Conhecer o próprio ciclo menstrual e saber calcular se está no período fértil é importante para todas as mulheres; em especial, àquelas que desejam engravidar
O período fértil é o intervalo de tempo do ciclo menstrual em que a mulher apresenta maior probabilidade de engravidar caso tenha relações sexuais. Por esse motivo, muitas se perguntam: “como saber se estou no período fértil?”.
O que é período fértil?
Considera-se como período fértil as 72 horas prévias e posteriores à ovulação, que é justamente quando o óvulo fica disponível na trompa uterina para ser fecundado pelo espermatozoide (cujo tempo médio de sobrevida são três dias). Assim, a probabilidade de a mulher engravidar aumenta em 25% nesse intervalo de tempo.
Caso a fecundação não ocorra, há uma queda nos níveis de hormônios ovarianos, como estrogênio e progesterona, levando à descamação da camada funcional do endométrio (menstruação). Ou seja, o ciclo se reinicia. Por isso, saber se está no período fértil pode ajudar o casal a engravidar com mais facilidade.
Ele gera sinais? Quais?
O ciclo menstrual é um fenômeno regular no organismo feminino, regido por hormônios hipotalâmicos, hipofisários e ovarianos, podendo, assim, gerar sinais locais e sistêmicos, ainda que sutis, no corpo da mulher.
Portanto, se você se pergunta “como saber se estou no período fértil?”, existem 6 sinais que podem indicar que você, de fato, está. São eles:
- Muco vaginal mais claro e fluido;
- Aparecimento de espinhas;
- Aumento da libido e do apetite;
- Dor unilateral no baixo ventre, como cólicas;
- Leve aumento da temperatura corporal;
- Instabilidade emocional.
O que pode interferir no período fértil?
Alguns fatores podem interferir no período fértil da mulher e devem ser avaliados a partir de acompanhamento médico e da realização de exames. São eles:
- Obesidade;
- Questões emocionais;
- Consumo excessivo de soja;
- Uso de hormônios.
Período fértil em ciclos irregulares
“Meu ciclo menstrual é irregular. Como saber se estou no período fértil?”.
Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que querem aprender a calcular se estão no período fértil, mas que têm um ciclo irregular, ou seja, mulheres cuja menstruação tem um intervalo variável.
Como nesses casos é mais difícil precisar o dia da ovulação, sugere-se que se anote mensalmente o primeiro dia da menstruação e busque atendimento médico especializado que a ajudará a calcular se está no período fértil e se há alguma causa específica para a irregularidade.
Como calcular se estou no período fértil?
Muitas mulheres se perguntam: “como saber se estou no período fértil?”. Para isso, é preciso primeiro entender o ciclo menstrual.
Considera-se um ciclo regular aquele que tem duração de 28 dias. Sabendo-se que a ovulação acontece no 14º dia e que o espermatozoide sobrevive cerca de 72 horas no útero, considera-se que o período fértil corresponde ao intervalo entre o 11º e o 17º dia após o início da menstruação.
Porém, o Ministério da Saúde propõe outro método, que pode ser útil principalmente para ajudar a mulher com ciclo irregular a saber se está no período fértil. A técnica consiste em:
- Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
- Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
- Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
- Considerar o intervalo entre esses resultados.
Assim, se o ciclo menstrual mais curto durar 28 dias e o mais longo durar 32 dias, o período fértil se inicia no 10º dia após a menstruação e termina no 21º dia.
Teste de ovulação
Quando a mulher deseja engravidar e quer saber de forma precisa quais os melhores dias para ter relações sexuais com o seu parceiro, pode-se fazer um teste de ovulação. Ele é realizado da mesma forma que os testes de gravidez (ou seja, por coleta de urina) e detecta os picos de LH (hormônio responsável pela ovulação) na urina da mulher, o que indica se ela está ou não ovulando naquele dia.
Período fértil e infertilidade: qual a relação?
Conhecer o próprio ciclo menstrual e saber se está no período fértil são recursos importantes para aumentar a probabilidade de um casal engravidar, ainda que não seja uma garantia.
Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), um casal saudável que mantém relações sexuais sem métodos anticoncepcionais tem aproximadamente 20% de chances de engravidar. Portanto, a infertilidade pode ter diversas causas, que devem ser investigadas por uma equipe médica especializada em Fertilidade e Reprodução.
Quem usa anticoncepcional ovula?
É comum que surja essa dúvida entre as mulheres que fazem ou pretendem fazer uso da pílula anticoncepcional. Mas a resposta é simples: a mulher que toma anticoncepcional todos os dias, de forma regular e no mesmo horário, sem esquecimentos, não possui período fértil e, sendo assim, não ovula.
As pílulas anticoncepcionais contêm hormônios com a função de justamente impedir que a ovulação ocorra e, por isso, previnem a gravidez.
Entre em contato com a Mater Prime e saiba mais detalhes.
Fonte:
Clínica de Reprodução Humana Mater Prime