Modalidade permite que boa parte do tratamento seja feito sem que o paciente esteja presente na clínica de reprodução humana
Com o avanço das tecnologias de comunicação, a relação entre médicos e pacientes se tornou mais próxima. O advento da telemedicina ampliou o alcance dos cuidados médicos para muitas pessoas, inclusive para aquelas que têm na reprodução assistida, em especial na fertilização in vitro (FIV), a esperança de concretizar o sonho da gravidez.
Atualmente, é possível realizar grande parte desse tratamento de forma remota, na modalidade chamada de fertilização in vitro à distância. Essa possibilidade tem trazido mais acessibilidade e comodidade para casais e pessoas que sonham em formar uma família, mas que vivem longe de grandes centros médicos.
Índice
O que é a fertilização in vitro à distância?
A fertilização in vitro à distância é uma modalidade de tratamento que permite que algumas etapas da FIV, como uso de medicações, realização de ultrassom inicial e programação do ciclo, sejam feitas sem que o paciente esteja presente na clínica de reprodução assistida.
Por meio de teleconsulta, os pacientes recebem orientações do especialista em reprodução humana sobre como devem utilizar os medicamentos de indução ovariana, sobre as datas de ultrassons e sobre detalhes acerca da programação do ciclo, por exemplo. Isso possibilita que pessoas que vivem em outras cidades ou estados tenham acesso a tratamentos seguros e de qualidade, eliminando a necessidade de deslocamentos.
Como funciona a fertilização in vitro à distância?
A FIV à distância é realizada de forma personalizada a partir de uma primeira consulta on-line, na qual o especialista definirá o plano de tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do caso.
A primeira consulta, os exames iniciais e parte do acompanhamento podem ser realizados remotamente, enquanto a coleta do material genético, assim como a fertilização e o cultivo dos embriões, é feita na clínica de reprodução humana. No entanto, todo o planejamento pode ser ajustado conforme as particularidades do caso para minimizar os deslocamentos e facilitar o processo.
Teleconsulta na FIV à distância
A teleconsulta é o primeiro passo da fertilização in vitro à distância. Por meio dela, o médico especialista avalia o histórico clínico do casal ou da pessoa que busca engravidar, analisa os exames previamente enviados, esclarece as dúvidas iniciais e apresenta a estratégia a ser utilizada no tratamento.
Qual é a diferença entre uma consulta on-line de FIV e uma presencial?
A principal diferença é que, na consulta on-line, o médico avalia o histórico clínico, analisa exames previamente enviados e esclarece as dúvidas do paciente por vídeo, enquanto na consulta presencial toda essa interação é feita pessoalmente, incluindo a solicitação de exames com base no histórico médico de quem deseja engravidar.
Ainda assim, é válido ressaltar que o conteúdo abordado, a atenção do médico e a personalização do plano de tratamento são os mesmos em ambos os formatos. A tecnologia permite que esse vínculo se estabeleça com segurança e agilidade, sem prejudicar a qualidade do atendimento.
Quem pode fazer a fertilização in vitro à distância?
A FIV à distância é uma opção indicada para:
- Casais que residem longe da clínica de reprodução humana de sua escolha;
- Pessoas que vivem em cidades sem estrutura para tratamentos de alta complexidade, como a FIV;
- Pacientes que buscam clínicas de referência em outros estados;
- Pacientes de outros países que desejam realizar o tratamento no Brasil.
Etapas da FIV à distância
A FIV à distância é um processo muito bem definido e composto pelas seguintes etapas:
- Contato inicial para agendamento de consulta;
- Envio de exames e histórico médico;
- Consulta inicial por vídeo com o especialista em reprodução humana;
- Definição do plano de tratamento;
- Orientação da equipe médica sobre administração de medicamentos e datas para a realização de ultrassons, que podem ser feitos em clínicas locais;
- Deslocamento para a clínica para realizar a coleta de óvulos e a transferência embrionária.
A Mater Prime disponibiliza aos seus pacientes a possibilidade de realizar a fertilização in vitro à distância por meio do programa FIVirtual. O contato inicial e o agendamento da primeira consulta são feitos pelos canais de atendimento da clínica (telefone, e-mail ou WhatsApp).
A seguir, a nossa equipe envia por e-mail um formulário elaborado pelo médico, no qual são solicitados exames e informações prévias, como testes hormonais, ultrassonografias e outros exames relevantes, de modo a garantir uma avaliação mais detalhada do quadro. Nesse mesmo momento, são enviados os dados de pagamento para acerto de antemão.
No dia e horário agendados, você receberá por e-mail um link para a consulta virtual com o especialista. Após a análise dos exames e do histórico clínico, o médico apresenta o plano de tratamento mais adequado ao seu caso.
