Quais as causas das falhas na inseminação artificial?

Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento pode falhar por diversos fatores, combinados ou não. Conheça-os e como evitá-los.

A inseminação artificial é um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade que consiste no depósito de sêmen direto na cavidade uterina da mulher, que pode ou não ter passado por um tratamento de estimulação ovariana anteriormente.

Com esse tratamento, uma boa porcentagem de casais com infertilidade consegue engravidar. No entanto, existe uma parcela de casos em que ocorrem falhas na inseminação artificial, e as causas podem ser diversas. Conheça as principais a seguir.

Entre em contato para agendar a sua inseminação artificial!

Principais causas das falhas na inseminação artificial

Como dito, diversos fatores podem influenciar, individualmente ou não, as falhas na inseminação artificial. Os mais comuns são:

Estilo de vida

O hábito de manter um bom estilo de vida está associado à melhora da saúde em diversos aspectos, incluindo a fertilidade e o sucesso de tratamentos de reprodução humana assistida. Por esse motivo, alguns maus hábitos podem influenciar a ocorrência de falhas na inseminação artificial. São eles:

  • Má alimentação;
  • Tabagismo;
  • Falta de controle do peso;
  • Sedentarismo;
  • Falta de controle da pressão arterial.

Qualidade do sêmen

As falhas na inseminação artificial também podem ocorrer quando a qualidade do sêmen não é devidamente adequada para o sucesso do tratamento. Diversos fatores podem influenciar negativamente a qualidade do esperma, tais como:

Doenças transmitidas pelo sêmen

Algumas doenças podem ser transmitidas pelo sêmen e afetar diretamente a fertilidade, impactando também na fecundação, implantação do embrião e desenvolvimento da gestação. Entre essas doenças, podemos citar as causadas pelos vírus HIV e HPV, além das hepatites, zika, clamídia e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Agende uma consulta para realizar um inseminação artificial segura!

Aborto de repetição

As falhas na inseminação artificial podem ocorrer sucessivamente como abortos de repetição, ou seja, a fecundação ocorre, mas a mulher sofre um aborto espontâneo antes da vigésima segunda semana de gestação sucessivas vezes.

O aborto de repetição pode ser causado por diversos fatores, tais como:

  • Alterações genéticas ou cromossômicas no embrião;
  • Modificações anatômicas no útero e das trompas;
  • Trombofilias;
  • Alterações hormonais.

Gravidez gemelar

A inseminação artificial é um tratamento que aumenta as chances de engravidar de gêmeos. Esse tipo de gestação, por si só, já aumenta os riscos para a mãe e para o bebê, inclusive de perda gestacional. Por isso, a obtenção de gravidez gemelar é uma das causas de falhas na inseminação artificial.

Como diminuir a possibilidade de falhas na inseminação artificial?

A maioria das causas de falhas na inseminação artificial podem ser evitadas ou, pelo menos, ter o risco diminuído, desde que algumas ações sejam tomadas.

De modo geral, uma série de exames é realizada antes de qualquer tratamento de reprodução humana assistida para avaliar alguns fatores que podem influenciar no resultado da inseminação. São feitos testes para avaliar alterações no aparelho reprodutor e a qualidade dos gametas masculinos e femininos.

Nos casos em que alterações na qualidade do sêmen estejam causando falhas na inseminação artificial, é possível adotar outros tratamentos de reprodução humana assistida, como a fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozoide, por exemplo.

Nos casos de aborto de repetição, uma investigação mais profunda das causas do problema deve ser realizada. Assim, é possível tratá-las e, ao mesmo tempo, realizar outro tipo de tratamento de reprodução humana assistida, caso haja melhor chance de sucesso.

Além do mais, é importante ter atenção aos hábitos de vida. É importante manter uma alimentação balanceada, abandonar o cigarro, o álcool e o sedentarismo, além de tomar os cuidados necessários para evitar infecções e outras doenças.

Além disso, contar com o apoio de uma boa clínica de reprodução humana assistida é fundamental para que se tenha assistência e orientação adequadas em todos os processos dos tratamentos de infertilidade.

Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas da Mater Prime!

Fontes:

Clínica Mater Prime

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x