Quais são os tratamentos para adenomiose?

Fale conosco pelo WhatsApp

A adenomiose é uma doença que acomete o útero, mas que possui tratamentos eficazes e que devolvem a qualidade de vida para a mulher

A adenomiose é uma condição que consiste no crescimento do tecido endometrial, que normalmente reveste o interior do útero, para dentro das paredes musculares do útero. Esse crescimento anormal pode causar dor e desconforto significativos, impactando a qualidade de vida da mulher que convive com essa condição.

Desta forma é fundamental que a mulher conheça os sintomas e, principalmente, os tratamentos para adenomiose, a fim de retomar o seu bem-estar e, também, preservar a sua fertilidade.

A adenomiose é preocupante para mulheres com desejo em engravidar. Faça sua avaliação!

Agende uma consulta

Principais fatores de risco da adenomiose

Os fatores de risco para adenomiose podem não ser especificadas, ou podem variar de acordo com a anamnese da paciente ou seu histórico familiar, por exemplo.

Porém, alguns fatores podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento da adenomiose. Dentre eles podemos citar a idade, tendo em vista que a adenomiose é mais comum em mulheres na faixa etária dos 30 e 40 anos.

Também é possível observar que mulheres que tiveram múltiplos partos parecem ter um risco maior de adenomiose. Assim como o público que passou por procedimentos cirúrgicos no útero, como cesáreas ou miomectomias, também apresentam risco aumentado para o desenvolvimento da adenomiose.

A adenomiose apresenta sintomas?

Antes de conhecermos os tratamentos para adenomiose, é importante termos conhecimento acerca da variedade de sintomas que essa condição apresenta, tais como:

  • Dor pélvica ou abdominal;
  • Fluxo menstrual intenso;
  • Dor durante o período menstrual;
  • Desconfortos durante a relação sexual;
  • Inchaço e sensibilidade mamária.

Relação entre adenomiose e infertilidade

Casos em que a adenomiose não apresenta tanta extensão no útero, a mulher pode não presenciar um impacto direto na sua fertilidade.

No entanto, em casos mais graves da doença, apresentam uma invasão do tecido miometrial que ocasiona uma inflamação crônica. Além dos sintomas intensos, a inflamação causada pela adenomiose grave pode interferir na fertilidade.

Em decorrência da inflamação crônica no útero, a implantação do embrião pode ser dificultada, por esse motivo, mulheres que estão tentando engravidar e enfrentam essa doença, devem buscar tratamentos para adenomiose que busquem reverter o quadro de infertilidade.

Como diagnosticar a adenomiose?

O diagnóstico é o primeiro passo para identificar a doença e estabelecer o tratamento para adenomiose mais adequado para a paciente. Esse processo é realizado pelo médico ginecologista a partir de métodos como:

  • Exame físico;
  • Ultrassonografia transvaginal;
  • Ressonância magnética (RM).

Tratamentos para adenomiose

Os tratamentos para adenomiose podem variar de acordo com a gravidade dos sintomas e da saúde geral da paciente. As opções incluem tratamentos medicamentosos e cirúrgicos.

Tratamento medicamentoso

Os tratamentos para adenomiose realizados a partir de medicamentos buscam controlar os sintomas da doença e a sua evolução. Em sua maioria, esse controle é realizado com medicamentos hormonais a base de progesterona, como pílulas anticoncepcionais ou terapias injetáveis.

O Dispositivo Intrauterino (DIU) também pode ser uma forma de realizar a liberação de hormônios de forma contínua, ajudando a reduzir o fluxo menstrual e as dores.

Tratamento cirúrgico

Os tratamentos para adenomiose que envolvem intervenção cirúrgica podem ser considerados para casos mais graves ou quando os tratamentos medicamentosos não são eficazes. A adenomectomia é um procedimento que se baseia na remoção do tecido adenomatoso.

O que acontece se não tratar a adenomiose?

Quando não tratada de maneira adequada, a adenomiose pode levar a um agravamento dos sintomas, como dor pélvica intensa e sangramentos menstruais profusos.

A condição pode impactar negativamente a qualidade de vida e a saúde geral da mulher. Além disso, a adenomiose não tratada pode ter implicações para a fertilidade e tornando mais difícil uma gestação por métodos naturais ou assistidos.

É fundamental procurar atendimento médico adequado se você suspeitar de adenomiose. Um diagnóstico correto e um plano de tratamentos para adenomiose personalizado podem ajudar a contornar essa condição de forma eficaz.

Entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta.

 

Fontes:

Mater Prime

Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x