Estudos sugerem que celular no bolso causa infertilidade devido à exposição dos testículos à radiação
A tecnologia é uma ferramenta essencial no cotidiano. Por isso, as pessoas passam o dia conectadas à internet por diferentes dispositivos eletrônicos por razões profissionais e pessoais. Com isso, surgem dúvidas em relação ao hábito de carregar constantemente esses aparelhos junto ao corpo e uma delas é se o celular no bolso causa infertilidade, por exemplo.
Apesar de ser um costume aparentemente inofensivo, o celular no bolso causa infertilidade, considerando as análises de espermatozoides feitas em estudos. Como os dispositivos emitem ondas eletromagnéticas de radiofrequência destinadas às estações mais próximas e às antenas, o corpo humano também as absorve.
Quero saber se o celular pode afetar minha fertilidade!
Como o uso de celulares impacta no organismo do homem?
Com o intuito de demonstrar o impacto desses dispositivos no corpo do homem, o artigo publicado no Journal of Human Reproductive Sciences, em 2020, analisou o impacto da radiação eletromagnética e do calor gerados por celulares e laptops na fertilidade masculina.
O texto apresenta resultados de estudos do período entre 2003 e 2020 que sugerem que manter celular no bolso causa infertilidade, assim como o laptop no colo por longos períodos por estarem próximos aos testículos. Como resultado dessa exposição, os espermatozoides apresentam redução na motilidade e aumento nas alterações morfológicas e no estresse oxidativo.
Os efeitos nocivos da radiação dos celulares na fertilidade masculina ainda não estão totalmente determinados, uma vez que parte significativa dos estudos foram feitos em ratos. Ainda assim, a interação prolongada e contínua pode acarretar problemas que podem ser evitados ao limitar a exposição a aparelhos que emitem radiofrequência eletromagnética, como celulares e laptops.
Assim, como o celular no bolso causa infertilidade, é recomendado diminuir esse contato por longos períodos para evitar o efeito térmico que compromete os espermatozoides nos testículos. Adotar hábitos saudáveis, como aumentar o consumo de alimentos antioxidantes, ajuda na preservação da qualidade dos gametas masculinos ao reduzir os danos produzidos pela oxidação celular.
As radiações dos celulares afetam os tecidos?
O celular no bolso causa infertilidade por causa dos danos da radiação aos tecidos próximos, como os testículos. A produção de espermatozoides é sensível à temperatura, sendo impactada pelo efeito térmico de aumento de calor corporal devido à radiação emitida pelos aparelhos telefônicos.
Então, os espermatozoides sofrem prejuízos na morfologia, que se refere à estrutura e à função do gameta, assim como dos próprios testículos, que podem diminuir de tamanho. Os gametas masculinos também são prejudicados quanto à motilidade, que é a capacidade e facilidade de se moverem, e à concentração, que é a contagem no sêmen.
Dessa forma, o celular no bolso causa infertilidade por causa da hipertermia, caracterizada pela elevação recorrente da temperatura testicular, que pode danificar os espermatozoides de forma que encontrem dificuldades para se locomoverem até a tuba uterina e fecundar o óvulo, inviabilizando a gravidez.
Quero entrar em contato com um médico especialista!
Como diagnosticar as causas da infertilidade no homem?
Um dos principais indicadores de infertilidade masculina é a ausência de gravidez após um ano de tentativas sem a utilização de métodos contraceptivos. Nesses casos, além da avaliação clínica, o paciente realiza exames complementares, tais como exames de sangue, espermograma, ultrassonografia, e em alguns casos pode ser necessário a biópsia testicular e amostra de urina pós-ejaculação.
Após a confirmação da infertilidade masculina, o especialista recomenda os tratamentos e as técnicas de reprodução assistida ideais para o aumento da chance de gravidez. A adoção de bons hábitos de vida também é uma aliada nesse processo.
Enquanto mais estudos são realizados para detalhar as condições em que o celular no bolso causa infertilidade, é necessário tomar alguns cuidados em relação à exposição a esses aparelhos, assim como eliminar hábitos nocivos que impactam a saúde reprodutiva masculina, como:
- Consumo de álcool e drogas;
- Uso de esteroides anabolizantes;
- Ansiedade e estresse;
- Má alimentação;
- Contato recorrente com solventes orgânicos e metais pesados;
- Calor excessivo;
- Sedentarismo.
Entre em contato e agende uma consulta na Mater Prime!
Fonte: