Você já se perguntou como engravidar com a doação de óvulos? Esse tratamento de reprodução assistida é o mais indicado quando a mulher deseja engravidar, mas não possui quantidade ou qualidade de óvulos o suficiente para gerar uma criança. Os óvulos doados são implantados no útero da paciente através da técnica de Fertilização in Vitro.
Se como engravidar com a doação de óvulos é uma dúvida para você, saiba que a técnica é possível graças a mulheres doadoras que oferecem seus óvulos às pacientes por intermédio da clínica de fertilização. O procedimento é realizado de forma completamente sigilosa e anônima e apenas a clínica de doação de óvulos responsável pelo tratamento terá conhecimento da identidade da doadora e da receptora.
Dúvidas frequentes sobre como engravidar com a doação de óvulos e doação de óvulos onde doar
A doação é obrigatoriamente anônima, isso quer dizer que nem a doadora, nem a paciente que receberá o óvulo doado terá acesso a dados uma da outra. Essa premissa é prevista por lei e regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e segundo especialistas, evita práticas ilegais de venda de óvulos, por exemplo.
Mesmo que você não tenha informações pessoais sobre a doadora (e vice- versa), o óvulo só é escolhido após uma análise minuciosa de perfil: aspectos como aparência física, estatura, cor dos olhos, pele e cabelo compatíveis com a paciente receptora são avaliados para garantir a semelhança entre a criança e a mulher que fará o tratamento de Fertilização in Vitro por meio de ovodoação.
Além disso, histórico genético, doenças hereditárias e outros fatores são analisados e agem diretamente como critério de escolha. As doações podem ser feitas por meio do sistema de compartilhamento, onde mulheres que também estão em processo de fertilização – como inseminação artificial, por exemplo – decidem doar seus óvulos para que pacientes com condições insuficientes de ovulação possam usar no tratamento, ou então, por doações espontâneas.
A doação ainda pode contribuir com o tratamento da doadora, por meio do custeio parcial do procedimento por quem irá receber o óvulo — consulte uma clínica de doação de óvulos e pergunte sobre esse tipo de programa para obter mais informações.
Para realizar a ovodoação, a doadora recebe doses hormonais a fim de desenvolver e liberar óvulos saudáveis que são coletados e manipulados em laboratório. Doadora e receptora passam pelo processo no mesmo ciclo e devem se ater a uma rotina saudável, evitando o tabagismo, bebidas alcoólicas, exercícios físicos em excesso no período, assim como ter atenção a uma boa alimentação, ingerir muito líquido, adicionar hábitos que favoreçam momentos de relaxamento e boas horas de sono, sendo essas práticas essenciais para potencializar as chances de sucesso no tratamento.
O tratamento de reprodução humana assistida é feito através da técnica de Fertilização in Vitro. Espermatozoides do parceiro são coletados e os que mais têm chances de se tornar um embrião são selecionados. Assim que a indução da ovulação é concluída e todo o material necessário para a fertilização já foi selecionado, inicia-se a incubação, até que o embrião esteja pronto para ser transferido e implantado no útero da mulher.
Como engravidar com a doação de óvulos: quem pode fazer a doação?
Na clínica de doação de óvulos Mater Prime a idade mínima é de 30 anos para doação. Existem algumas características necessárias para ser doadora, que vão de idade até fatores genéticos. Se você se interessa pela doação ou sobre como engravidar com a doação de óvulos, veja a lista abaixo com algumas dessas características:
- Ter menos de 30 anos;
- Nenhum histórico de doença genética familiar;
- Não ter doenças infectocontagiosas;
- Apresentar bom potencial ovariano;
- Tipo físico e sanguíneo compatíveis com a receptora.
Quem pode receber esses óvulos doados?
Segundo Dr. Rodrigo da Rosa Filho, ginecologista especialista em reprodução humana da Mater Prime, a ovodoação é indicada a mulheres com idade avançada, acima dos 40 anos, assim como em pacientes identificadas com fatores de infertilidade, como a endometriose, por exemplo. Enquanto com os óvulos próprios as chances de sucesso no tratamento gira em torno de 10% em mulheres de idade avançada, quando feito com óvulos doados as chances de sucesso sobem para 60% a 65%.
Vale ressaltar que diversos outros casos podem requerer o uso de óvulos doados, logo consulte o médico especialista em reprodução assistida e veja quando a ovodoação é mais indicada.
Onde encontrar uma clínica de doação de óvulos?
O Brasil hoje conta com clínicas particulares especializadas e reconhecidas por suas boas práticas em reprodução humana assistida. Além disso, é possível realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde e em hospitais universitários.
O valor de todo o tratamento depende de cada caso só pode ser avaliado após uma conversa inicial com o especialista. Fatores como número de tentativas e tipo de procedimento também influenciam no valor final do tratamento, que pode ter parte dos custos subsidiados pela receptora, como é o caso da Fertilização in Vitro por ovodoação.
Agora que você já tem mais informações sobre como engravidar com a doação de óvulos, o próximo passo é encontrar uma clínica de doação de óvulos e de reprodução humana assistida, agendar uma consulta e conversar com um profissional da área.