Entenda como a reserva ovariana é formada, quais fatores impactam os folículos antrais e se existe alguma forma de aumentar a sua contagem
A avaliação da reserva ovariana é uma das etapas mais importantes da investigação da fertilidade feminina. Saber como está o estoque de óvulos disponíveis no ovário pode ajudar os médicos a planejarem a gestação, indicar tratamentos e orientar mulheres que estão sonhando com a gravidez.
Durante essa análise, um dos indicadores mais relevantes é o número de folículos antrais. Estruturas presentes nos ovários, eles são considerados uma representação fiel da reserva ovariana. Isso faz com que muitas mulheres busquem maneiras de aumentar a quantidade de folículos antrais, seja para melhorar as chances de uma gravidez natural ou para aumentar a eficácia dos tratamentos de reprodução assistida.
Índice
O que são folículos antrais e qual sua importância?
Antes de descobrirmos se é possível aumentar a quantidade de folículos antrais, devemos entender que eles são pequenas estruturas localizadas nos ovários, visíveis por meio da ultrassonografia transvaginal. Cada um desses folículos pode conter um óvulo em potencial, e por isso são considerados indicadores diretos da fertilidade feminina. Diferente do que muitos imaginam, a mulher não produz novos folículos ao longo da vida. Todos os folículos que ela terá são formados ainda na vida intrauterina, e essa quantidade tende a cair com o passar dos anos.
Ao nascimento, estima-se que uma mulher possua entre 1 e 2 milhões de folículos. Na puberdade, esse número já terá caído para cerca de 400 mil. A partir daí, a cada ciclo menstrual, dezenas de folículos são recrutados, mas geralmente apenas um entrega um óvulo maduro, sendo que os demais se perdem no processo, o que torna esse número ainda mais limitado e valioso do ponto de vista reprodutivo.
Os folículos antrais estão em uma fase específica do desenvolvimento folicular, conhecida como fase antral. É nesse estágio que eles se tornam visíveis na ultrassonografia e podem ser contabilizados. E a quantidade de folículos antrais observada entre o 2º e o 5º dia do ciclo menstrual é considerada um dos melhores preditores da reserva ovariana e da resposta à estimulação ovariana em tratamentos como a Fertilização in Vitro (FIV).
É possível aumentar o número de folículos?
Apesar do desejo de muitas mulheres, aumentar a quantidade de folículos antrais não é possível de forma natural ou definitiva. Isso ocorre porque os folículos são formados ainda na vida fetal e não se regeneram ou se multiplicam ao longo da vida da mulher. Ou seja, o número de folículos disponíveis é limitado desde o nascimento e está sujeito à perda progressiva com o tempo.
Ainda assim, vale destacar que o número de folículos antrais pode variar discretamente de um ciclo para o outro, o que significa que a avaliação da reserva deve ser feita com cuidado e, se necessário, repetida. No entanto, aumentar a quantidade de folículos antrais em termos absolutos não é possível com nenhuma intervenção disponível atualmente na medicina reprodutiva.
Como melhorar a fertilidade e a qualidade dos óvulos?
Embora não seja possível aumentar a quantidade de folículos antrais, é possível adotar estratégias para proteger e até melhorar a qualidade dos óvulos. Isso pode fazer diferença na fertilidade da mulher e nas chances de sucesso em tratamentos. Algumas das práticas recomendadas incluem:
- Manter uma alimentação balanceada;
- Praticar atividade física regularmente;
- Evitar o consumo de álcool e tabaco;
- Reduzir o estresse e buscar equilíbrio emocional;
- Dormir bem e manter a saúde hormonal em dia;
- Consultar o ginecologista regularmente.
Além das práticas de rotina, mesmo que não seja possível aumentar a quantidade de folículos antrais, é importante lembrar que a visita a um especialista em Reprodução Humana pode fazer toda a diferença. A avaliação médica permite investigar a reserva ovariana, entender os fatores envolvidos e planejar estratégias adequadas para preservar a fertilidade.
Muitas condições ginecológicas que afetam os ovários, como a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem ser silenciosas por longos períodos. Diagnosticar essas alterações precocemente aumenta as chances de preservar a fertilidade, especialmente quando ainda há uma boa reserva ovariana. Mesmo nesses casos, não será possível aumentar a quantidade de folículos antrais, mas sim preservar sua qualidade e prevenir perdas adicionais.
Conte com os especialistas da Mater Prime
Na Mater Prime, a análise da reserva ovariana é realizada com rigor técnico, utilizando exames como a ultrassonografia transvaginal para a contagem dos folículos antrais e a dosagem hormonal de AMH (Hormônio Antimülleriano). Isso permite um entendimento preciso sobre a fertilidade da mulher e as possíveis estratégias para alcançar a gravidez.
Com uma equipe especializada em Reprodução Humana, a clínica oferece acompanhamento personalizado e está preparada para indicar tratamentos compatíveis com o número de folículos observados. Ainda que não seja possível aumentar a quantidade de folículos antrais, os médicos da Mater Prime buscam alternativas seguras e eficazes para ajudar mulheres com baixa reserva ovariana.
Fontes:
Clínica Mater Prime
Conselho Federal de Medicina