Congelar óvulos ou embriões: qual a melhor opção?

Fale conosco pelo WhatsApp
Congelar óvulos ou embriões: qual a melhor opção?

Há diversas diferenças entre congelar óvulos ou embriões, portanto é necessário compreender suas necessidades para optar pelo procedimento adequado

A reprodução assistida é uma área da Medicina que evoluiu muito nos últimos anos, oferecendo diversas possibilidades para casais que desejam ter filhos, mas enfrentam dificuldades para engravidar naturalmente.

Uma dessas possibilidades é a de congelar óvulos ou embriões, processos que permitem preservar a fertilidade e adiar a gestação para um momento mais adequado.

Mas qual é a diferença entre congelar óvulos ou embriões? E qual é a melhor opção para cada caso? Entenda as principais características, indicações, vantagens e desvantagens de cada procedimento.

Fale com nossa equipe para entender mais sobre a criopreservação!

Qual a diferença de congelamento de óvulo e embrião?

Sobretudo, congelamento de óvulos ou embriões é um procedimento muito utilizado atualmente por clínicas que realizam tratamento de fertilização in vitro (FIV). Contudo, podemos dizer que, mesmo tendo processos em comum, ambos têm suas próprias características.

O congelamento de óvulos é o processo no qual os gametas femininos são coletados dos ovários após uma estimulação hormonal e armazenados em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196°C.

Esses óvulos podem ser usados posteriormente para realizar uma fertilização in vitro (FIV), na qual eles são descongelados e fecundados por espermatozoides em laboratório, gerando embriões que podem ser transferidos para o útero da mulher.

Já o congelamento de embrião é o procedimento no qual os óvulos já fecundados por espermatozoides em laboratório são deixados em cultivo por cerca de 5 a 6 dias e, em seguida, os embriões que se desenvolverem são congelados e armazenados. As condições são as mesmas do congelamento de óvulos, porém com material genético do casal.

Tais embriões podem ser usados posteriormente para realizar uma transferência embrionária, na qual eles são descongelados e implantados no útero da mulher.

Congelamento de óvulos

Muito se questiona sobre o procedimento de congelar óvulos ou embriões, desde qual o melhor tratamento, até os requisitos que cada um deve cumprir. Portanto, respondemos as principais dúvidas relacionadas a esses processos.

Quando o congelamento de óvulos é indicado?

Em síntese, o congelamento de óvulos é indicado para mulheres que querem postergar a maternidade por motivos pessoais, mas que não querem perder a chance de ter filhos biológicos no futuro.

Isso porque a qualidade e a quantidade dos óvulos diminuem com o avanço da idade, reduzindo as chances de gravidez natural ou por FIV.

Além disso, o congelamento de óvulos também é indicado para mulheres que vão passar por tratamentos que podem afetar a reserva ovariana, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgias nos ovários. Nesses casos, o congelamento de óvulos pode ser uma forma de preservar a fertilidade antes do tratamento.

Quais as vantagens do congelamento de óvulos?

Uma das principais vantagens do congelamento de óvulos é que ele dá mais autonomia reprodutiva para a mulher, pois ela pode decidir quando e com quem quer ter filhos. Ela não precisa ter um parceiro ou parceira no momento do congelamento, pois os óvulos pertencem apenas a ela e podem ser fertilizados posteriormente com qualquer sêmen, seja do parceiro ou de banco de sêmen.

Agende uma consulta com nossos especialista e entenda qual congelamento é indicado para você!

Congelamento de embriões

O congelamento de embriões também é bastante discutido e questionado por muitas mulheres que estão em dúvida entre congelar óvulos ou embriões.

Quando o congelamento de embriões é indicado?

O congelamento de embriões é indicado para casais que já têm um relacionamento estável e que querem adiar a gestação por motivos pessoais ou médicos. Por exemplo, nos casais que já realizaram uma FIV e que têm embriões excedentes, esses são congelados para tentar uma nova gravidez no futuro, caso queiram. Ou casais que precisam adiar a transferência embrionária por algum motivo, como risco de hiperestimulação ovariana ou infecção uterina.

Além disso, o ato de congelar os embriões também é indicado para casais que querem realizar um diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), o qual consiste em analisar os embriões antes da transferência para detectar possíveis alterações cromossômicas ou genéticas que possam comprometer a saúde do bebê.

Quais as vantagens do congelamento de embriões?

Há diversas vantagens sobre o congelamento de embriões, no entanto, a principal é que ele tem uma taxa de sobrevivência e de sucesso maior do que o congelamento de óvulos, uma vez que os embriões são mais resistentes ao processo de congelamento e descongelamento.

Importância do aconselhamento médico para decisão do melhor tratamento

Como vimos, o processo de congelar óvulos ou embriões são opções válidas para preservar a fertilidade e planejar a gestação. No entanto, cada caso é ímpar e depende de diversos fatores, como:

  • Idade da mulher;
  • Qualidade dos gametas;
  • Estado civil do casal;
  • Objetivo reprodutivo;
  • Entre outros.

Por isso, é fundamental consultar um médico especialista em reprodução humana para avaliar as condições clínicas e as expectativas de cada paciente e indicar o melhor tratamento para cada situação. Assim, é possível garantir uma escolha consciente e segura entre congelar óvulos ou embriões, que respeite os desejos e os direitos de cada um.

Entre em contato com a Mater Prime!

Fontes:

Mater Prime

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Conselho Federal de Medicina – CFM

Agende sua consulta

Para agendar uma consulta, preencha o formulário abaixo com seus dados e nossa equipe retornará para confirmar o agendamento

Posts Recentes

Categorias

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

Clínica

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Agende sua consulta

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x