Em seguida, você recebe o orçamento com o protocolo definido e as orientações detalhadas da equipe de enfermagem com as etapas da FIV, as medicações a serem utilizadas, a programação do ciclo e as datas de ultrassons para que tudo ocorra conforme o planejado.
A administração de medicamentos para indução ovariana pode ser feita em casa, sob a orientação da equipe da Mater Prime. As ultrassonografias necessárias para o acompanhamento durante essa etapa também podem ser feitas em clínicas locais, sendo apenas necessário enviar os resultados dos exames para avaliação médica.
Após esses passos, o último ultrassom — que determina a data da coleta e o agendamento do procedimento — deve ser necessariamente realizado na Mater Prime, em São Paulo. São precisos apenas entre 3 e 5 dias de estadia na cidade.
A fertilização in vitro à distância é segura?
A FIV à distância é um procedimento bastante seguro para quem quer mais comodidade para iniciar o tratamento em sua cidade. O acompanhamento de uma equipe médica especializada com suporte e comunicação constantes garante um processo mais prático e acessível, com a mesma qualidade da FIV convencional.
Durante todo o ciclo de FIV, a paciente é acompanhada remotamente de maneira contínua pela equipe da Mater Prime, de modo a garantir que todas as etapas sejam seguidas conforme o protocolo.
Caso você precise de algum esclarecimento sobre qualquer procedimento, a nossa equipe estará à disposição para ajudar. A comunicação na FIV à distância pode ser feita por telefone, e-mail ou videoconferência.
Quanto custa a FIV à distância?
O custo da fertilização in vitro à distância é individualizado e varia bastante, dependendo da complexidade do caso, da necessidade de medicamentos específicos, do número de ciclos e dos honorários da equipe médica.
Além disso, as pessoas que pensam em realizar o tratamento à distância devem contabilizar também os custos com a viagem e a hospedagem para realizar a coleta e a transferência embrionária na clínica de reprodução assistida.
Vantagens da fertilização in vitro à distância
A FIV à distância traz diversas vantagens, como:
- Maior comodidade aos pacientes, que não precisam se preocupar com deslocamentos;
- Economia de tempo e custos, uma vez que não precisam sair de sua cidade no início do tratamento;
- Acompanhamento on-line com a equipe médica, o que traz mais tranquilidade aos pacientes.
Na Mater Prime, os pacientes mantêm contato regular com a equipe assistencial, que fornece orientações detalhadas sobre o envio de resultados de exames e sobre a realização de ultrassons no momento adequado, o que contribui diretamente para o sucesso do tratamento
Além disso, o programa FIVirtual, da Mater Prime, possui uma metodologia bem estabelecida e aperfeiçoada, garantindo transparência e previsibilidade aos pacientes durante todas as etapas do tratamento.
Dúvidas frequentes sobre fertilização in vitro à distância
Confira a seguir algumas das principais dúvidas sobre o procedimento.
Posso fazer todo o tratamento sem sair da minha cidade?
Boa parte do tratamento pode ser feita sem que o paciente precise deixar a sua cidade, como a ultrassonografia inicial para a contagem de folículos antrais e a administração de medicamentos para indução ovariana, que é feita em casa. No entanto, a coleta dos gametas e a transferência embrionária exigem a presença dos pacientes na clínica.
Quantas vezes vou precisar ir até a clínica durante o processo?
Na fertilização in vitro à distância, pode ser necessário ir à clínica de 1 a 3 vezes, em média, dependendo do caso e da fase do tratamento.
Posso escolher a clínica para FIV à distância mesmo morando em outro estado?
Sim. Você pode escolher a clínica para fazer a fertilização in vitro à distância mesmo morando em outro estado. A consulta inicial e uma parte do acompanhamento são feitos on-line, enquanto as medicações podem ser administradas em casa com a devida orientação. Os ultrassons iniciais são realizados em locais perto de você. Só é necessário ir até a clínica para realizar etapas específicas, como a coleta de óvulos e a transferência de embriões. Com isso, você tem liberdade para escolher um centro de confiança, independentemente da sua localização.
Como garantir a segurança no transporte de óvulos, sêmen ou embriões na fertilização in vitro à distância?
A coleta do material genético é feita no próprio laboratório da clínica de reprodução humana em um ambiente controlado e confortável, com todo o suporte necessário para garantir a segurança do procedimento.
Na FIV à distância, o acompanhamento psicológico também pode ser feito remotamente?
Sim! O apoio psicológico é uma parte importante do tratamento de FIV e pode ser realizado por meio de consultas on-line com psicólogos especializados em reprodução humana.
A fertilização in vitro à distância democratiza o acesso ao sonho da maternidade e da paternidade. Se você deseja saber mais informações sobre essa modalidade, entre em contato e converse com um dos especialistas da Mater Prime.