Saiba como essas duas doenças estão relacionadas e como podem ser tratadas
A glândula tireoide é um órgão em forma de borboleta localizado na frente do pescoço. Sua função é produzir hormônios que regulam o metabolismo do corpo para que o organismo exerça funções vitais.
Quando a tireoide produz hormônios em níveis menores do que os ideais, temos uma condição chamada hipotireoidismo, que afeta o organismo de diversas formas, inclusive a fertilidade. Entenda, no conteúdo a seguir, qual é a relação entre hipotireoidismo e infertilidade.
Fale com nossa equipe e marque uma avaliação!
O que é o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo, como dito, é um problema na tireoide que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É uma doença mais comum em mulheres, embora possa afetar qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade.
Quais os sintomas do hipotireoidismo?
Os principais sintomas do hipotireoidismo incluem:
- Depressão;
- Batimentos cardíacos desacelerados;
- Intestino preso;
- Menstruação irregular;
- Falhas de memória;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares;
- Pele seca;
- Queda de cabelo;
- Ganho de peso;
- Aumento do colesterol.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do hipotireoidismo é feito por meio de um exame de sangue que dosa o hormônio TSH produzido pela hipófise. Os níveis do TSH ficam elevados quando a tireoide não está funcionando adequadamente.
Como tratar o hipotireoidismo?
O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição diária do hormônio que está em falta no organismo. Essa medicação geralmente deve ser tomada por toda a vida, pois não existe cura para o hipotireoidismo.
Quero agendar uma consulta com um médico especialista!
Existe relação entre hipotireoidismo e infertilidade?
Hipotireoidismo e infertilidade são condições que estão relacionadas entre si porque a baixa produção dos hormônios da tireoide pode afetar tanto a capacidade de engravidar quanto a capacidade de manter a gestação.
Nos homens, também existe a possibilidade de hipotireoidismo e infertilidade, pois a doença pode prejudicar a qualidade e a motilidade dos espermatozoides, dificultando a fecundação.
Na mulher, os primeiros sinais que levam o médico a suspeitar da relação entre hipotireoidismo e infertilidade são:
- Interrupção do ciclo menstrual, dificultando a concepção;
- Alterações na ovulação, ou mesmo falta dela.
Além disso, o hipotireoidismo pode:
- Aumentar o risco de aborto espontâneo;
- Aumentar o risco de parto prematuro;
- Causar dificuldade de implantação do embrião no útero.
Por conta da relação entre hipotireoidismo e infertilidade, muitas pesquisas apontam a importância de se realizar exame de tireoide quando a mulher está enfrentando dificuldade para engravidar ou vem passando por abortos. A simples correção das disfunções da tireoide pode inclusive restabelecer a fertilidade natural da mulher quando o hipotireoidismo for a única justificativa para a dificuldade de engravidar ou para os abortos de repetição.
Como o hipotireoidismo pode interferir nos tratamentos de reprodução assistida?
Sempre que o hipotireoidismo for constatado, é importante que a reposição hormonal com levotiroxina seja iniciada a fim de melhorar os resultados após a transferência de embriões. É comum que o médico realize um ajuste fino dos hormônios da tireoide objetivando TSH <2,5mUi/L, pois alguns estudos indicam que estes são os melhores níveis a serem mantidos durante a gravidez; no entanto, níveis de TSH até 4,0 mUi/L também são aceitáveis.
Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais!
Fontes: