Fale conosco pelo WhatsApp

Cesárea para grávida com trombofilia é segura?

Mulher grávida segurando a barriga

Essa é uma das principais dúvidas das gestantes que apresentam a doença, que pode levar à formação de coágulos sanguíneos

A trombofilia é uma condição na qual uma pessoa tem maior propensão a desenvolver trombose, uma doença caracterizada pela formação de coágulos de sangue que entopem os vasos sanguíneos. Doenças como acidente vascular cerebral e embolia pulmonar estão diretamente ligadas à trombose.

Os principais sinais de trombose são:

  • Inchaço, vermelhidão, ardor e dor no local (a trombose ocorre principalmente nas pernas;
  • Dor no peito, falta de ar e dificuldade para respirar, quando o quadro evolui para embolia pulmonar.

A trombofilia pode ser hereditária ou adquirida e está relacionada ao mau funcionamento de algumas enzimas e proteínas encontradas no sangue, que se responsabilizam pela coagulabilidade sanguínea.

Quais os riscos da trombofilia nas mulheres grávidas?

A gestante que tem trombofilia precisa de acompanhamento médico durante toda a gestação, e uma das principais perguntas feitas nesse momento é se a cesárea para grávida com trombofilia pode ser segura.

Mas antes de respondermos a essa questão, é preciso entender quais as principais complicações que a doença pode causar na gestação. São elas:

  • Abortamento espontâneo;
  • Parto prematuro;
  • Restrição de crescimento fetal;
  • Trombose na placenta ou no cordão umbilical;
  • Pré-eclâmpsia e eclampsia;
  • Morte fetal.

Há casos em que a trombofilia pode se desenvolver na gestação, ou seja, mulheres que antes não tinham o problema podem passar a apresentar o quadro.

Além disso, há fatores que podem aumentar as chances de trombose na gestação, como:

  • Desidratação;
  • Tabagismo;
  • Presença de varizes;
  • Diabetes;
  • Uso de drogas;
  • Gravidez de gêmeos;
  • Excesso de peso.

Para reduzir o risco de trombose na gestação, o ideal é que todas as pacientes — tenham ou não histórico da doença na família, ou apresentem ou não fatores de risco — se mantenham ativas e façam uso de meias de compressão ao longo do dia, principalmente em viagens, além de seguir todas as recomendações médicas.

Nem todas as mulheres que têm trombofilia desenvolvem trombose, porém, é preciso um cuidado especial caso isso ocorra, principalmente na hora do parto.

Cesárea para grávida com trombofilia

A mulher que tem trombofilia tem dúvidas, muitas vezes, sobre qual o tipo de parto mais indicado para ela: normal ou cesárea. E muitas questionam se a cesárea para grávida com trombofilia é uma opção viável e segura.

O parto normal é o ideal, pois a cesárea para grávida com trombofilia é um procedimento cirúrgico e, como tal, há um risco aumentado de trombose após uma cirurgia.

Mesmo a cesárea para grávida com trombofilia apresentando mais riscos, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente. Há situações em que, sendo a cesárea para grávida com trombofilia o tipo de parto mais recomendado, pode ser necessário adiantar um pouco o nascimento do bebê em uma ou duas semanas.

O importante é que a doença seja tratada. Se descoberta antes da gestação, é indicado o uso de medicamentos anticoagulantes, que têm o objetivo de diminuir os riscos de formação de trombos. Antes do parto, essas medicações devem ser suspensas, porém, no puerpério — período de 6 semanas após o nascimento do bebê — elas devem ser retomadas em alguns casos, pois há o risco de formação de trombos também depois do parto.

Quando a cesárea para grávida com trombofilia é inevitável, essa atenção com o uso das medicações é essencial, assim como se manter em movimento constante, como fazer pequenas caminhadas e mexer os pés e as pernas enquanto estiver deitada ou sentada, e usar meias de compressão para diminuir o risco de trombose.

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana – Mater Prime;

Ministério da Saúde;

Hospital Santa Joana.

 

 

 

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas