Qual é a idade ideal para o congelamento de óvulos?

A idade interfere diretamente na fertilidade feminina. Saiba se existe uma idade ideal para o congelamento de óvulos.

 

Com o passar dos anos, a fertilidade da mulher naturalmente tende a diminuir. Essa é uma realidade inevitável, que afeta tanto a quantidade quanto a qualidade dos óvulos. Por isso, muitas mulheres que desejam engravidar no futuro começam a se questionar se existe uma idade ideal para o congelamento de óvulos, uma prática cada vez mais acessível e recomendada pelos especialistas em Reprodução Humana.

A dúvida é comum, especialmente entre aquelas que ainda não têm planos imediatos de formar uma família, mas desejam preservar sua fertilidade com segurança. A boa notícia é que congelar os óvulos pode ser uma estratégia eficaz para garantir segurança reprodutiva, desde que seja feita no momento mais adequado. Por isso, entender qual a idade ideal para o congelamento de óvulos é parte importante para fazer essa escolha com consciência e planejamento.

Existe um limite de idade para a mulher engravidar?

Podemos afirmar que, biologicamente, quanto mais cedo a mulher buscar o congelamento de óvulos, melhores serão os resultados. Isso porque a fertilidade feminina está diretamente ligada à idade e, conforme o tempo avança, a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuem. Assim, a idade ideal para o congelamento de óvulos é aquela em que ainda há boa reserva ovariana e os óvulos mantêm sua integridade genética.

A recomendação da maior parte dos especialistas é que o congelamento seja realizado antes dos 35 anos. A partir dessa idade, a taxa de óvulos com alterações cromossômicas cresce de forma progressiva, o que reduz as chances de sucesso do procedimento e aumenta o risco de complicações na gestação. Por isso, considerar a idade ideal para o congelamento de óvulos é também uma forma de proteger a saúde reprodutiva futura.

Por que a idade influencia no congelamento de óvulos?

A mulher nasce com uma quantidade limitada de óvulos, cerca de 1 a 2 milhões. Com o tempo, essa reserva diminui de forma gradual, tanto em número quanto em qualidade. Aos 30 anos, estima-se que restem cerca de 12% dos óvulos originais, e aos 40, esse número cai para menos de 3%. Isso significa que quanto mais jovem a mulher estiver ao congelar os óvulos, maiores são as chances de preservar óvulos saudáveis e viáveis.

Além da queda da fertilidade, a gestação em idade mais avançada pode apresentar maiores riscos para a saúde da mulher e do bebê. Entre os principais riscos, estão:

  • Aumento das chances de aborto espontâneo;
  • Riscos de alterações genéticas no bebê;
  • Complicações como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional;
  • Prematuridade e baixo peso ao nascer.

Sendo assim, ao avaliar a idade ideal para o congelamento de óvulos, é importante considerar tanto o declínio natural da fertilidade quanto os riscos associados à gravidez tardia. Quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhores são as perspectivas para o sucesso do tratamento e a segurança materno-fetal.

Qual a melhor idade para congelar óvulos?

A idade ideal para o congelamento de óvulos é entre 25 e 35 anos, tendo em vista que, nesse intervalo, a grande maioria das mulheres ainda conta com uma boa reserva ovariana. Nesse contexto, os óvulos tendem a apresentar menor incidência de alterações genéticas e as taxas de sucesso com a FIV no futuro são mais elevadas. Embora seja possível congelar após os 35 anos, as chances de sucesso são reduzidas gradualmente.

Quais as vantagens de congelar os óvulos na idade certa?

Seguir uma faixa de idade ideal para o congelamento de óvulos garante mais segurança e saúde na futura gestação. Isso porque a mulher pode planejar sua vida pessoal e profissional com tranquilidade, sem abrir mão do desejo de ser mãe.

Além disso, há mais garantia de preservar óvulos com maior qualidade genética, o que contribui para a eficácia do tratamento quando ele for realizado. Tendo em vista que não existe um tempo limite para que os óvulos permaneçam congelados, quando a mulher opta pela preservação mais cedo, ela possui uma janela maior para realizar o planejamento familiar e assegurar que a futura gestação ocorra em uma faixa etária segura para ela e para o bebê.

Conte com a clínica Mater Prime

A mulher pode buscar orientação acerca da idade ideal para o congelamento de óvulos, mesmo que ainda não tenha planos imediatos de gravidez. Isso permite conhecer o estado atual da fertilidade e quais medidas podem ser tomadas para preservá-la, com base em exames hormonais e de imagem. Esse planejamento permite decisões conscientes e baseadas em evidências clínicas.

Na Clínica Mater Prime, a paciente conta com uma equipe multidisciplinar especializada na preservação da fertilidade. Todo o processo de congelamento de óvulos é acompanhado por médicos que vão indicar o momento certo para iniciar o protocolo, garantindo segurança e melhores resultados.

 

Fontes:

Hospital Israelita Albert Einstein

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Youtube Dr. Rodrigo Rosa

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x