Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feito o tratamento para engravidar?

Mulher confirma a gravidez após tratamento para engravidar

Conseguir a gestação de forma natural nem sempre é tão fácil. A população infértil gira ao redor de 15%. A estatística indica que metade dos casais sem diagnóstico de infertilidade, conseguem engravidar sem um empurrãozinho da medicina. O restante, por vezes, precisa se submeter a algum tratamento para engravidar, promovido por clínicas de reprodução humana. Nem todos precisarão da Fertilização in Vitro.

Hoje, a reprodução humana é bem estruturada, sendo que existe mais de um tratamento para engravidar. Cirurgia para correção de varicocele, cirurgia para endometriose, Coito ou namoro programado, Inseminação Artificial e a Fertilização in Vitro (FIV) fazem parte dessa lista de procedimentos e tratamentos para gravidez e todos apresentam suas taxas de sucesso e são indicados aos casais, a depender da história de cada um.

Mas antes de falar de cada tratamento para engravidar, é importante que o casal de tentantes tenham algumas informações em mente. Os médicos especialistas em reprodução humana da Mater Prime explicam que, casais abaixo dos 35 anos e saudáveis (sem problemas relacionados a fertilidade), por vezes, podem levar um ano para conseguir o tão desejado teste de gravidez positivo.

Já casais acima dos 35 anos (também sem diagnóstico de infertilidade), esse período pode vir a ser maior. Por isso, um dos conselhos médicos aos tentantes é: tentar diminuir a ansiedade e curtir o momento a dois! Isso pode reduzir esse tempo de espera, além de tornar esse período mais agradável ao casal.  A investigação nesses casos deverá ser iniciada com 6 meses do início das tentativas.

Quando devo procurar um tratamento para engravidar?

Aos casais saudáveis que estão a mais de um ano como tentantes, é indicado procurar por um ginecologista ou urologista especializado em reprodução humana. Esse especialista fará uma avaliação mais precisa da saúde dos órgãos reprodutores desse casal antes de indicar qualquer tratamento para engravidar.

É necessário ressaltar que, esse período é indicado a casais de até 35 anos, pois, acima dessa idade é comprovado cientificamente que a capacidade reprodutiva apresenta queda acentuada.

Dessa forma, casais em que a mulher tem mais de 35 anos o período de tentante é de seis meses. Passado esse período, é indicado a procura por um especialista para avaliar a necessidade de tratamento.

Quais são os tratamentos para engravidar disponíveis?

A medicina reprodutiva passou por grande evolução, tanto que existem técnicas de baixa complexidade, até as mais elaboradas. Pode-se dizer que os principais tratamentos para engravidar são:

  • Coito programado ou namoro programado;
  • Inseminação artificial;
  • Fertilização in Vitro.

Como é feito cada tratamento para engravidar?

Coito programado

Existem alguns tratamentos para quem quer engravidar. O primeiro e mais comum, é o coito programado. Esse tratamento para engravidar é feito com estimulação ovariana — por meio de medicamento hormonal — e acompanhamento da ovulação com o auxílio da ultrassonografia. Com base nesse exame, o médico ginecologista identificará com precisão os dias férteis da mulher, e indicará os dias em que o casal deve ter relação sexual, aumentando assim a chance de conseguir a gestação.

Esse tratamento para engravidar deve ter acompanhamento médico, pois, ao estimular a ovulação, é necessário avaliar a quantidade de folículos em crescimento e precaver o surgimento do quadro de Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO), que pode trazer problemas à saúde da mulher.

Inseminação artificial

A inseminação artificial ou inseminação intrauterina é um dos tratamentos para engravidar possíveis na atualidade. Considerado um procedimento de baixa complexidade, costuma ser indicado a casais em que a mulher apresenta distúrbios ovulatórios e/ou quando o homem apresenta alteração seminal discreta.

Outro exemplo é quando o ambiente uterino se mostra hostil ao espermatozoide, sendo que a técnica visa encurtar o caminho percorrido pelo material biológico masculino até o óvulo.  A técnica consiste em estimular a ovulação da mulher e quando identificada o dia da ovulação, inserir o sêmen processado do homem na cavidade uterina com o auxílio de uma cânula.

Esse tratamento para engravidar é muito utilizado por mulheres em produção independente (sem parceiro) ou por casais de lésbicas, por exemplo.  A indicação desse tratamento para engravidar deve vir do médico especialista em reprodução humana com base em cada caso.

Mulher liga para o marido para contar o resultado do tratamento para engravidar

Fertilização in Vitro

A Fertilização in Vitro (FIV) é tida como o tratamento para engravidar de maior complexidade. Enquanto na inseminação artificial a concepção do embrião ocorre no útero feminino, na FIV todo esse processo é feito em laboratório.

A mulher também passa por um processo de estimulação ovariana com doses mais altas de medicação, para que o médico especialista em reprodução humana possa coletar esses óvulos e depois serem manuseados em ambiente laboratorial. O mesmo ocorre com o espermatozoide do parceiro.

O embriologista fará a seleção dos melhores espermatozoides para a fecundação do óvulo, sendo que quando ele entra em estágio de blastocisto, é transferido ao útero da mulher, dentro do período identificado como janela de implantação.  Depois de todo esse processo, que costuma durar um ciclo menstrual — de 28 a 30 dias — é necessário esperar outros 9-12 dias para realizar o teste de gravidez.

Quais são as chances de sucesso em um tratamento para engravidar?

Para se ter uma ideia, segundo o Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra e especialista em reprodução humana da Mater Prime, no Brasil, um bebê é gerado através da FIV a cada 15 minutos. Ou seja, o protocolo da FIV tem bons resultados, quando feito em um local que preze pelo atendimento individualizado. As taxas variam entre 45-60%, a depender de cada casal e do número de tentativas que passam.

Os demais tratamentos para conseguir engravidar também têm índices menores de sucesso, sendo que fatores como idade e causa da infertilidade influenciam de forma direta nessas taxas. Para saber qual o melhor tratamento para engravidar, é necessário consultar-se com um especialista em reprodução humana assistida.

Fonte: Organização Mundial da Saúde;

Ministério da Saúde.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas