Quais as diferenças do Parto Normal x Cesárea

Fale conosco pelo WhatsApp

A maternidade é o momento de muita felicidade, descobertas e dúvidas, em especial, às mães de primeira viagem. Além de todas as decisões a serem tomadas: obstetra, hospital, decoração do quarto, nome, a mais assustadora refere-se ao parto. Milhares de mulheres devem se perguntar sobre as diferenças do parto normal x cesárea.

Totalmente distintos, é importante salientar que essa decisão deve ser tomada entre a mulher, seu companheiro/a e pelo médico obstetra, uma vez que envolve mais que emoção, envolve também riscos. Mas afinal de contas, quais as diferenças de parto normal x cesárea?

quaisasdiferencasdopartonormalcesarea

O parto normal é feito via vaginal, sendo que o próprio organismo informa a hora do nascimento, ou seja, a mulher entra em trabalho de parto. Ele é feito em um hospital, acompanhado de uma equipe médica multidisciplinar — obstetra, enfermeiros, auxiliares e demais profissionais da área da saúde.

Já a cesárea é uma cirurgia, sendo que a maioria das vezes a mulher/casal pode escolher a data de nascimento do bebê, com base no tempo gestacional. Ele pode sim ser uma opção a essa futura mamãe, mas a sua recomendação é em casos comprovados de fatores de risco tanto à parturiente quanto ao bebê.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, o índice de cesarianas não deve ultrapassar 15% dos nascimentos de um país. Entretanto, no Brasil, esse indicador é superior a 52% e quando apurado entre a rede privada de saúde, essa taxa chega a 88%.

Tais dados têm relação direta com o medo da parturiente em relação a todo o processo do parto, em especial a casos de violência obstetrícia, em que medidas médicas são tomadas, sem o consentimento da mulher e até mesmo seu entendimento. Vale ressaltar que tais manobras ocorrem para evitar riscos ao bebê e a mãe.

Em contrapartida, situações como as mencionadas acima têm sido minimizadas com o protagonismo feminino e de técnicas de humanização do nascimento do bebê. O parto humanizado tem sido amplamente discutido e quando a gravidez não é de risco, pode ser escolhido pela mulher.  Como já mencionada, essa tomada de decisão envolve diversos fatores, sendo eles: a saúde e o bem-estar do bebê, doenças pré-existente ou que surgiram durante a gestação, o tamanho do bebê e demais situações.

Por isso que entender as diferenças entre o parto normal x cesárea são tão importantes, para que o parto seja motivo de celebração e não de frustração ou de riscos.

Diferenças do Parto Natural x Cesárea

O parto normal, como o nome já diz, ocorre de forma espontânea. A mulher entra em trabalho de parto e o bebê sai do útero pelo canal vaginal. Esse tipo de parto envolve o rompimento da bolsa, contrações, dilatação até que a mãe consiga fazer com que o bebê possa viver fora do ambiente uterino.

Os benefícios são tamanhos quando comparados ao desconforto. A dor das contrações e todo o esforço para o nascimento exige muito da mulher. Algumas, para minimizar as dores do parto, optam pela analgesia, porém àquelas que não tomam tal medicamento.

Por vezes são necessárias manobras para que o trabalho de parto não cause sofrimento para mãe nem ao bebê, logo a bolsa pode ser rompida de forma mecânica e pode ser administrado ocitocina para encurtar o trabalho de parto.  Vale enfatizar que o parto humanizado é uma realidade e a mulher pode optar por tal durante o pré-natal.

A cesárea é um parto cirúrgico, em que o obstetra retira o bebê do útero materno por meio de uma incisão na região pélvica. Esse tipo de parto é indicado para gestantes com alguma complicação clínica ou devido a algum problema com o bebê no útero materno. Ele pode ocorrer quando o trabalho de parto normal não ocorre dentro da normalidade, sendo uma medida para impedir o sofrimento da mãe e do bebê.

Em gravidez gemelar ele costuma ser indicado, tudo para evitar que a parturiente sofra, assim como os seus bebês. Ele torna-se a melhor opção nos seguintes casos: mãe HIV positiva, cordão umbilical enroscado no pescoço, quando a parturiente não apresenta dilatação, quando o bebê não se posiciona de forma correta para o nascimento, quando ele apresenta queda nos batimentos cardíacos durante o trabalho de parto e demais situações que coloquem a vida da parturiente e do bebê em risco eminente.

Parto Normal x Cesárea

Parto normal:

  • Recuperação rápida no pós-parto;
  • Minimização das dores após o nascimento do bebê;
  • Cicatriz apenas quando é necessária a episiotomia, que é o corte entre a vagina e o ânus para facilitar o nascimento;
  • Menor risco de prematuridade;
  • O leite materno nasce de forma mais rápida;
  • Minimização dos riscos do desenvolvimento de doenças respiratórias do bebê;
  • Dor e desconforto no trabalho de parto;
  • Trabalho de parto pode ser superior a 24 horas.

Parto cesárea:

  • O parto é agendado conforme a evolução gestacional, após a 38º semana;
  • Trabalho de parto mais curto e sem dor;
  • Recuperação mais lenta, pois é uma cirurgia;
  • Cicatriz tem tamanho razoável e requer cuidados;
  • Anestesia;
  • Muitas mulheres apresentam dores durante o pós-parto;
  • O leite materno demora um pouco mais para nascer, sendo esse tempo de até 72 horas;
  • Pode ter complicações para mamãe e bebê;
  • Aumenta as chances do desenvolvimento de doenças respiratórios no bebê.

É importante ressaltar que o entendimento das diferenças entre o parto normal x cesárea ajudam na tomada de decisão e a mulher pode se preparar para o nascimento do seu bebê ao longo de nove meses.

Entendeu algumas das peculiaridades do parto normal x cesárea? Lembre-se que o obstetra é a pessoa mais indicada para que todas as dúvidas sejam sanadas, procure uma clínica de reprodução humana. Não tenha vergonha de perguntar, pois assim como toda a gestação, o nascimento do bebê deve ser coberto de alegria e não de frustrações.

Links de referência:

Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde

Pastoral da Criança

Minha Vida

Tua Saúde

Casa da Doula

BBC Brasil

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x