A infertilidade masculina pode ser causada por vários fatores, mas tratamentos podem possibilitar uma gravidez
Um dos principais questionamentos quando a gravidez é: homem com problema de fertilidade pode engravidar? Sobretudo, a infertilidade é um problema que afeta muitos casais que desejam ter filhos e pode afetar tanto o homem, quanto a mulher.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 a 20% dos casais têm dificuldade para engravidar, ainda em sua idade reprodutiva. Em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada a fatores masculinos.
Com esses dados, pode ser discutido se homem com problema de fertilidade pode engravidar. Entretanto, a fertilidade masculina depende não apenas da produção, como também da qualidade e do transporte dos espermatozoides.
Sendo assim, é necessário compreender quais são os principais problemas da fertilidade masculina, como diagnosticá-los e como tratá-los. Entenda melhor acompanhando as informações abaixo!
Fale sobre infertilidade com um dos especialistas da Mater Prime!
Quais são os principais problemas da fertilidade masculina?
A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar uma mulher após 12 meses de relações sexuais sem contraceptivos (ou 6 meses, se a mulher tiver mais de 35 anos). Como mencionado anteriormente, ela pode ser causada por fatores no organismo masculino, feminino ou em ambos.
As principais causas da infertilidade masculina podem ser divididas em:
- Pré-testiculares: são aquelas que afetam a regulação hormonal ou genética da produção dos espermatozoides. Elas podem ser causadas por distúrbios endócrinos, como hipotireoidismo, hipogonadismo ou hiperprolactinemia, ou por alterações cromossômicas, como a síndrome de Klinefelter;
- Testiculares: afetam diretamente os testículos, onde os espermatozoides são produzidos e armazenados. Podem ser causadas por varicocele (dilatação das veias), infecções, como orquite, epididimite ou prostatite, por traumas, tumores ou cirurgias nos órgãos reprodutivos;
- Pós-testiculares: afetam o transporte dos espermatozoides desde os testículos até a uretra, por onde são ejaculados. Podem ser causadas por obstruções no epidídimo, no ducto deferente ou na vesícula seminal, por ISTs ou por problemas imunológicos.
Além das causas acima, suficientes para questionar se homem com fertilidade pode engravidar, existem também fatores externos que podem influenciar como idade, hábitos de vida, exposição ambiental e alimentação. Existem ainda casos de infertilidade masculina sem causa aparente.
Como diagnosticar os problemas da fertilidade masculina?
Afinal, como diagnosticar e identificar se o homem com problema de fertilidade pode engravidar? Primordialmente, o diagnóstico dos problemas da fertilidade masculina começa com uma avaliação clínica detalhada do homem.
Na avaliação, o médico especialista em reprodução humana deve coletar informações sobre o histórico pessoal e familiar do paciente, bem como sobre seus hábitos de vida e sobre sua vida sexual, seguido de exames físicos.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma punção do testículo ou do epidídimo para obter espermatozoides diretamente dessas estruturas. Essa punção pode ser feita de duas maneiras:
- PESA ou MESA: por meio de uma agulha fina;
- TESES ou MicroTESE: por meio de uma pequena incisão.
Essa técnica é indicada para homens que apresentam necessidade de investigação de problemas como a azoospermia — ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado.
Outros exames que podem ser solicitados para diagnosticar os problemas da fertilidade masculina são a dosagem hormonal, que mede os níveis de hormônios relacionados à produção e à regulação dos espermatozoides, como testosterona, FSH, LH e prolactina.
Por fim, a ultrassonografia, que visualiza as estruturas internas dos órgãos reprodutivos masculinos também pode ser realizada. Com ela, o médico pode detectar alterações como varicocele, hidrocele, cistos ou tumores, e assim, definir se o homem com problema de fertilidade pode engravidar.
Fale sobre infertilidade com um dos especialistas da Mater Prime!
Homens com problema de fertilidade podem engravidar sua parceira?
Sim, homem com problema de fertilidade pode engravidar! Sobretudo, é necessário compreender a gravidade e da causa do problema de fertilidade. Em alguns casos, pode ser reversível ou tratável com medicamentos e cirurgias. Em outros, o problema pode ser irreversível ou não responder aos tratamentos convencionais.
De qualquer forma, é importante que o homem com dificuldade para engravidar procure um médico especializado em reprodução humana para fazer os exames necessários e obter um diagnóstico preciso. A partir disso, podem ser realizados tratamentos para reverter o problema ou técnicas de reprodução assistida.
Como tratar a infertilidade masculina?
Sabendo que homem com problema de fertilidade pode engravidar, é preciso identificar como tratar a infertilidade e realizar o sonho de conceber um bebê. Nesse sentido, como citado anteriormente, o homem pode realizar as técnicas de reprodução assistida, os quais são procedimentos médicos que visam facilitar a união do óvulo com o espermatozoide fora do corpo da mulher.
Técnicas como a FIV (Fertilização in vitro) e a inseminação artificial, podem ser indicadas para homens com problemas de fertilidade que não conseguem engravidar sua parceira naturalmente ou com tratamentos menos invasivos.
Sendo assim, é fundamental que o homem com problema de fertilidade procure o auxílio de um médico especializado em reprodução assistida e garanta o suporte necessário para conceber seu bebê. Entre em contato e agende uma consulta com a Mater Prime.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida