Espermatozoide: Qual seu papel na reprodução humana?

Fale conosco pelo WhatsApp

O gameta masculino é o espermatozoide, uma célula que se une ao óvulo e, assim, dá início à gestação

Para que uma gravidez ocorra de maneira natural, é necessário que o gameta feminino (óvulo) seja fecundado pelo gameta masculino, denominado espermatozoide. Para que este encontro realmente ocorra, é necessário que os sistemas reprodutores do casal estejam funcionando adequadamente e que a relação sexual ocorra dentro do período fértil da mulher.

Na Reprodução Humana Assistida, a união entre os gametas ocorre de maneira diferente, sendo que amostras de sêmen são previamente colhidas e manipuladas para favorecer a ocorrência de uma gestação. Em ambos os casos, porém, o papel do espermatozoide no processo gestacional é o mesmo: dar origem a um novo ser humano a partir da fusão com o óvulo. Entenda melhor a seguir:

O que é o espermatozoide?

O espermatozoide é a célula sexual masculina, responsável por carregar metade do número de cromossomos presentes nas células do organismo humano, ou seja: 23. A fusão entre este gameta e o óvulo forma um novo conjunto de células, com o número completo de cromossomos (46). Este conjunto recebe o nome de embrião, e tem o potencial de formar um novo indivíduo a partir da gestação.

Um espermatozoide maduro é composto por 3 partes:

  • Cabeça: apresenta formato oval e contém o núcleo contendo o material genético;
  • Peça intermediária: composta por mitocôndrias que permitem a movimentação do espermatozoide;
  • Cauda: para facilitar a mobilidade.

Entenda o processo de produção de um espermatozoide

Os espermatozoides começam a ser produzidos pelo organismo masculino na puberdade, cessando apenas no fim da vida do homem. O processo de formação do gameta ocorre nos chamados túbulos seminíferos, estruturas que ficam dentro dos testículos. Em geral, são necessários cerca de 60 dias para que as células germinativas do homem se tornem um espermatozoide maduro.

Do ponto de vista reprodutivo, os espermatozoides que são capazes de se mover de forma direcional e progressiva são os que apresentam maiores chances de percorrer todas as barreiras do sistema reprodutor feminino e alcançar o óvulo. A morfologia do espermatozoide também é fundamental para que ocorra a gestação, e alterações em seu formato ou tamanho podem reduzir seu potencial de fecundação.

Qual a função do espermatozoide na reprodução humana?

Conforme foi explicado, o espermatozoide tem função essencial no processo reprodutivo, uma vez que é justamente sua união com o óvulo que dá início à gestação. Além disso, esta célula carrega as informações genéticas de origem paterna, além do cromossomo responsável pela definição do sexo do bebê.

Caso o óvulo seja fecundado por um espermatozoide portador do cromossomo X, o feto será do sexo feminino, enquanto óvulos fecundados por um espermatozoide portador do cromossomo Y geram bebês do sexo masculino.

Espermatozoides na Reprodução Humana Assistida

Diversas alterações no organismo feminino ou masculino podem levar a problemas de infertilidade. Nesses casos, um tratamento de reprodução assistida pode ser a solução para casais que desejam ter filhos. Em tratamentos como a Fertilização in Vitro ou Inseminação Artificial, a união dos gametas ocorre de forma diferente do processo reprodutivo natural — em que o encontro entre óvulo e espermatozoide é resultante de uma relação sexual desprotegida.

Nestes casos, uma amostra de sêmen é avaliada para identificação de possíveis alterações, tais como ausência de espermatozoides ou alterações na motilidade ou morfologia dos gametas. Caso sejam identificadas alterações leves, é possível selecionar os espermatozoides de melhor qualidade e realizar uma inseminação artificial — técnica em que o sêmen é depositado diretamente na cavidade uterina da mulher durante o período fértil.

Em casos mais graves de infertilidade, os espermatozoides podem ser utilizados em uma Fertilização in Vitro. Esta é uma metodologia de reprodução humana mais complexa, em que o encontro dos gametas masculino e feminino é realizado em ambiente laboratorial.

Para saber ter mais informações sobre esse assunto, entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da Mater Prime.

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime;

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana Assistida.

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x