Dependendo do grau de comprometimento e da demora no tratamento, a torção de testículo pode causar infertilidade
A idade não é o principal responsável pela diminuição da taxa de fertilidade masculina, mesmo que a qualidade do material espermático decaia com a passagem do tempo. A torção de testículo pode causar infertilidade nos homens, assim como outras condições médicas.
A torção testicular causa infertilidade por ser o resultado da torção do cordão espermático e do testículo, interrompendo a circulação sanguínea na região. O trauma acontece de forma abrupta e requer tratamento urgente para reduzir as chances de danos permanentes no órgão.
Quero marcar uma consulta com um médico especialista!
Quais as causas da torção testicular?
Alterações genéticas podem resultar no alongamento da túnica vaginal, estrutura limitadora da mobilidade dos testículos, permitindo maior rotação testicular. Por isso, recém-nascidos e crianças também podem sofrer com a torção. Mas as causas mais frequentes são choques e acidentes, independente de mutações na anatomia.
Assim, um dos maiores riscos para a condição são ocasiões de grande pressão sobre a bolsa escrotal, como durante práticas de atividades físicas intensas ou pedaladas de bicicleta. Essas situações são agravadas nos casos de histórico familiar e de anatomia incomum dessa região.
Quais os sintomas da condição?
Além de saber que a torção de testículo pode causar infertilidade, é importante conhecer os sintomas, que incluem:
- Dores agudas e repentinas na região do escroto;
- Inchaços e alterações na coloração dos testículos;
- Náuseas e vômitos;
- Dor com reflexos no abdômen e na virilha;
- Dificuldade para urinar.
Como é feito o diagnóstico e tratamento da torção de testículo?
Como a torção de testículo pode causar infertilidade, o paciente deve buscar ajuda médica especializada o mais rápido possível para a resolução do problema. O diagnóstico é feito por meio dos sintomas relatados, de exames físicos e de ultrassonografia. O tratamento requer intervenção cirúrgica para restaurar o fluxo sanguíneo no testículo.
A torção de testículo pode causar infertilidade?
A torção de testículo pode causar infertilidade porque essa estrutura é responsável pela produção de espermatozoides. Esses gametas precisam passar por diversas fases até o amadurecimento e a bolsa escrotal influencia na qualidade e na quantidade deles.
O bloqueio do fluxo sanguíneo decorrente da torção testicular causa infertilidade por impedir que as células presentes nos testículos recebam o oxigênio e os nutrientes necessários, danificando o tecido testicular e prejudicando a produção de espermatozoides saudáveis.
Quando o tratamento é feito de forma rápida, a função dos testículos e a produção de espermatozoides são recuperadas de forma satisfatória na maioria dos casos. Em situações mais graves ou de excessiva demora na correção cirúrgica o impacto é maior. Assim, a torção de testículo pode causar infertilidade dependendo da duração e do grau de comprometimento.
Quero entender mais sobre infertilidade masculina!
Como tratar a infertilidade por torção de testículo?
A torção de testículo pode causar infertilidade, mas ainda é possível viabilizar a gravidez por intermédio dos métodos de reprodução assistida. Nessa situação, a fertilização in vitro (FIV) é a mais recomendada em conjunção com as técnicas de recuperação espermática e ICSI.
Ainda que a torção testicular tenha afetado a produção de espermatozoides, é esperado que existam gametas de boa qualidade nos túbulos seminíferos, dentro do testículo acometido. A recuperação espermática consiste na coleta deles por intermédio da aspiração com agulha fina.
Uma das etapas da FIV é o preparo seminal, ocasião em que os espermatozoides são escolhidos de acordo com as características que atestam uma melhor qualidade e preparados em laboratório para melhorar a possibilidade de gravidez.
A técnica ICSI é utilizada para introduzir o espermatozoide diretamente no interior do óvulo sem a necessidade de ele romper a zona pelúcida, película exterior do óvulo. Como a torção de testículo pode causar infertilidade, comprometendo a capacidade dos gametas masculinos, esse método facilita a formação do embrião em laboratório.
Nos casos em que a torção testicular causa infertilidade de forma irreparável, comprometendo os dois testículos e consequentemente toda a produção de espermatozoides, a doação de sêmen é uma opção para seguir com a fertilização dos óvulos em laboratório.
Entre em contato e agende uma consulta com a Mater Prime!
Fontes: