assim como seja explicado como é todo esse processo. Para tornar o entendimento um pouco mais fácil, os especialistas da Mater Prime explicaram como é calculado o período fértil e disponibilizaram ainda uma calculadora, para ajudar os tentantes nessa fase. Confira!

Tentantes: O que é dia fértil?

Para tornar o entendimento mais fácil aos tentantes que estão fazendo as contas para identificar os melhores dias para se manter a relação sexual, vamos explicar como é o ciclo menstrual e como o organismo feminino se prepara mensalmente para uma gestação. A estimativa médica é que as mulheres tenham ciclos de 28 dias — essa média pode variar para mais ou para menos.

Com base em um ciclo de 28 dias, podemos dividir esse período em duas fases, sendo elas:

  • Fase folicular;
  • Fase Lútea.

Para cada uma dessas fases, subentende-se que o tempo é de 14 dias para cada uma. A fase folicular começa no primeiro dia do ciclo menstrual. Assim que a camada do endométrio começa a se descolar (é assim que a menstruação é oriunda) o ovário tem sua função suspensa, como se tivesse adormecido.

Isso resulta na queda da produção de dois hormônios importantes, sendo eles o estrogênio e a progesterona. Nessa hora o cérebro emite comandos, por meio da hipófise, para que seja produzido o hormônio folículo estimulante (FSH), sendo esse responsável pela indução do amadurecimento dos folículos nos ovários para que eles se tornem óvulos.

Diversos folículos começam esse desenvolvimento, mas apenas um (o mais rápido) amadurece a ponto de cessar o crescimento dos demais. Esse folículo passa a crescer, sendo 2 milímetros ao dia, até o chegar ao tamanho que varia de 20 a 26 milímetros.

Todo esse processo faz com que esse folículo “expulse” um óvulo maduro e receptível a uma gestação, sendo que isso ocorre no 14º após o primeiro dia do ciclo menstrual da mulher. A produção do estrogênio nesse período prepara ainda o útero para o futuro embrião.

A Fase Lútea começa com o pico da produção de estrogênio a preparar o útero para uma possível gestação, e é nesse período que o corpo feminino começa a dar sinais da ovulação e de seu potencial de fertilidade. No 14º dia, a hipófise impulsiona a produção do hormônio luteinizante (LH).

Ele é quem vai ajudar o folículo a amadurecer o óvulo e por consequência, liberá-lo no sistema reprodutor feminino. A progesterona, somada ao LH, torna o caminho a ser percorrido pelo espermatozoide menos complicado, facilitando a motilidade do material biológico masculino de encontrar o óvulo.

Caso não ocorra a fecundação, o corpo feminino elimina a camada endometrial e o ciclo recomeça. Com base em todo o ciclo, pode-se dizer que o período fértil da mulher vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.

Exemplificando em um ciclo de 28 dias, essa mulher estará em período fértil entre o 12º dia a contar do primeiro dia da menstruação até o 17º, sendo que o seu dia fértil será no 14º dia.

Calculadora do período fértil

É importante alerta aos tentantes que esses cálculos têm como base um ciclo menstrual de 28 dias, sendo esse ciclo infalível — sem falhar nenhum mês. Entretanto, existem mulheres com ciclos de tempo menor ou maior. Logo, para calcular, é necessário que essa mulher faça uma média de seus ciclos menstruais.

Outra forma é utilizar a calculadora fértil que a Mater Prime disponibiliza aos casais tentantes.

Tempo de tentantes

É muito importante ressaltar que os tentantes se enquadram naquela porcentagem que tem idade inferior a 35 anos e que está tentando a gestação há 12 meses. Para casais em que a mulher tem idade superior a 35 anos, esse momento de tentantes é diminuído para seis meses.

Outra forma de calcular o período fértil é quando o casal de tentantes está com assistência de um ginecologista que indicou o tratamento chamado de coito programado (namoro programado). Neste caso, os tentantes terão auxílio medicamentoso para a indução da ovulação (isso no caso das mulheres), sendo que o período fértil é identificado com o auxílio de ultrassonografias.

Com base nesse exame de imagens, são indicados os dias que os tentantes devem manter relação sexual para tentar a gestação.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas