Existe limite para as tentativas de Fertilização in Vitro?

Fale conosco pelo WhatsApp

A FIV pode falhar por diversos fatores. Entenda qual é o limite para novas tentativas.

Por mais que os tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), sejam capazes de aumentar as chances de engravidar, nem sempre é possível obter sucesso na primeira tentativa. Nesses casos, pode ser necessário realizar novas tentativas ou adotar outras estratégias para que a gravidez seja conquistada.

No entanto, existem alguns critérios que devem ser considerados ao se realizar novas tentativas de fertilização in vitro. Entenda melhor no conteúdo a seguir.

Realize a tão sonhada Fertilização in Vitro com os especialistas da Mater Prime!

Agende uma consulta

O que é a fertilização in vitro?

Antes de entendermos como ocorrem e se existem limites para as tentativas de FIV, é importante contextualizarmos esse tratamento. Basicamente, a fertilização in vitro é um tratamento de reprodução assistida de alta complexidade que consiste na promoção do encontro entre o óvulo e o espermatozoide em ambiente laboratorial.

Para isso, é feita a coleta dos óvulos por meio de um tratamento hormonal de estimulação ovariana e do sêmen do parceiro da paciente. Em alguns casos, tanto o sêmen, quanto os óvulos podem ser coletados de doadores anônimos por meio de bancos especializados.

Após a fecundação, os embriões gerados são cultivados por alguns dias até que estejam prontos para a transferência, que é feita diretamente no útero. Isso faz com que as chances de efetivação da gravidez aumentem consideravelmente.

O que pode causar falha na FIV?

Quando se fala em tentativas de fertilização in vitro, nos referimos à possibilidade que esse tratamento tem de falhar. Isso ocorre porque existem diversos fatores que, mesmo com as chances de sucesso aumentadas, podem influenciar negativamente no estabelecimento da gravidez. São eles:

  • Baixa qualidade embrionária;
  • Problemas genéticos no embrião;
  • Baixa receptividade do endométrio;
  • Falhas durante a transferência;
  • Alterações uterinas e tubárias;
  • Interação inadequada entre embrião e endométrio.

Nos casos em que ocorre falha no tratamento, o indicado é investigar o problema causador e estabelecer as diretrizes para uma ou mais tentativas de FIV.

O que deve ser feito antes de novas tentativas de fertilização in vitro?

Entender o que fazer antes de tentativas de fertilização in vitro é um processo individualizado. Isso porque cada caso é um caso e é importante avaliar como o organismo materno tem reagido aos tratamentos.

Sendo assim, para que sejam realizadas novas tentativas de fertilização in vitro, é importante se atentar a critérios muito específicos. Um deles é a idade da paciente, já que a capacidade fértil da mulher diminui progressivamente — tanto pela redução da reserva ovariana, quanto pela qualidade dos óvulos — a partir dos 35 anos, e isso pode estar afetando o sucesso do tratamento.

Outra avaliação que deve ser feita é a possível necessidade de algum tratamento específico antes das novas tentativas de fertilização in vitro, seja para melhorar a receptividade do endométrio ou para tratar alguma condição específica do útero ou das trompas que esteja dificultando ou impedindo a implantação do embrião.

Além disso, é importante considerar fatores paternos como causadores de uma falha na FIV. Nesses casos, podem ser necessárias intervenções como a fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), por exemplo.

Qual é o limite para novas tentativas de FIV?

Estabelecer um limite para novas tentativas de fertilização in vitro não é fácil. Na verdade, não existe, exatamente, um número máximo de tentativas de FIV que podem ser realizadas por um casal. Tudo depende da quantidade de tentativas realizadas anteriormente e das causas das falhas.

Sendo assim, podemos dizer somente a avaliação detalhada do médico especialista em reprodução humana será capaz de determinar se são possíveis ou não, para casa casal, novas tentativas de fertilização in vitro. Muitos casos, inclusive, podem ter as chances aumentadas à medida que novas tentativas são realizadas.

Isso faz com que pensemos, mais uma vez, na importância de entendermos que a jornada da fertilização in vitro nem sempre é um caminho fácil, mas, também, não precisa ser um caminho de frustrações e desistências. Cada um tem seu tempo, e desistir da realização do sonho de ter filhos não precisa ser uma opção.

Se você tem problemas para engravidar e quer saber mais sobre como funcionam os tratamentos e tentativas de fertilização in vitro, entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

 

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana