Tentantes: Como calcular o período fértil?

Fale conosco pelo WhatsApp

Para identificar seu período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação

O período fértil diz respeito ao intervalo de tempo em que a mulher tem mais chances de engravidar ao ter uma relação sexual desprotegida. Para quem está tentando engravidar, entender como identificar esses dias em que o organismo está pronto uma possível fecundação pode favorecer bastante o processo de tentante. O método é popularmente conhecido como “tabelinha”.

Levando em consideração um ciclo menstrual regular, o período fértil tem duração aproximada de 6 dias, sendo que a ovulação acontece cerca de 14 dias antes da menstruação. Nestes casos, o cálculo dos dias com maiores chances de engravidar é bastante simples, bastando descontar 14 dias da duração total do ciclo e considerar também os dois dias antes e os dois dias depois da data obtida.

Isso significa que, em um ciclo regular de 28 dias, o período fértil fica entre o 12º e o 16º dia. No caso de ciclos irregulares, o cálculo é mais complicado e impreciso, sendo mais recomendado que a mulher procure um especialista para ajudá-la nesta tarefa.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um processo natural do organismo feminino e corresponde ao intervalo de tempo entre o primeiro dia da menstruação e o último antes da menstruação seguinte. Ao longo deste ciclo, o corpo se prepara para uma possível gravidez, realizando uma série de mudanças que são divididas em 3 fases:

  1. Fase folicular: vai do primeiro dia da menstruação até o início da ovulação, sendo marcada pelo aumento gradual da concentração de hormônios femininos, conforme os óvulos amadurecem;
  2. Fase ovulatória: ocorre cerca de 2 semanas após o início do ciclo e é marcada pela liberação do óvulo. É dentro desta etapa que está o período fértil;
  3. Fase lútea: ocorre nos 12 últimos dias de ciclo, aproximadamente. Nesta etapa, são liberados hormônios que ajudam a manter o revestimento interno do útero, preparando-o para a implantação do óvulo fertilizado. Quando a gestação não ocorre, acontece a menstruação e o ciclo é reiniciado.

Sinais que ajudam a identificar o período fértil

Mesmo em ciclos menstruais regulares, o cálculo do período fértil nem sempre é 100% preciso, uma vez que existem diversos fatores que podem influenciar na produção hormonal e na ovulação. Por isso, além de saber fazer as contas em relação aos dias férteis, é importante que a mulher saiba identificar os principais sinais de que ela está no período fértil. São eles:

  • Aumento do desejo sexual;
  • Aumento da sensibilidade nas mamas;
  • Temperatura corporal levemente elevada;
  • Aumento do muco vaginal, que deve ser sem cheiro e de aparência clara e transparente.

Conheça a calculadora fértil da Mater Prime

A calculadora de período fértil da Mater Prime realiza o mesmo cálculo descrito acima, levando em consideração a duração regular do ciclo menstrual e a data de início da última menstruação. Basta que a paciente informe esses dados para que a ferramenta mostre a data estimada do próximo período fértil, da ovulação e do início da próxima menstruação.

Para facilitar a visualização da paciente, a calculadora fértil fornece um calendário com informações visuais a respeito dessas datas.

Adicione seus dados na calculadora fértil da Mater Prime e descubra qual é o seu período fértil.

Exames que ajudam a detectar o período fértil

Especialmente no caso de ciclos irregulares, em que o cálculo do período fértil não é tão preciso, pode ser interessante que a mulher realize testes de ovulação. Este tipo de exame pode ser comprado em farmácias, e identifica a concentração do hormônio LH — que estará aumentada durante os dias férteis.

Um ultrassom transvaginal também permite identificar se a mulher está no período fértil a partir da mensuração dos folículos ovarianos.

O que pode interferir no período fértil?

Tanto questões físicas como emocionais podem afetar a ovulação e, consequentemente, o período fértil. Fatores como estresse, ansiedade e insônia podem influenciar diretamente no ciclo menstrual, assim como o uso de medicamentos hormonais, consumo exagerado de soja, obesidade e síndrome dos ovários policísticos. Todas essas condições precisam ser investigadas, caso a mulher apresente dificuldade para engravidar.4

Período fértil para pessoas que usam métodos contraceptivos

Mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais não apresentam período fértil, exceto nos casos em que a administração dos medicamentos é feita de maneira inadequada ou desorganizada. Este tipo de método contraceptivo mantém uma quantidade fixa de hormônios no organismo feminino, não permitindo o crescimento dos folículos para a liberação dos óvulos.

Fontes:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia — Febrasgo;

Clínica de Reprodução Humana – Mater Prime.

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x